A Quem Possa Interessar
O sujeito que andou por estas paragens mudou-se para aqui.
O Mito Na Sua Razão
O sujeito que andou por estas paragens mudou-se para aqui.
Posted by
O Réprobo
at
16:46
0
anátemas
Atalhos: Blogues

Aqui deixo Alexandra Braun, com atributos que teriam arrasado Londres com muito mais eficácia do que os engenhos do cientista do apelido parecido. Ganhou um certame Miss Earth há um par de anos. Por menos ambiciosa que a referência ao Planeta possa ser, face à abrangência do Universo Inteiro, pode servir também para olharmos mais para o que temos por casa...
Posted by
O Réprobo
at
11:32
20
anátemas
Este blogue fez-me conhecer Pessoas Interessantíssimas e superar um momento mau da minha vida. Deu muito mais do que lhe tinha pedido. Agradeço a Todos os que, animados de generosa intenção, o fizeram muito melhor do que eu só seria capaz.
Não me quero ir sem revelar um história comovente que resiste ao cinismo. O dia de anos de Admunsen foi o pretexto para pensar num seu colega explorador dos Pólos, Nansen, que, amantíssimo da Mulher, exigiu que dele se divorciasse, antes de uma das suas perigosas explorações, por não querer que ela corresse o risco, caso não voltasse, de ficar vinte anos sem estado civil definido, o tempo de ausência que a lei estabelecia para presumir a morte.
Posted by
O Réprobo
at
21:25
6
anátemas
Atalhos: Família, Fotografia, História, Liberdade, Ser
Era fatal que surgisse uma esperteza destas, só admirando que não tenha sido obra de um Português, de um membro deste povo sempre engenhoso em encontrar vias de como furar a lei. Doravante, o caminho para a libertação das proibições e regulamentações obsessivas passará por criar uma seita seja do que for, aproveitando os compromissos de liberdade religiosa destes restos europeus, desde que se trate de grupos exóticos, insusceptíveis de se confundirem com a Religião tradicional, inelegível para respeito que passe por favorecimento. Talvez isso explique por que não nasceu cá a ideia, a ofensiva socrática contra a Igreja, passando por papalvas simbologias de crucifixos retirados e bispos desconvidados, com corolário numa efectiva restrição no ensino e formação infantis, deve ter convencido os potenciais torneadores da Norma que era para aplicar a todos os credos...
Posted by
O Réprobo
at
11:59
12
anátemas
Nada admira que o Banco de Portugal tenha palavras de compreensão para com o endividamento das famílias e desvalorize o nível impressionante a que chegou. Ao contrário de outros povos, como o Inglês, em que as dívidas suscitavam repulsa, ao ponto de conduzirem à prisão, como a da célebre Fleet Street, em Portugal sempre houve janelas de contemporização com as fracas contas. Ao ponto de haver disposição legal antiga que permitia a todos os que se estabelecessem em Pereiro, no Concelho de Alcoutim, que se livrassem de ser demandados por quantias de que fossem devedores, embora a isenção não se estendesse a operações posteriores à sua residência na localidade. No estado de Pe(d)reiros Livres que vamos tendo mais não se faz do que prolongar a insensibilidade ao calote. O que reforça o espírito de aproveitamento das facilidades, que, depois, logo se vê.
Posted by
O Réprobo
at
10:31
6
anátemas
Atalhos: Actualidade, Capitalismo
Às Leitoras e aos Leitores que temam não conseguir adormecer, no afã de tentar conciliar os termos da frase do Génio da Bola sobre a Mulher Ideal - o que interessa é o interior, mas por fora tem de ser bonita como a Angelina Jolie - deixo a minha hermenêutica: o rapaz estava a dar prioridade a um orçamento equilibrado e tanto ouviu os especialistas bradarem que não basta aumentar a receita, é preciso cortar na despesa...
