sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A Luz Ao Fundo

Visão do Túnel de David H. TurnerO Nosso Amigo Jansenista, Pessoa Querida de todos os que são Bem-Vindos a este blogue, partilha com quem O leia a prefiguração e inquietação juvenis, com assimilação ao Inferno, que a passagem pelo Túnel da Estação de São Bento Lhe despertaram. Sei bem o que sejam essas identificações, pois também eu, em idade muito escassa, dava o vermelho Capitão Gancho do Peter Pan como figuração do Diabo. E vendo a excelente pintura que Vos convido a ampliar, dei comigo a pensar que as luzes que se passem a ver em dia de inauguração podem bem sugerir o Inferno maior em que nos querem fazer viver: a subalternização do Homem, posto K.O. pela entristecedora cumplicidade das ideias e das ambições. Estimar uma Pessoa pelo seu carácter, espírito, vastidão de interesses, dom, é digno. Forçar-se a fazê-lo por meras semelhanças de opiniões é rebaixar-se ao subterrâneo nível do regime que vigora, razão mais do que suficiente para nunca integrar partido algum.
Mas a excitação pública com a inauguração e o gasto hoje na ribalta são próprias de quem alegremente se esforça por enterrar o País.

2 comentários:

fugidia disse...

Os túneis que mais me custaram a atravessar foram os da Suiça: entrei ligeirissimamente em pânico :-p
(cada um tem os seus traumas...)

Não acha, caro Réprobo, que, independentemente de existirem ou não partidos, sempre houve quem se forçasse a «estimar» outrém por «meras semelhanças de opiniões» e quem se esforçasse por gastar o que é de todos, com o único intuito do proveito próprio?
Beijinho
:-)

(P. S. Esclareço que nunca integrei qualquer partido. Creio, no entanto, que temos algumas "divergências" no que respeita à organização política - no que esta palavra tem de nobre - do Estado)
:-)

O Réprobo disse...

Querida Fugidia,
sim, os túneis aí parecem mais a sério.

Quanto à pergunta que me faz, a resposta é sim: o Mal é muito antigo à face da terra.
Beijinho