sábado, 28 de junho de 2008

Incomunicabilidades Cósmicas

É que nem de propósito! Deficiências de entendimento e expressão detectadas em circunstantes recentíssimos levaram-me a pensar em como qualquer tentativa de comunicção humana envolve um irrecusável optimismo, o de que todos os destinatários possuam, se não a chave dos nossos códigos, ao menos os parâmetros a partir das quais pudessem descobri-los.
É essa incomparável esperança entre humanos que toma uma dimensão coerentemente ampliada na tentativa que o Prof. Drake levou a cabo, de incluir um esquema em que o zero correspondesse ao espaço branco e o um ao negro, enviada por impulsos rádio e, segundo o Autor, inspirada nas palavras cruzadas. A descrição do Sistema Solar e o esquema estrutural do carbono e do oxigénio deram isto. Terá êxito?

A outra tentativa, da figura na placa elaborada pelo casal Sagan para ser transportada pelo engenho Pioneer 10, na tentativa de, até pelas zonas de vida pouco previsível que atravessaria, dar a conhecer algo de nós.
Conta Paul Watzlawick que, publicada no Los Angeles Times, levantou ondas de contestação das mais diversas, no nosso pobre mundo: uns diziam que a saudação podia ser entendida como agressão, ou indicar a posição inerte como fazendo parte da nossa essência. Outros alertavam que a perspectiva dos pés poderia levar a interpretações estranhas, desde vê-las como armas até tê-las por raízes, ou alicerces. As feministas queixaram-se de a figura feminina ser representada de forma passiva e da estatura a inferiorizar.
E, apesar da propositada assexualização, um protesto em devida forma contra a nudez:
Devo dizer que fiquei chocado com a ostentação espalhafatosa de órgãos sexuais tanto masculinos como femininos na primeira página do Times. Este tipo de exploração sexual não se identifica com o que a nossa comunidade se habituou a esperar do Times.
Não chega sermos obrigados a tolerar o bombardeamento de pornografia nos meios de comunicação social e nas revistas ordinárias? Não chega o facto de a nossa própria agência espacial ter achado necessário espalhar esta nojeira para lá do nosso sistema solar?

Quando com os pés bem assentes na terra a opacidade do receptor é esta, não estaremos a pedir demais às mais longínquas paragens da Fronteira Final?

9 comentários:

fugidia disse...

Répzinho, porque acha que ainda não fomos visitados?
Seres inteligentes que o pudessem fazer rápido rápido perceberiam que somos loucos demais para qualquer tipo de aproximação (risos)

Beijinho de boa noite :-)

Anónimo disse...

Suponho que, na primeira figura, o Sistema Solar esteja representado pela sequência à esquerda, de cima para baixo. Se for isso, os ets quando cá vierem não o reconhecerão! Nove planetas? Mas não são oito! Se o novo é planeta, então também há décimo e talvez outros... E, além disso, o nono não está desproporcionalmente grande? Aliás, também creio que os quadro primeiros estejam grandes demais, em comparação com o Sol e com os gigantes gasosos. Enfim, se os ets conseguirem decifrar a mensagem, em vez de indicar a eles onde habitamos, vamos é confundi-los!

Anónimo disse...

Leia-se "os quatro primeiros", em vez de "os quadro primeiros".

marilia disse...

Como dizia o Drummond, a viagem mais complicada do homem é a que ele faz "de si a si mesmo"...

Abç

marilia

ana v. disse...

Sim, quando seres da mesma espécie e linguagem reagem assim, não podemos ter muita esperança de que outros reajam melhor... tenhamos fé de que serão inteligências superiores (pelo menos superiores a algumas que andam por cá) e que dêm o desconto à nossa ingenuidade primária...
Bj

O Réprobo disse...

Querida Fugidia,
com essa notável interpretação, podemos ficar bem desconfiados de que o termo "alienista" exprime a reacção dos... aliens, perante nós.
Beijinho

O Réprobo disse...

Caro Anónimpo,
a velha questão plutónica de planeta ou planetóide? E enfim, a camuflagem que bem aponta até pode ser apenas sinceridade - o nosso mundo está de pernas para o ar.
Gostava era de saber em que se baseiam os congeminadores da mensagem, para acreditar que eventuais extra-terrrestres possuam os mecanismos de descodificação sintonizados com a redução etérea que fizeram, para conseguir obter a mesma equivalência gráfica...

O Réprobo disse...

Querida Marília,
lá isso, lá isso... e está tão viciado nele que só imagina o outro à sua medida...
Beijinho

O Réprobo disse...

Querida Ana,
e que não usem roupa, como o insurgido contra o jornal californiano, que já deve ter vindo vestido ao Mundo...

O problema está em que, se as inteligências ET se situarem tão alto, talvez não demonstrem grande interesse por estes asnientos curiosos.
Beijinho