sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O Dia Preguiçoso

O Rei dos Gatos, auto-retrato de BalthusÉ sempre penoso falar do dia 29 de Fevereiro, esse visitante menos assíduo do que os outros 365. Uma neblina inquietante rodeia-o, desde que a mitografia das datações lhe resolveu atribuir o começo da Fraternidade, a acção decisiva de Caim sobre Abel. Mas todos os nascidos numa dessas menos frequentes recorrências enfermam do estigma da sonegação do festejo lídimo, sem contrapartida na longevidade, fazendo imaginar que não teriam tempo próprio de celebração, o que equivale a esquecer as horas de acerto de calendário.
Um dos vindos ao Mundo nestas condicionadas circunstâncias foi Balthus, que não poderia deixar de figurar em página tão amiga de gatos. Hesitando sempre entre subtrair a biografia ao público ou dar lamirés dela com indícios de contrafacção que alimentasse a fantasia genealógica de que, aliás, não carecia, o auto-retrato em que se fez soberano amado de seres conhecidos pela independência e teimosia em escolher não é suficientemente contrabalançado pela paráfrase da ironia em dístico que os Romanos pregaram na Cruz. Tenho como seguro que o título deste quadro - que ecoou no dumas Memórias - é também uma tentativa mais de escapar a um destino imaginado pela falta dos anos de comemoração habitual.

4 comentários:

fugidia disse...

Donde concluo, caro Réprobo, que bem fiz eu em "despachar-me" logo nos primeiros dias do mês...; com a vantagem, óbvia, de nascer sob o melhor signo de todos...
:-)))

O Réprobo disse...

Vejamos, Querida Fugidia, princípio do mês dá Aquário. Estou certo ou estou errado?
Podia falar em estarmos na Idade do Dito, mas como seria decerto interpretado maldosamente, cala-te boca, cala-te boca!
Quanto à gafarina, só posso falar por mim: gosto ligeiramente abaixo dos ombros: esta parece-me uma floresta de relação difícil com a árvore, quero dizer, com a Mulher.
Beijinho

fugidia disse...

Sim, meu caro, aquariana. :-)

E sim, eu também gosto dos cabelos o máximo até um pouco abaixo dos ombros. Consegui tê-los um bocado mais curtos algum tempo, mas a minha cabeleireira decidiu recusar-se a cortá-los acima dos ombros dizendo que, por ser alta, tenho de os ter mais compridos para ficar/ser mesmo mesmo mesmo gira :-)))
Enfim, um bom tamanho para se despentearem, sem darem demasiado trabalho a pentearem...
:-)

O Réprobo disse...

Essa Cabeleireira tem de ser condecorada, está visto!
Beijinho, com as sinalefas que já sabe