sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A Persistência do Dia

Iluminura de FouquetDia de Santo André. O facto que ainda hoje mais celebrado é na memória das gentes, o da cruz do Seu martírio, em X, bem poderia contribuir para uma popularidade maior, na época em que esse sinal é impingido como realização das esperanças, seja em votos, testes, inquéritos ou totolotos. É evidente, aliás, que muito do prestígio que ainda resta ao sufrágio advém da renovada confiança que as cruzinhas da Santa Casa povoam nas nossas mentes receptivas. Isto apesar de na sabedoria enraizada se dar conta da inquietação associada à diminuta durabilidade da luz: Pelo Santo André todo o dia noite é.
Pena que se haja perdido o rasto ao Apóstolo. Na fabulosa oferta pictórica da Grande Espanha estalou uma polémica sobre o bem fundado das representações do Mártir, a de Zurbaran, em sereníssima Leitura, contraposta à de Ribera, com a sombria agonia da crucifixão.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX Esmiuçadamente apreciado o episódio sagrado, ambas, porém, encontrariam o seu fundamento, pois O Primeiro Chamado teria tido durante o suplício um período de permanência em vida longo, durante o qual, pregado, pregou à multidão, sem esmorecer.
O que faz com que a ligeireza bloguística que gostaria de pensar como agilidade me leve a lamentar que não haja sido tão resistente um dos belos arcos que Lisboa tinha, o de Santo André, precisamente, atestado de que o Exemplo do Patrono da Escócia e da Ucrânia não entrou nas cabeças nem nos corações dos responsáveis da Cidade...

25 comentários:

T disse...

http://diasquevoam.blogspot.com/search?q=arco+de+santo+andr%C3%A9
:P
Neijinho patózito

T disse...

Era b!

O Réprobo disse...

Vou ver.
Percebi, o N só se fosse para negar...
Bj.

O Réprobo disse...

Olhe que não consegui encontrar...
Bj.

T disse...

Negou-se foi a encontrar! Escreva arco de santo andré na janela da pesquisa do Dias . Se calhar copiou o endereço incompleto.Bj
http://diasquevoam.blogspot.com/search?q=arco+de+santo+andr%C3%A9

O Réprobo disse...

Agora já vi. Esta, no entanto, é outra imagem. E por falar em imagens, viu o que o maldito blogger fez aos gatos do genérico? Lá por se falar em arcos...
Bj.

T disse...

Outra imagem, mas o mesmo local.
Para mim a gataria parece igual. O que foi?
bj

Capitão-Mor disse...

Gostei muito deste texto. O meu amigo é um serviço público blogosférico! :)
Abraço!

Bom fim de semana!

O Réprobo disse...

Querida T,
na imagem do meu computador desapareceram os gatos, só aparece a ponte com arco do cimo. Sossegue-me, é só por cá?
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro Capitão-Mor,
o meu Querido Amigo é que é duma gentileza tal que dá ânimo a qualquer escrevinhador saturado. Claro que o eventual mérito do texto será devedor Desse Grande Santo, não de quem O lembre.
Abraço

T disse...

quando fala em genérico está a falar nos gatos do header não é?
Esclareça-me.
Bj

O Réprobo disse...

Querida T,
esses, essses.
Bjinho

T disse...

Eu estou a ver dois gatos felpudos.
Bj

O Réprobo disse...

Mas eu não os vejo, raios.
É uma conspuração de sinal inverso à do dia.
Bj.

T disse...

Tem os óculos postos?
Bj

O Réprobo disse...

Por enquanto não gasto disso.
Bj.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

desapareceu,sim! A imagem do header que tinha gatos em cima dos livros.

beijo

O Réprobo disse...

Querida Júlia,
estou desolado. O malvado blogger anda em mudanças e fez-me esta. Dou uma semana para regularizar a situação, ou tomarei medidas drásticas.
Beijo

T disse...

Mas eu vejo a imagem: quer no Mozilla, quer no Ie ou no Opera.
Nunca deixei de a ver.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Querido Paulo, a Tê está com alucinações, acho mehlor tomar as medidas drásticas,sim!

beijinho aos dois

T disse...

Eu vejo a imagem. Com três gatos, duas penas, 4 livros um deles com um marcador e papéis espalhados. Se é esta imagem de que falam tanto a vejo em casa, como no trabalho.
Beijos aos dois.

O Réprobo disse...

Querida J�lia,
Talvez sejam os nossos computadores a ter falta de vista...
Beijinho

O Réprobo disse...

T de olhão,
não sei, na configuração do cabeçalho a imagem também aparece inteira...
talvez se trate de adaptação da inovação bloggeriana.
Bjinho

T disse...

Não sei o que vê, só sei o que vejo. Ai isto pareceu tão poético:)
Bjos seu cegueta

O Réprobo disse...

Guie-me. Não Lhe estou a chamar cão, apesar do Tinoni.
Bj.