domingo, 24 de fevereiro de 2008

Justiça!

Já uma vez falei da grande injustiça que a memória histórica, ou antes, a falta dela, fez ao enorme Cabo de Guerra e glorioso evadido que em idade avançada morreu na batalha de Pavia que hoje se comemora. A história é conhecida, embora controvertida, pois não se chega a acordo dobre ter sido uma calinada dos soldados ao comporem canção de homenagem ao notável Marechal de la Palisse, ou adulteração de copista das palavras de Francisco I, confundido com o valor de s que o f também tinha, ao tempo.
Fosse como fosse, Rei e peões se irmanavam no reconhecimento que o epigramismo oportunista de La Monnoye fez perder de vista. O que justifica plenamente o desagravo de Dumas Pai, quando, a este respeito, disse que a ingratidão não era um privilégio dos Reis, no caso foi-o da posteridade.


Posted by Picasa

4 comentários:

Anónimo disse...

Ah,ah,ah! Por muito injusta que esta história seja para o pobre Sire de La Palisse, sempre a achei deliciosa...Não conhecia era os outros versos, mas já vejo que são do mesmo calibre... :-)

O Réprobo disse...

Não deixam de fazer injustiças a este Grande Homem é o que é! Mas está tudo um bocado perdido, não se chega a acordo sobre se foi o Rei ou a soldadagem a tentar a homenagem, como se foi um copista ou o espírito da quadra popular a frustrá-la.
Agora, se Te queres rir, disca no google "La Monnoye Palissade", ou "La Monnoye La Palisse" e verás os desenvolvimentos que um versejador profisional chupou a tal bica.
Ab.

Anónimo disse...

Dito e feito! Fantástico! Obrigado pela dica... :-)

O Réprobo disse...

Meu Caro TSantos,
sabia que ias gostar. E activaste o link de "falei", claro está?
Abraço