terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

O Flagelo dos Plágios

Ele há cada argumento mais estranho... a campanha de Hillary veio acusar Obama de plagiar num discurso outro do actual governador do Massachusetts, Deval Patrick, o qual é apoiante do candidato acusado e declarou tê-lo exortado a usar o excerto! Ainda mais esquisita é esta imputação surgir num País em que os políticos assumidamente não escrevem os respectivos discursos, contratando legalissimamente especialistas para o fazerem. Mas nem é esta fúria de protecção a adversários que se não consideram lesados, nem a redução a declamadores dos actores da vida pública o que mais espanta. É, sim, o trecho questionado:
As palavras importam: "Eu Tenho um Sonho" e "Todos os Homens foram criados iguais".
Acham mesmo que o Governador Patrick foi muito criativo e original na doação verbal que fez à posteridade?

4 comentários:

Anónimo disse...

Querido Paulo


Tem sim, porque se refere aos negros!


Beijinhos

O Réprobo disse...

Que é que isso tem com a originalidade e o plágio no caso, Querida Marta? O Governador Patrick também é afro-americano, Luther King idem aspas, tudo o que é cão, gato, cobra ou papagaio tem repetido estas frases há décadas... Onde está a questão, Santo Deus? Só na cabeça de Mrs. Clinton.
Beijinho

ana v. disse...

Realmente...
O que me parece é que todos os argumentos parecem ser válidos em campanha eleitoral (ou pré-campanha, que é o mesmo), sobretudo num país em que o pagode é especialmente sensível à demagogia barata.
Neste caso, acusar um plagiador de plagiar outro, é ridículo. Mas é bem capaz de render alguns votos.

Um beijinho

O Réprobo disse...

Querida Ana,
suponho que foi nessa mira que a campaha de Hillary fez a acusação. A avaliar pelos resultados de ontem em Washington e no Hawai, com resultados nulos, se não contraproducentes.
Beijinho