sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Estão Com os Azeites!

Uma das figuras típicas da Lisboa de antanho era o Azeiteiro, que distribuía o seu produto de qualidade muitas vezes invejável e que a diabólica combinação da UE com a ASAE nem consegue imaginar. Não sei por que carga de água, ganhou a expressão novo significado, o de um sujeito que tudo faz para dar nas vistas. É assim que temos de considerar azeiteiro um Deputado que ousou dizer a verdade, o que não é, decididamente, a regra: o novato da bancada do PSD, André Almeida, atreveu-se a opinar que as maquias auferidas pelos parlamentares eram suficientes, ou até excessivas, deixando os colegas no estado que intitula o postal, pelo que foi obrigado a pedir desculpas. Claro que veio prejudicar a voracidade dos que pedem sempre mais, clamando acerca do quão mal remunerados são.
O antigo Azeiteiro alfacinha era acompanhado por um burro. Não variou na companhia, asnientos somos todos nós, os não-refastelados em São Bento, que pensamos como ele mas continuamos a tolerar a mentira.
Posted by Picasa

4 comentários:

Bic Laranja disse...

Este azeiteiro parece o Alexandre Herculano.
Cumpts.

Luís Bonifácio disse...

Azeiteiro - Calão nortenho que designa indivíduo do sexo masculino com muito mau gosto. s. m. q. Parolo.
Termo que tem o seu correspondente no calão Lisboeta - Xunga.

O Réprobo disse...

O boneco nos traços, o novo representante na austeridade rodeada de sanguessugas que atacam, Amigo Bic.
Abraço

O Réprobo disse...

Meu Caro Luís Bonifácio,
sim, na gíria era esse, que foi sendo suavizado e adoçado até ganhar o actual semantismo de heterogeneidade forçada que dá nas vistas. Onde se enquadra o comportamento do nosso homem, salvo por a falta de gosto estar na maioria da classe plítica que se insurgiu.
Abraço