Lixo!
Bah! Podem cantar à vontade que não têm medo do Lobo Mau! A T já me arranjou almoço!
O Mito Na Sua Razão
Bah! Podem cantar à vontade que não têm medo do Lobo Mau! A T já me arranjou almoço!
Posted by
O Réprobo
at
22:08
2
anátemas
Atalhos: Grrrrr
Interessado desde há muito pela figura e a obra de Wenceslau de Moraes, quer pelo que nos transmitiu do Oriente, quer pela desgostosa apreciação que, mesmo à distância, distinguia o erro nos rumos do país, breve me tornei também admirador do Embaixador Martins Janeira, incansável estudioso do Grande Escritor, como conhecedor da tradição Nipónica.
Posted by
O Réprobo
at
21:35
2
anátemas
Atalhos: Livros, Relações Internacionais
O «Meia Hora» de Hoje diz na 1ª página: " O 1º ministro troca pragmatismo cavaquista por diálogo guterrista". E no interior: "Nasceu o Homo Dialogantis. A Sócrates o implacável, segue a vez de Sócrates, o humanista".
Digo eu: não Se deixem seduzir pelo disfarce, é bom tentar adivinhar o que está oculto por ele...
Posted by
O Réprobo
at
14:56
6
anátemas
Daimosa T, agora percebo por que motivo César Saenz quis insuflar uma banana e lançá-la para o Espaço. É para onde se deita o lixo radioactivo, não é?
Posted by
O Réprobo
at
13:43
3
anátemas
A 31 de Janeiro de 1891, no Porto, sucumbia definitivamente a primeira tentativa Republicana séria, após o partido ter ganho audiência, com o Ultimato. A propaganda, que só encontrara até então orelhas moucas, passou a germinar junto das classes citadinas que, por lerem jornais, se consideravam letradas e portadoras da Salvação da Pátria. O grande estandarte haveria de ser a colonização como as dos outros, atacando a política Monárquica de alianças com as chefias indígenas como fraqueza e nem considerando hipóteses de integração como a posteriormente tentada pelo Estado Novo. A incapacidade associada a opção diversa da exploração pura e dura estaria doravante em todos os discursos.
Posted by
O Réprobo
at
12:44
6
anátemas
Atalhos: Colonialismo, Monarquia, República, revolucionários
Minha Senhora, eu avisei que ia recorrer a armamento pesado, no caso a bomba incendiária. Não contraponha que se trata de resposta out of topic: onde Vossa Excelência tenta fazer vingar a vitória das jóias, eu atiro com uma imagem da Victoria Jewels...
Posted by
O Réprobo
at
22:29
8
anátemas
Passou ontem mais um aniversário sobre a decapitação do Rei Carlos I de Inglaterra, o qual, vendo correctamente a Sua Real Missão de resistência à centralização parlamentar que serviu a instauração da tirania puritana, teve, no entanto, contra si a iniciatvia absolutizante e divinizadora do Direito dos Stuarts, a mudança contínua, da recusa à cedência, face às aspirações da Escócia e da Igreja, a tibieza de deixar cair Strafford e Laud, os amigos em que se podia fiar.
Dona T, como a Sua concepção de levar a vida num brinquinho implica deixar um homem de mãos atadas e conduzir o Outro pela trela, tenho de dizer que o presente que Lhe posso oferecer é como um sapo vivo, para engolir. Ou, melhor fazendo, já que só a esta linha dá ouvidos, um qualquer batráquio para pendurar...
Posted by
O Réprobo
at
15:17
13
anátemas
Mas nasceu só para um, como já era tido por certo num jeito de The Winner Takes It All, tal era o da Primária Republicana da Forida, a qual tem o nick Sunshine State. McCain ganhou e justificou o cartaz que faço acompanhar, não apenas pela estatura física relativamente modesta, como convém a um piloto de Guerra, mas porque, ao mostrar que uma personalidade e um curriculum apelativos podem vencer o dinheiro (de Romney - que o gastou a rodos), comprovou que não estava na corrida para ser comido; e deu uma aparência de possibilidade competitiva a um tipo de pleitos em que a regra repousa do fundraising.