Posted by
O Réprobo
at
22:31
8
anátemas
Posted by
O Réprobo
at
19:10
2
anátemas
Atalhos: Belo, Crítica de Arte
Posted by
O Réprobo
at
11:36
4
anátemas
Atalhos: partidocracia
Qual será impermeabilização mais eficaz contra a desilusão? A renúncia à experiência com a inerente melancolia de nunca ter tentado? Ou a eliminação da Vontade levada à última consequência dos objectivos, deixando a carcaça em que nos arrastamos neste mundo sem fogachos de elevação? A meu ver, nenhuma destas vias, o pessimismo enformador, para ser consequente e não rebaixar, deve concentrar-se na aplicação de si com a naturalidade de não pretender resultados transfiguradores, pois esses seriam uma humilhante insatisfação com o que se ia sendo. Nem abdicar da acção, porque se estaria perante outra maneira de se rebaixar. Só resta a via de tentar não ficar obcecado, com uma intervenção baseada em cumprir a sua parte, que não secundarize as fruições e a observação, mas, igualmente, não esterilize a capacidade de ascender. Caso contrário a desilusão despontará, sem que possa achar melhor canto do que o de Camões:
Posted by
O Réprobo
at
10:01
14
anátemas
Atalhos: Condição Humana, Coragem, Poesia
Posted by
O Réprobo
at
20:50
21
anátemas
Atalhos: Actualidade, Saúde
Que os Comunistas queiram fazer das raptoras, assassinas e narco-traficantes FARCs coisa potável, não admira, inventar opressões faz parte do próprio dogma, desde a instilação da consciência de classe como mecanismo de correcção da objectivação marxista da opressão. Agora que façam de megafone a um escrevinhador que quase defende o rapto, por achar que Ingrid Betancourt não quis ser suficientemente mãe é que me deixa de boca aberta. Então que defenderão para as abortistas? A fogueira? Olhando para esta Maternidade, da colecção de Tom MacMahon, apeteceu-me soltar uma interjeição que envolvesse caneco!
Posted by
O Réprobo
at
12:51
18
anátemas
Atalhos: Aborto, Mulher, revolucionários
Devo ter estado muito doente no Sábado, para deixar passar a notícia de que a minha Bem-Amada Yelena Isinbaeva elevou o recorde do Mundo de Salto à Vara para 5.03m.
Digam lá que boicotar os Jogos Olímpicos de Pequim, privando a Piquena da medalhita que a espera, não seria transformar o salto em assalto?
Posted by
O Réprobo
at
12:38
2
anátemas
Pareceria impossível de explicar a razão pela qual uma França orgulhosa faz de uma insubordinação e arruaça em que partes de si se combateram a Festa Nacional. Esta costuma ser, nos países mais sãos, reservada a data de afirmação da independência contra ameaças estrangeiras, não assente e lutas intestinas; mas há um pormenor esquecido que pode explicar. A populaça que tomou a Bastilha, desejosa de substituir um cárcere com sete prisioneiros por masmorras em que milhares transitassem, a caminho da lâmina e do cesto, ofertou ao seu agitador-mor, Santerre, as chaves da famosa prisão, de que a família conservou a posse por quase dois séculos, até que as doou a museu conectado. O contemplado era apenas empregável em excitar ânimos já de si exarcebados, como reafirmaria no tristemente célebre massacre dos Suíços, em que novamente incitou à matança. Feito general, portou-se muito mal na Vendeia e foi acusado por Robespierre de... Monárquico, ele a quem tinha sido confiado o cargo de carcereiro do Rei condenado.
Posted by
O Réprobo
at
11:22
2
anátemas
Atalhos: revolucionários, Símbolos

Posted by
O Réprobo
at
19:10
8
anátemas
Atalhos: Progresso
Por isso o Padre António Vieira pôde justificar a parenética, reabilitando o discurso proferido:
Bem é que bradem alguma vez os pregadores, bem é que gritem.
Por isso Isaías chamou aos pregadores nuvens: Qui sunt isti, qui ut nubes volant? A nuvem tem relampago, tem trovão e tem raio: relampago para os olhos, trovão para os ouvidos e raio para o coração; com o relampago alumia, com o trovão assombra, com o raio mata. Mas o raio fere a um, o relampago a muitos, o trovão a todos.
Assim ha de ser a voz do pregador, um trovão do céo, que assombre e faça tremer o mundo.
De acordo, mas porque capaz de conduzir os expostos a um abrigo definitivo. Já as galimatias dos que disputam um mandato são a tempestade permanente e viciosa - não se diz que a batalha da reeleição começa no dia seguinte ao da eleição?
Posted by
O Réprobo
at
18:37
6
anátemas
É bom lembrar o que desencadeou uma guerra terrível. E quem! Os que mandavam chacinar os chefes rivais e cujos herdeiros hoje querem apossar-se da memória, na melhor das hipóteses para fazer equivaler o castigo ao crime, na pior para inverter o Bem e o Mal.
Em Memória de José Calvo Sotelo
Posted by
O Réprobo
at
13:01
6
anátemas
Viva Pangloss!
Posted by
O Réprobo
at
11:37
18
anátemas
Atalhos: Nacionalidade
Lamento ter de discordar do Rei Pelé: claro que este Cristiano é um escravo, só que dantes traziam a marca do dono no ombro, feita com ferro em brasa, enquanto que nos nossos dias a põem na t-shirt, sobre o coração...
