quinta-feira, 29 de março de 2007

Língua Independente

.



Como é diferente o falatório através da televisão! Estava o maldito que assina e se assassina posto em sossego, numa poltrona diante do Telejornal da RTP1, quando vê o experiente presidente da Associação de Estudantes da Universidade Independente minimizar o assalto à Reitoria onde ia prevalecendo a "política da chaise vide por obra e graça da Polícia Judiciária", dizendo tratar-se do feito "de alguns estudantes mais empolgados". Empolgados?? Hraaaaaam, o termo é bonito e até teve caução recente do Eng. Fernando Santos, a propósito do desempenho benfiquista após a marcação de um golo no terreno do adversário europeu. Pena que lhe não hajam pegado na palavra em todas as circunstâncias da VIDA, mas adiante. Fosse como fosse, duvidei da excelência da escolha vocabular. Lá me socorri da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e li:
*Seguro com a mão, apanhado, agarrado.
Não me parece poder ir por aqui. É evidente que o comportamento dos arrombadores evidencia participação da condição inversa. Ainda se fosse o vice-reitor, jazendo no calabouço....
*Tirado violenta e injustamente.
Esta também não se adequa aos violentadores da porta directiva. Deve estar guardada para a propaganda do ex-Engenheiro Sócrates, a propósito do sucedido ao diploma de licenciatura.
*Aferrado.
Mas como, Senhores, se os discentes entrevistados apregoavam aos quatro ventos a sua capacidade de cortar as amarras e de zarparem para outros estabelecimentos de ensino?
*Dominado, arrebatado.
Podia bem ser esta a significação pretendida. Mas o que transmite é a reacção a algo bom, como demonstra o exemplo dado a seguir, da audiência transportada de entusiasmo pelo orador, ou o supra-citado dito do treinador das Águias. Ora, os estudantes mostravam-se tudo menos deslumbrados com a acção dos corpos regentes da instituição...
E foi então que percebi: empolgado, naquela acepção, vinha de Polga, o conhecido defesa sportinguista. Porquê? Ora, a entrada foi forçada a cargas de ombro e a pontapé. Assim faz todo o sentido, pois são esses os movimentos permitidos a um futebolista. Empolgado quereria pois dizer à maneira de Polga. O facto de ser um obstáculo de madeira (e não zona igual do corpo do adversário e a bola) a sofrer o trato referido é o que promove a palavra a figurão de estilo.

Seguiu-se uma peça jornalística sobre o wrestling no Partido Popular, em que se dizia que a Dr.ª Maria José Nogueira Pinto "saíra em colisão com o Conselho Nacional". Puro pauperismo descritivo! Como a Política em questão fazia parte desse lúgubre veículo que é o orgão máximo entre congressos, presidindo-o mesmo, parece por demais evidente que não poderia colidir com ele. Do acidente ficaria bem o auto de notícia que dissesse ter a Figura Pública referenciada sido cuspida, para sua sorte, acrescento. Demos graças ao Senhor Nosso Deus que o reporter não pertença aos quadros da Brigada de Trânsito da GNR, a bem da inteligibilidade policial da Nação.
Com este panorama, empatado por uma Sérvia de Coroa restaurada na bandeira, quiçá a anunciar novos cometimentos, fui deitar-me.

4 comentários:

cristina ribeiro disse...

E não terá sido dos dias em que os intervenientes televisivos estiveram mais inspirados...;ocasiões há em que somos brindados com "pérolas"mais reluzentes.
Assina uma sportinguista desde pequenina,empolgada com os feitos dos "cinco violinos",narrados pelo pai.(Esteve bem,com essa do Polga...).

O Réprobo disse...

Revelada Leoa:
Ah, claro, desde as construções catastróficas das frases, com conjugações verbais impensáveis, até ao psitacismo que repoduz o que lhe soa bem, estamos mais do que servidos. Mas sério, sério, o engenho oculto nas declarações do responsável associativo académico fascinou-me...
Beijinho

zazie disse...

esta é que é uma literal tongue in cheek

O Réprobo disse...

Ehehehehehe! Sem dúvida, Zazie! Tinha-la na colecção?
Bjk