Posted by
O Réprobo
at
13:27
7
anátemas
A megalomania não tem limites. Um certo personagem, falhado na deificação que lhe entendia devida, resolve tentar encarnar o Papel Divino com a expulsão de um parzinho do Eden governamental. É evidente que deixar a Saúde e a Cultura de rastos corresponde a pecados graves, mas, ao contrário da História Sagrada, as vítimas da Queda, no Portugal de 2008, tinham realmente conseguido assemelhar-se ao seu Criador.
Posted by
O Réprobo
at
00:22
4
anátemas
Atalhos: Actualidade, Poder, Sócrates
Ao meu Leitor que tenda à cisma sobre como pode um avião de combate moderno acabado de sair da oficina onde, a priori, o melhoraram, ter uma falha técnica tão grave que o leve a despenhar-se, antes das comissões de inquérito de inconclusivos pareceres, quero adiantar uma possibilidade: transformaram o aparelho num vampiro. Reparai, modificaram-no para lhe permitir missões nocturnas e, logo a seguir, ele sucumbe, quando banhado pela luz. E aos que ainda duvidem, é verificar o custo de cada aeronave: se vinte milhões de euros não é sugar-nos o sangue todo...
COMO VAI SAIR DESTA, DIZ-ME?
Posted by
O Réprobo
at
17:16
33
anátemas
Atalhos: Actualidade, ar, Grrrrr, Superstição
Chegados à Florida, o que poderia ser o eco de um dos quatro maiores estados norte-americanos acha-se um tanto evaporado. Por causa da antecipação da data, foram as delegações punidas. Os delegados que os Democratas elegeriam à sua convenção não contam de todo, ao ponto de Obama lhe chamar mero "concurso de beleza"; e os Republicanos apenas pela metade. Como, no entanto, nestes últimos é numa modalidade de atribuir a totalidade dos eleitos ao vencedor, tem algum interesse.
Por outro lado, os comentadores têm encarado a declaração por Romney da mais ortodoxa filha do Vice-Presidente, como as de alguns ex-ajudantes da Casa Branca, como uma preferência da actual administração, o que seria coerente com as inclinações empresariais que lhe estão muito ligadas e com restos de oposição a McCain. Mas o facto de o Senador hispânico floridense Mel Martinez, uma criatura de Bush sem vontade política dissonante, ter optado pelo Herói de guerra dá-me antes a impressão de que W está a jogar nos dois tabuleiros, para não ter hipóteses de perder...
Posted by
O Réprobo
at
14:03
6
anátemas
Dona T, os monstros têm que se lhes diga, tanto que prometo para breve postal abordando o tema com maior latitude. Por agora cinjamo-nos ao Seu mote, da «Buffy Caçadora de Vampiros». A figura da protagonista está imaginativamente concebida e a Actriz é bastante hã... motivante. Há é ambiguidades por todo o lado, veja-se a relação dela com o vampiro e a vontade(!!!) deste em recuperar a alma. Mas a minha personagem preferida é, bem nessa linha, Anya, o ex-Demónio de Vingança, interpretado genialmente por Emma Caulfield, transformado em Mulher indiscutível, com reminiscências remontantes dos tempos infernais, o que comprova a proximidade entre certa faceta feminina e o universo mental diabólico. Maxime na tentação...
Posted by
O Réprobo
at
12:49
6
anátemas
Ao contrário do que se esforçam por inculcar algumas vozes, Pacheco Pereira à cabeça, não é a relva futebolística a tirania maior que arriscamos. Quem não goste que não frequente os campos rodeados de bancadas, salte as páginas que lhes referem os usos e desligue os televisores que abordam a temática. Muito pior é a invasão decorativa que o Carlos Portugal e o Bic Laranja vergastaram aqui. Fazem-me entender o porquê de os nossos Irmãos Brasileiros chamarem gramados aos campos com erva aparada: não é no sentido de "gostados", mas de ser coisa que temos de gramar.
Posted by
O Réprobo
at
12:32
5
anátemas
Atalhos: anti-desportivismo, Fotografia, História
Nunca esquecerei igual dia de 1986, quando a nave Espacial Challenger explodiu. O YouTube está cheinho de imagens, mas tive, pelo menos, o gratificante consolo de não ver nele a que na altura do horror mais me chocou - o filho da Professora tornada Astronauta, Christa McAuliffe, filmado a ver a morte da Mãe pela TV. Nenhum dos responsáveis pela cobertura se lembrou, então, de desligar a câmara. E aí morreu um pouco mais do que me restava de confiança no Homem.
