quinta-feira, 19 de junho de 2008

Quem Cala Com Sente

É bom não acreditar demasiado num só padrão de conduta da parentela. Vejam a diferença de comportamentos ente as fémeas de chimpanzé, no link e as humanas, no video. Poderá continuar a ser entendida a discrição como um traço de superioridade?

9 comentários:

ana v. disse...

"Competition between females can be dangerously high in wild".
In wild?? E "na civilização"... não?
Mas acho que a grande novidade está nesta conclusão do estudo: "We also found that the calling behaviour of copulating females was unrelated to their fertile period and therefore not linked to the likelihood of conception." Fantástico.
:)

O Réprobo disse...

Pois é, Querida Ana, mas vem destruir um mito das vanguardas político-sociais: o de que só a espécie humana acasala também fora do período do cio, chamemos-lhe assim.
Quanto à concorrência não deixa de ser irónico que se procurem posições de vantagem através da exteriorização, num caso; e do abafamento dela, no outro. Ah, é verdade, os macacos não têm televisão.
Beijinho

Ricardo António Alves disse...

Olha, fui através do link mas vim-me logo embora! Aqui é mais giro.
Ab.

Ricardo António Alves disse...

Em tempo:
Com música de fundo, até passava n'O Vale do Riff.
Ab.

O Réprobo disse...

Obtigado, Caríssimo RAA! Mas teríamos de ser cuidadosos na selecção, teria de ser um acompanhamento que não se sobrepusesse aos... desempenhos!
Abraço

Anónimo disse...

Caro Réprobo, passei rapidamente do link para o vídeo. Sem conseguir deter o riso. À laia de pergunta inocente a conselheiro, diga-me, acha normal que não consiga parar de rir?
Abraço.

ana v. disse...

Mas é justamente a destruição desse mito o que eu acho fantástico! O prazer pelo prazer, nos irracionais, é bem mais inteligente do que esta simulação do prazer nos racionais (se é que são realmente racionais estas reles imitadoras da Meg Ryan...)
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro Mike,
aposto na Sua boa Índole, tão característica do sexo masculino: exultar por ver Outras Pessoas felizes...
Enganei-me?
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Ana,
concordo com a regra geral que enuncia e até acho que a Meg Ryan na esplanada põe todas estas meninas no bolso, apesar de aquela morena de peito notório se poder fazer.
Agora, as chimps excepcionam-se um bocado a essa espontaneidade, ao abafarem as manifestações para que as colegas lhes não apliquem a surra da ordem...
Beijinho