Posted by
O Réprobo
at
21:20
20
anátemas
Atalhos: Sociedade

& Internacional
Sorrio da luta entre protagonistas que detesto - a República do Barrete Frígio e o afrontamento Islâmico da Mulher velada. Nem pensar em intrometer-me:
Posted by
O Réprobo
at
19:16
4
anátemas
Atalhos: Actualidade
Silêncio de Chassériau Théodore
Posted by
O Réprobo
at
18:24
4
anátemas
Atalhos: Pensamento
Há meses anunciada, põe-se finalmente em marcha a iniciativa de complementar os laivos de historicidade de que as comemorações da Implantação da República, daqui a dois anos, possam vir a revestir-se. Como o comemorativismo de vitórias de parte da Comunidade sobre outra não costuma ser bom conselheiro para desenterrar dos arquivos toda a Verdade, tentaremos lembrar factos e lutas esquecidos, que a conveniência, a candura e o psitacismo coligados possam fazer por não recordar. É a intenção deste site, servido igualmente por um blogue, para manter vivo o debate.
Posted by
O Réprobo
at
11:37
4
anátemas
O Baile das Nações num leque do Século XVIII
Leio que na Biblioteca Pública de Évora um manuscrito setecentista diz:
Posted by
O Réprobo
at
21:07
8
anátemas
Atalhos: Nacionalidade
Mesmo com uma abertura de vistas considerável, não consigo entender o que dizem da Cidreira. Como é que a Melissa - nome por que é mais conhecida - pode ter "efeitos calmantes e sedativos no corpo e na mente"?!
Posted by
O Réprobo
at
12:26
28
anátemas
Até acredito que não se confirme o pior dos cenários, o da extensão de imposto já existente aos veículos eléctricos, ou da introdução de um que os abrangesse. A loquacidade do Sr. Sócrates terá simplesmente continuado o vício de inaugurar várias vezes a mesma obra, no caso, recitar como novidade benefício ou isenção fiscal já em vigor.
Posted by
O Réprobo
at
11:57
6
anátemas
Trata-se aque de um processo judicial, mas não de um processo judicioso. O cavalheiro que intentou a acção conttra uma Igreja do Tennessee por, ao pedir, orando, uma experiência real, se ter desequilibrado (em duplo sentido) e protagonizado uma queda de que resultaram lesões, não pode, co-relacionando o que solicitara com o desastre, dizer que a instituição não cumpriu a sua parte contratual.
Posted by
O Réprobo
at
11:26
2
anátemas
Vê, Querida Amiga, como se pode pedalar com elevação? O cicloturismo não é incompatível com as alturas, como poderá comprovar quem aumente a imagem, clicando-a. Claro que estas ascensões desvalorizariam muito qualquer camisola pintalgada de Prémio de Montanha...
Posted by
O Réprobo
at
10:10
2
anátemas
A Marília Jackelyne diz que hoje é Dia da Pizza, o que não me choca, porque, embora nos EUA, o coloquem em Novembro, para mim todos são bons para devorá-la. Detesto hamburgers, fritos vários e demais fast food, mas Pizza é diferente, tem milénios de tradição e... sabe muito bem. Embora deva dizer que a popularidade que teve na Bacia Mediterrânica, antes dos Árabes, desde a Roma Antiga, ou até mais remotamente, pela Pérsia de onde foi importada, se refira apenas a uma avó da delícia que conhecemos. Esta só surgiu verdadeiramente com a incorporação no nosso conhecimento do Continente Americano e do tomate de lá originário. É coisa que me escapa completamente e cuja perspectiva me deixa apreensivo, uma pizza sem tomates!
Posted by
O Réprobo
at
21:52
4
anátemas
Posted by
O Réprobo
at
18:01
25
anátemas
A Justiça do Dinheiro de Bruno Budrovic
Posted by
O Réprobo
at
12:26
4
anátemas
Não deixa de ser curioso que gente tão predisposta a rebelar-se contra o consumo aceite fazer macacadas de rua, consumindo um produto pouquíssimo duradouro como é um programa de rádio. A busca de uma voz do dono que determine por controle remoto o que os ouvintes façam, com a adrenalina de participar numa "revolução" é ironia suprema, se pensarmos que corresponde ao infantilismo de acreditar manter o controlo sobre o aparelho, enquanto se entrega a direcção do um ser humano que o poderia desligar ou mudar de canal ao Éter. A brincadeira de ontem na Baixa podia ser simplesmente uma palhaçada, caso não fosse ilustrativa dos condicionamentos de uma época. Mais perigosos e espalhados, porque mais subtis. Mas a transigência expressa na hipotecação da vontade está todinha lá.
