segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

O Alquimista

Onde estava Você quando Portugal ganhou a primeira medalha de ouro olímpica?
Eu? Grudado ao televisor, já andava pela Universidade e vivia a época em que confundia pessimismo com derrotismo. Depois de escaldado, oito anos antes, com a água fria finlandesa de Viren, por entre murmúrios de doping sanguíneo à mistura, sentenciava, fatalisticamente, que no Portugal dos nossos dias o lugar mais alto do podium era uma impossibilidade, para mais no sacrifício paroxístico que a Maratona era e é.
Mas não deixei de ir espreitar, a transmissão televisiva do último avatar dos boicotes, não prejudiciais por aí além uma prova que tinha um favorito concorrente australiano, sendo assim felicissimamente desmentido.
Carlos Lopes faz hoje anos. Não encontrei no YouTube uma imagem mais escorreita do seu triunfo, mas este convite à participação reforça a capacidade de incitar a, pelo esforço pessoal, ascender a metais mais nobres que simbolizem a Condição. A verdadeira alquimia está em transformar o suor em ouro, para além da banalidade do trabalho em dinheiro.

6 comentários:

Anónimo disse...

Eu tinha, nesse mês de Agosto, fugido de Lisboa, de férias, para uma quinta em Valença do Minho tão verde como a camisola que o celebrizou :).
Ficou-me dessa noite o alerta constante da minha mãe "aí vem o amarelo" - era o australiano-, e o banho que todos tomámos na piscina, àquela hora!, vestidos, contagiados pelo entusiasmo duma minha irmã...
Beijo

Anónimo disse...

Eu, em frente, não tirando os olhos do écran.

Lembra-se, que a RTP, passou a publicidade na entrega das medalhas e que nenhum de nós a viu ao vivo?
repuseram logo de seguida, porque choveram telefonemas


Beijinho, Paulo

Luísa A. disse...

Onde estava eu? Já não sei. Mas lembro-me bem das imagens da vitória e da enorme emoção.
P.S.: Provavelmente, também acompanhei a prova colada à televisão, caro Réprobo. Ninguém perdia pitada dos jogos olímpicos – e menos ainda das provas em que participávamos – em casa dos meus Pais.

O Réprobo disse...

Bem, Cristina!Essa Mana é que merece o título de Desportista de Bancada, melhor dizendo, Piscina!
Quanto à Quinta, que imagino um paraíso, não acha que a imagem faz dela uma vegetação com muitas falhas calcinadas?
Mas o momento e a mnemónica são de unidade, eu sei.
Bj.

O Réprobo disse...

Querida Marta,
agora que refere essa falha, tenho uma ideia, sim. Deve ter sido a partir daí que começaram a interromper todos os noticiários com as cerimónias protocolares de entrega de medalhas em campeonatos internacionais... Como se o Olimpismo não fosse momento único!
Beijinho

O Réprobo disse...

Querida Luísa,
vê-se, a cada passo, a educação esmeradíssima que recebeu...
Pais Que mereciam Medalha de Ouro!
Beijinho