Posted by
O Réprobo
at
19:30
2
anátemas
Ouvida a Dr.ª Ana Gomes sobre Suharto e o que à minha consciência apetecia desbobinar sobre Habache, lutei toda a manhã com a tentação de botar faladura sobre dois recém-falecidos cujas vidas encerraram muitos actos que desaprovei. Não, o farei, porém. Não é por cedência à portuguesíssima e viciosa mania de dar todos os mortos por bons, compensando o mal que deles em vida se disse, muitas vezes por não melhor razão do que exibir-se forjando sagacidades que atraíssem cúmplices. Mas sempre vi como integrante do conceito de decência anglo-saxónico a identificação das palavras ditas nas exéquias com a Eulogy, uma universalização do elogio fúnebre que por outros lados se reserva a mortos mais ou menos eminentes. Não podendo dizer bem, o melhor é calar e reservar as forças da combatividade para ocasião mais própria do que a passagem deste Mundo a outro.
Posted by
O Réprobo
at
16:10
6
anátemas
Chávez disse que masca todos os dias folhas de coca e que esta não é o mesmo que cocaína, ao mesmo tempo que aceitou umas quantas oferecidas por Morales, por Senadora interposta. Não é o mesmo, mas esse tipo de emprego da planta era usado na religião dos Índios Andinos para se colocarem em estados de abstracção que permitissem contactar com espíritos não-terrenos. Assim, ao mesmo tempo que se estabelece de vez o interesse agrário de produtor por detrás da erupção do Boliviano na vida pública, cria-se um dilema quanto ao Presidente da Venezuela: deverá a destituição ter lugar em nome da incapacidade motivada pelo consumo, ou por traição, inteligência com o inimigo, já que algumas das entidades mitológicas com que por este meio se comunicava, na tradição local, eram malignas?
Posted by
O Réprobo
at
12:46
16
anátemas
Atalhos: Actualidade, Crime, Poder
Querida T, só a expressão que intitula o presente justifica a confusão de me responder com bugalhos/pele à minha fala em alhos/pelo. Mas a campanha Rather naked than wear fur é muito justa e espero que a minha Amiga com ela seja consequente, aderindo-lhe a por inteiro no Seu Excelente Blogue, à maneira do que aqui fez Nicole Groch...
Posted by
O Réprobo
at
22:02
8
anátemas
Posted by
O Réprobo
at
17:04
12
anátemas
À nossa volta cresce o volume do achincalhamento da interrogação do Além, tido como perturbação que uma ida à farmácia resolve, em vez de admitido prelúdio à Paz absoluta do embalo na Verdade que só o exercício espiritual da Procura permite, como olvido de que é a devolução líquida do que as Nuvens contêm que permite a Vida em qualquer dimensão.
O Enigma Interminável de Dali
Posted by
O Réprobo
at
15:46
4
anátemas
Os Progressistas só demonstram respeito pelas diferenças raciais quando lhes convém. O Marido de Senadora Clinton, putativo candidato a Primeiro Cavalheiro, veio desmentir a sua aptidão para o cargo protocolar, ao desvalorizar a vitória de Obama na Carolina do Sul, dizendo que o activista dos Direitos Cívicos Jesse Jackson também o tinha feito, o que, traduzido em vernáculo, significa que entre os Drmocratas, aquele é um Estado para Pretos...
Posted by
O Réprobo
at
13:16
4
anátemas
era fatal que a técnica apressasse a coisa e levasse um satélite de espionagem descontrolado a ameaçar-nos para breve. Cairá pela Grande Lisboa? Sinto-me como os Gauleses da Aldeia Irredutível, mas sem a certeza do Chefe, o qual garante, acerca da ocorrência da temida queda do Céu sobre a cabeça, que amanhã não será a véspera desse dia.
Pode, evidentemente, o Fim do Mundo - ou de parte dele - ser visto como libertação. Basta abrir a garrafa ao lado, o que tornará muito mais fácil não falhar previsões...