Posted by
O Réprobo
at
12:02
8
anátemas
Atalhos: Condição Humana
Os Portadores de Lâmpadas de Maxfield Parrish
Dei em matutar o quanto me irrita a história do Cínico de lanterna na mão à procura de um homem. Nem tanto por ele só ter enveredado pelo desafio e pelos andrajos depois de falido como banqueiro, em Sinope. Mas porque Diógenes empunhando a luz não fazia mais do que nos nossos dias aqueles populares espertalhaços que se acotovelam para responderem ao reporter televisivo que inquire a multidão. Com efeito, não precisava dela em pleno dia; e acreditar que o que fosse digno do nome que dizia buscar não brilharia por si, antes precisaria de foco luminoso para se destacar, era pálido como idealização. Tanta prosápia na demanda, partindo do princípio da superioridade de ser o único a sentir-lhe a necessidade, confessava não ter encontrado o que pretendia quando se mirava no espelho, ou no que as vezes lhe fizesse. E talvez fosse essa a medida maior do seu drama, reduzindo o sarcasmo iluminado à grosseria de saltimbanco.
Posted by
O Réprobo
at
21:40
10
anátemas
Atalhos: Pensamento
Posted by
O Réprobo
at
21:29
9
anátemas
Atalhos: Mulher
Mais do que inteirar-me de que motiva os portugueses a fazer a barba, interessou-me saber que as Mulheres Lusas são as Europeias que mais rejeitam bigodes e barbas nos respectivos. Longe vão os tempos em que uma valente bigodaça trazia um apport a qualquer solteirão casadoiro, era a Belle Époque em que só os operários menos abonados e os padres escanhoavam completamente a cara, estes últimos justamente como renúncia a um sinal de atracção sexual.
Posted by
O Réprobo
at
11:55
28
anátemas
Atalhos: Belo
Cada vez gosto mais da subtileza Japonesa: conhecedores da língua materna do Presidente da CE, José Barroso, enquanto ele se reunia à penetra num G-8 muito mais mortal do que qualquer G-3, fizeram a Mulher andar num veículo a que deram o nome de i-real, clara alusão à postura do Comissário-Mor, além de ilustrar bem o estado do seu adorado Tratado de Lisboa - sem pernas para andar, ameaçando atirar a Europa para uma cadeira de rodas.
Posted by
O Réprobo
at
11:37
10
anátemas
Atalhos: Relações Internacionais
Uma notícia realmente importante: o Glorioso Sport Lisboa e Benfica acompanha as tendências da Estação na generalidade do País, mostra-se farto da cor Rosa. E se a flor é importante, também as há brancas, com a vantagem de terem muito menos máculas. Nada como voltar ao cromatismo de sempre da segunda camisola e não deixar que a respectiva coloração seja influenciada pela designação "alternativa" a qual, aplicada a sexualidades deixa muito entusiasta absolutamente... rosado.
Posted by
O Réprobo
at
11:21
10
anátemas
Atalhos: Símbolos
Aniversário de Chagall, pintor a que reconheço alguma imaginação, mas de humor mais pesado do que a ironia que costumo prezar. Ademais, não estimo o uso que faz da cor naqueles quadros em que ela mais abunda, assim como me surge como rotundo falhanço a insistência de pintar olhos. Quando fecha as pálpebras às figuras retratadas atinge logo outra dimensão, como neste auto-retrato com a Musa. Gosto particularmente da apenas parcelar iluminação do artista pelo cone luminoso da inspiração, sendo as vistas cerradas e indistintas, respectivamente, da divindade e do pintor, uma sugestão do esforço telepático de transmitir e aceder à centelha criativa. Com a particularidade de as molduras por terra, ao fundo, aparentarem ser espelhos, o que nos conduz à convicção de terem sido perdidas as veleidades realistas de aprisionamento da própria imagem, assinando a rendição incondicional perante construções psíqucas induzidas a partir do exterior. No fim de contas a História da Arte, desde que se ligou de facto às escolas psicológicas contemporâneas. Mas há um problema, o título é Aparição.> Teria sido avisado separar a primeira letra, transformando-a em artigo.
Posted by
O Réprobo
at
21:52
10
anátemas
Atalhos: Crítica de Arte
Posted by
O Réprobo
at
18:25
13
anátemas
Atalhos: Condição Humana
Depois de confessar ter na vida conseguido o êxito empresarial à custa de compra de autoridades, será prudente para a verdade desportiva deixar que o Sr. Abramovich seja proprietário de um clube de futebol? Não será confiar demais na firmeza do sistema desportivo deixá-lo à mercê de comprador sem escrúpulo e impenitente?
