terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Subsídios Para o Estudo do Princípio do Beijo

Prelúdio a um Beijo de Roger DellarEntenda-se, "Princípio", aqui, vale como início, não como fundamento, que a minha ligação à Universidade e aos calões dela parou, com alívio de ambos, ao fim dos cinco anos obrigatórios da licenciatura. E o que me proponho transmitir é uma percepção que considero poder estar na base de muitas desinteligências futuras, ofuscada pelas aplicações dos capitais de expectativa do momento, mas deixando o grão de discórdia que, com o azedume futurizável, não se escusará a germinar.
Discorro sobre o beijo amoroso, não já acerca do ósculo amical. Para publicar um inquérito que deu como resultado ser o primeiro toque na boca d´outrem feito mais frequentemente pelo homem no lábio superior da Mulher, quando Esta o sentiria como experiência mais agradável se incidisse sobre o inferior.
Devo acrescentar que a sondagem está aldrabada, nunca discuti o assunto com outro elemento masculino, embora haja interpelado a respeito muitas das Senhoras com Quem me relacionei e não só no sentido que estão a pensar... Por outro lado, só abordo o primeiro contacto, claro que o gesto normalmente migrará para geografias, humidades e profundezas variegadas.
Ora o que Elas me dizem, em quase unanimidade, é que os sujeitos começam pelo de cima e que se sentiram mais...aaaaaa.... levitadas se a opção recaísse sobre o de baixo. Tomemos como boa a informação. A que se deverá esta desconformidade comportamental?
No macho, quase de certeza que estaremos perante uma impulsividade inconsciente que pretenderá honrar, pegando no que está mais à mão, como indício da ânsia que tem da Contraparte. E nas mais das vezes a diferença de alturas estará distribuída de molde a surgir primeiro o que pára mais alto. E no Belo Sexo? Consigo desencantar duas explicações para a diferença manifestada e tantas vezes frustrante:
a) uma vontade de se ver notada por um aspecto que seria menos evidente, sinal do interesse que despertaria no parceiro um exame mais detalhado, numa tendência paralela à que faz gozar a volúpia de um elogio aos sapatos com mais intensidade do que o encómio à blusa.
b) Como muitas vezes ocorrerá ser mais carnudo o lábio preterido, a sensação de desaproveitamento do melhor de si - neste episódio inaugural - pelo beijoqueiro visto como menos competente, assim como que um desperdício do campo que se oferecia a quem tivesse dentes para ele.
Julgo que ninguém substimará a importância das primeiras impressões. Para melhorar a vida da Humanidade, tanto como para destruir certezas falsas, ofereço este pequeno texto anatómico à fúria iconoclasta ou à corroborante adesão dos meus Leitores e, sobretudo, Leitoras.

14 comentários:

fugidia disse...

:-| :-| :-|

Meu caro Réprobo,
devo esclarecer que nunca me preocupei, nem sei dizer, se a primeira "aproximação" foi no lábio superior ou inferior.
O que sei é que, sem saber como, estou a ser beijada e a beijar com muito mais do que apenas os lábios... E que é tão bom que não tenho discernimento para pensar seja mais no que for (enfim, costumo perceber por onde andam as mãos...)
:-)))

(espero ter estado ao nível deste seu blogue e do teor do post...)
:-p

O Réprobo disse...

Querida Fugidia,
claro que não esteve ao nível desses dois termos de comparação, porque pairou muito acima de qualquer deles. Com efeito, quando a teorização toma o lugar que por direito seria do fruído, estamos perante segunda escolha claríssima.

Quanto às mãos, revela prudência. Embora me pareça bastante limitativo e nada exaustivo, já o Poeta escrevia que, com elas,
"tudo se faz
e se desfaz.".
Beijinho

Anónimo disse...

Com os dois labios em simultaneo



Constança

O Réprobo disse...

A hipótese assinada po Constança é capaz de ser notada com alguma frequência nos contactos exploratórios, mas parece-me ter em seu desfavor considerações de durabilidade, o que a aproximaria da noção de "beijo" do Dcionário Oxford e da crítica que sofreu.

Anónimo disse...

e uma linguagem menos erudita e um espirito menos intelectual

Beijo é Beijo
Beijo será
enquanto o Sol brilhar


Constança

O Réprobo disse...

Era o que eu dizia. Sobre a definição do Dicionário Oxford, escreveu Hugh Morris
"O dicionário diz que um beijo «é um cumprimento feito tocando com os lábios bem apertados e que, de repente, se separam» Daqui se conclui obviamente que, embora um dicionário possa saber alguma coisa sobre palavras, não sabe nada sobre beijos.".

Anónimo disse...

nem sequer o priberam percebe de beijos

beijo é beijo
fico na minha
caro Reprobo

Constança

O Réprobo disse...

Que não difere da minha, pois está claro.

Anónimo disse...

da sua perspectiva
desbloqueada está
agora deixar posts em branco
é uma perespectiva muito esbatida
dá para imaginar
sem duvida uma porçao de situaçoes
cómicas no minimo
que o proximo post fale de tudo
menos de beijos
porque o senhor D.Réprobo
anda muito beijoqueiro


Constança

O Réprobo disse...

Até que uma assinatura descambe, vou correspondendo.

ana v. disse...

Beijo que é beijo usa tudo o que está "à mão", caro Réprobo. O beiço de cima e o de baixo e tudo o que aparece pelo meio. E quem quer saber por onde começou?
Mas gostei da teoria, como esforçada tentativa de racionalizar o irracional. Gorada, claro.
Um beijo

Anónimo disse...

Não tenha com isso a menor preocupaçao meu caro D.Réprobo
Tenha a certeza de que a assinatura
não irá descambar
nao dou nem a isso nem a mim soberbo prazer
que estultícea seria
se tal imbroglio acontecesse

mas parando a beijoquice
vamos ver se me agrada o post
que seguramente
tal ilustre e competente
"personagem"
irá colocar
para nós termos o gratissimo
prazer de ampliar conhecimentos
e descomprimir


Constança

O Réprobo disse...

Querida Ana,
também não sou adepto de tentar espartilhar tudo o que tira a sua dimensão da espontaneidade e do impulso em análises e estatísticas. Mas aconteceu-me deparar com duas Pessoas que, sem se conhecerem, falaram espontaneamente do assunto, o que fez com que começasse a provocá-lo.
Mas concordo que pensar demasiado o tema possa ser indício de desilusão.
Beijinho

Anónimo disse...

Ah! foi facil chegar
A bom porto, e não ao Porto

A espontaneidade é tb um dos meus pontos fortes

Carissimo Paulo
foi divertido
e o beijo é sempre um assunto que me toca

mas,passemos efectivamente a temas mais de acordo com a orientaçao
do afinidades
senao será uma grande perda de tempo
tentar aumentar a minha enciclopedia mental

porque tal nao me permite

Cordiais Cumprimentos

A.