Posted by
O Réprobo
at
12:46
4
anátemas
Atalhos: ar, Bebidas, Juízo Final
Excelentíssima Senhora, muito pano para o gosto de hoje, muito pouco para enfrentar o vendaval que a Sua insistência originou. Até fez voar a leitura!
Posted by
O Réprobo
at
00:50
10
anátemas
Tenho dito e redito que acho Prodi um líder frouxo e que não gosto nem um pouco desse mais grave Berlusconi que se apresta a voltar ao leme da minha Querida Itália, por o ter numa conta de indesmentida desonestidade. As ideias de um e de outro parecem-me por igual pouco estimáveis, sobra o carácter para marcar a diferença. E é aqui que opto pelo fraco em prejuizo do indigno, pois me parece a tibieza pecado venial e pouco perigoso num País que funciona bem em autogestão. Ernâni Lopes, numa pós-graduação que percorri, dizia que nas instâncias europeias toda a gente se abismava da forma como a sociedade e economia transalpinas funcionavam, convivendo alegremente com crises endémicas que, mesmo muito menos frequentes, afundariam qualquer outra nação. E De Gasperi deu força à ideia de uma pragmática subsistência das estruturas, ao aproveitar a máquina administrativa herdada de vinte e tal anos de Mussolini, para permitir ao edifício andar por si.
Posted by
O Réprobo
at
16:24
0
anátemas
Atalhos: Actualidade, Moda, partidocracia
Fundamentalista T, o Seu postal só fará algum sentido quando se generalizar entre as Mulheres do Ocidente o conceito de fato de banho supra e a concepção de lingerie turca infra. Até lá tem de aturar-me como sou e como sois.
Posted by
O Réprobo
at
15:44
6
anátemas
Nada como um Sábado para abordar as grandes questões. A propósito de Eichmann, o Jansenista critica o conceito de banalidade do Mal colhido em Arendt. Discordo da Sua demarcação, Caríssimo Confrade, não em qulquer dos pressupostos, mas na discrepância qualificativa. Quando ao caso se rotula a banalidade, não significará qualquer atenuante, antes pode configurar-se como agravante de peso: neste livro, cheio de transcrições dos depoimentos do Arguido, dá-se conta da constância da sua negação de alguma vez ter sido anti-semita. Ou seja, prescinde do idealismo - mesmo que de um terrivelmente maligno se tratasse - como motivação da sua conduta, circunscrevendo os seus valores norteadores à disciplina. É esta absoluta renúncia à Grandeza que justifica o epíteto da Grande Historiadora. Ao contrário de um Rosenberg, por exemplo, que, em Nuremberga, não procurou fugir às suas responsabilidades, nem renegar o que defendera, por monstruoso que se evidenciassem as consequências. O que lhe valeu a admiração de um Speer em fase de contrição, o qual disse nas memórias ter ficado convencido de haver estado em presença de uma pessoa (horrendamente) honesta, sendo que o parêntese da oração anterior é meu.
Posted by
O Réprobo
at
15:01
27
anátemas
Atalhos: Condição Humana, Ética, História
Dona T, sem falar em taras, a prenda até podia ser útil para não deixar que a Sua cara seja por ainda mais tempo escondida. Mas, desolado, o meu ramo de fantasias é o das botas. Este sim! É o homem que Lhe convém.
Posted by
O Réprobo
at
22:33
12
anátemas
Ora aqui fica a Prova Pleníssima do que tocaram Dois Altos Espíritos que frequentam esta casa: o criminoso erro dos nomes das praias, que deixou transido o TSantos; e um aspecto do pedaço da Linha entre Monte Estoril e São João, antes das facilidades pedonais terem sido oferecidas, como exaltou o Carlos Portugal. Para que não percamos de vista o nosso Passado. Cliquem para aumentar, que vale bem a pena!