Posted by
O Réprobo
at
15:04
15
anátemas
Atalhos: Capitalismo, Desportivismo, Sociedade
Eis uma medida com os termos invertidos, considerando o que devia ser: Quer vedar aos Diplomatas a actividade político-partidária, quando se impunha que vedasse aos partidos a determinação da actividade diplomática. Concebe-se, até um certo ponto, que não se queiram confundidos representantes do Estado na cena internacional e fiteiros em tristes cenas nacionais. Mas não se vê que deva suscitar a mesma medida de interdições que é imposta aos Militares no activo, pois não há a temer quebras de imparcialidade similares em quem não dispõe da força das armas que pode obrigar a conformações unilaterais. Mesmo no caso do meio castrense, no caso dos retirados já será abuso reduzi-los ao silêncio.
Posted by
O Réprobo
at
12:19
2
anátemas
Atalhos: Diplomacia, partidocracia
Como a 8 de Julho partiu o Grande Almirante para a descoberta da Rota das Índias, fui reler esta conferenciazinha muito bem escrita, que assenta no propósito anti-gaiola de cinco arames de conferir a esta Glória Pátria não apenas a representatividade da aptidão nacional, mas mais, o cumprimento de um mandato civilizacional tácito assente em dois pontos básicos:
Posted by
O Réprobo
at
11:36
4
anátemas
Atalhos: História, Relações Internacionais
Já sobre isto, não tenho nada contra, desde que ambos gostem, só recomendando a vantagem de se ir dando a conhecer totalmente em fases embrionárias do processo, para não criar surpresas desagradáveis.
Posted by
O Réprobo
at
12:32
22
anátemas
Atalhos: Moda
Este inquérito pode ter sido feito com muita competência científica no tratamento de dados, mas, pelos factos de natureza muito diferente que inclui é uma salsada enganadora. Com efeito, colocar na mesma investigação ofensas corporais graves e simples elementos do jogo do namoro é ser tão mais papista que os papas - que são o duo de cada relação -, que me faz pensar se quem o realizou ainda se lembra dos amores juvenis.
Posted by
O Réprobo
at
12:03
2
anátemas
Já comentei o célebre exame de Matemática quanto à admitida facilidade. Falta porém dizer algo sobre estas declarações do responsável pela concepção. Não lembra ao danado dizer que uma rasteira em exame é avaliação aleatória. Mas lembrou a este senhor. Não se percebe como uma solução matemática de problemas deste nível possa depender de acontecimentos incertos, ou futuros, que são os sentidos que para a palavra o dicionário dá. As chamadas rasteiras são meras dificuldades menos evidentes, cuja identificção e ultrapassagem serve bastante bem para aquilatar da capacidade de um aluno. O declarante explica então que o examinando pode estar num dia mau. Ah, pois pode. Muitas vezes até por ter tido os anteriores como excelentes. Mas a vida é assim, nem todas as auroras são ridentes. E ainda não se conseguiu com essa desculpa evitar que a Existência em geral deixe de nos passar... rasteiras. Esta justificação rasteira para uma abdicação do dever de exigência é que deve ser imputada a um dia mau do supremo arquitecto da prova, que mais não fez do que, com o presente de uma prova de chacha, namorar os que a realizaram.
Posted by
O Réprobo
at
11:04
2
anátemas
Atalhos: Educação
Já me mudei, para entrar nesta boa disposição...
Posted by
O Réprobo
at
22:09
20
anátemas
Não havia necessidade desta descoberta, a saber o efeito físico positivo que a Música pode ter em recuperações de doenças, já que era mais do que suficiente aquele que possa exercer na regeneração espiritual nesses e noutros transes. Mas há duas alterações de comportamentos que convém salientar. O primeiro é de, nas classes mais desafogadas, ter crescido exponencialmente, até pelos progressos tecnológicos de reprodução e miniturização, ao menos entre as Mulheres, o tempo ocupado na audição, enquanto diminuiu drasticamente aquele que era empregue na produção. Antigamente, qualquer Menina da Classe Média para cima aprendia canto ou um instrumento, sendo quase condição sine qua non para passar por partido apresentável. Hoje, com o acesso a carreiras profissionais à imagem do que acontecia com os homens, o tempo para aprendizagem e execução evaporou-se, sendo comparativamente muito menos As que o conseguem, vingando-Se na fruição que os leitores em consolas de automóveis e os auscultadores de pequeníssimos memorizadores permitem.
Posted by
O Réprobo
at
18:30
12
anátemas