Posted by
O Réprobo
at
20:04
20
anátemas
Atalhos: Fotografia
A negação é muitas vezes o troco em miúdos da tolerância. Sabe-se como os Estados Unidos se fizeram com a enformação do mito da liberdade de cultos, traduzindo-se durante muitos anos nas perseguições puritanas mais acesas e, de facto, na subalternização dos Católicos, até à ascensão e proliferação deles nos últimos sessenta anos. Hoje a perseguição aponta para outras discrepâncias face à norma - Dennis Kucinich, candidato presidencial Democrata sem hipóteses, apenas em liça para transmitir uma mensagem, passou a ser universalmente gozado porque afirmou ter visto um OVNI e anunciou a retirada. O respeito pelo outro tem as fronteiras do planeta, ao que se vê, sendo os extraterrestres tripulantes da nave avistada o sapo vivo que estragou o prazer do Político.
Posted by
O Réprobo
at
16:18
4
anátemas
Tudo bem, T, desde que não abuse disso: olhe que, apesar de poder dar um jeitaço como substituto do pente e para coçar as costas, é capaz de acarretar efeitos perversos, já que intimidatórios. Um Querido Amigo meu, por exemplo, desenvolveu uma estranha rejeição, que o impede de funcionar na intimidade com Damas de unhas pintadas...
Posted by
O Réprobo
at
16:01
3
anátemas
Nunca invejei tanto Duas Amigas muito Queridas, que nem Se conhecem, as Quais tiveram a coragem de deitar fora os televisores...
Posted by
O Réprobo
at
13:59
12
anátemas
Fiquei boquiaberto com a notícia de que na Cidade do México se criaram carreiras de autocarro só para Senhoras, para As livrar dos engatatões de serviço: vai ao arrepio das fulminações do sectarismo de clubes para um só dos Géneros e, bem vistas as coisas, validar esta medida é conferir legitimidade à segregação racial em autocarros, afinal também os seus defensores poderão dizer que os interditos visam poupar o incómodo da frequentação do que é diferente.
Posted by
O Réprobo
at
13:26
6
anátemas
Atalhos: Actualidade, Moda, Mulher
Dona T, muito obrigado pelo gato, mas, se sair à Ofertante, está a ver em que descarnado estado ficará o fio? Nas minhas pernas ainda aguento as Suas arranhadelas, agora quanto a hardware, sou muito susceptível...
É o que me ocorre dozer e não creio que alguém, por esse facto, me possa acusar de snifar demasiado. O desaparecimento da droga da Esquadra de Albufeira não é nem um pouquinho estranho, por ser valiosa. E o facto de os responsáveis da Força da Brigada de Trânsito que a capturou terem ordenado que fosse procurada no esgoto é sinal evidente de que a apreensão entrou pelo cano... Não foi certamente para consumo, actividade legalíssima e para a qual um posto policial parece particularmente idóneo, em nome do Serviço Público: no day after seriam visíveis no local os efeitos da chuva de pedras.
Posted by
O Réprobo
at
18:56
2
anátemas
São ambíguos os sentimentos que me desperta a extinção da Junta de Turismo da Costa do Estoril. O que se poderia imaginar como ganho - se isso afastasse turistas -, livrar-nos de chineleiros aos gritinhos estúpidos e tresandando a bronzeadores, perde-se no desvanecimento do prestígio que o equivalente das Regiões Demarcadas do vinho dá. Ainda hoje a zona vive muito do apelo que a sua antecessora, a chamada Costa do Sol/Baía de Cascais despertava, por evocar exílios régios e residências ou casas de praia invejadas. Época em que eram publicadas brochuras destas, recheadas de lapsos infantis, mas que exalavam o It da Linha.
Posted by
O Réprobo
at
18:09
16
anátemas
Atalhos: Actualidade, História
O Afecto da T é ainda maior do que a minha falta de merecimento e, vai daí, resolveu premiar-me com esta distinção, o que tenho a agradecer, conjuntamente com outros Blogues, esses sim dignos, que gostaria de ser eu a agraciar, pelo que A recrimino. Um Grrrrr serve bem.
Posted by
O Réprobo
at
13:59
23
anátemas
Atalhos: Blogues
Como a Júlia ML, até ontem, não tinha ideia de quem fosse Adriana Lima, deixa-se aqui prova de que esta nenhum trunfo guarda na manga no momento das suas práticas solitárias. Calma, não é o que estão a pensar, falo das paciências! Apre, que sempre é preciso ter muita para quem treslê a seu bel-prazer!
Posted by
O Réprobo
at
13:40
8
anátemas