terça-feira, 20 de novembro de 2007

A Qualidade Mí(s)tica

Ainda não há muito tive a honra e o prazer de aqui apresentar Gene Tierney à Júlia ML, pelo que no 20 de Novembro em que Ela faria anos me vou ater ao fascínio da «Laura» que se lhe colou. Preminger foi genial no flashback em que nos põe a acompanhar os olhos do detective (Dana Andrews) fixos no retrato pintado de uma personagem que nem ele nem nós conhecemos. A expressão misteriosa em que o olhar não é concretamente apontado, como as interrogações à lareira, olhando para o quadro, condicionarão toda a entrada em cena da protagonista, como a dureza amaciada pelas incertezas aprofundantes do interesse que a atmosfera de filme negro trazem à atracção inelutável.
Por tudo isto, e apesar de Lang e de «O Retrato de Dorian Gray», só hesito em dizer que se trata da pintura mais importante do cinema, porque é uma fotografia! Insatisfazendo a falta de profundidade de uma versão pictórica anterior, foi pedido ao fotógrafo Frank Polony que fotografasse a actriz, dando-lhe depois umas pinceladas por cima, para... compor o quadro com o que titulei, se descontarmos o parêntese. É costume censurar a qualidade "fotográfica" da obra de Henrique Medina, acusando-a de nulidade subjectiva. Ninguém faria outro tanto a esta foto maquilhada. A razão é que a dimensão do abismo pessoal que desperta a sensibilidade do contemplador se encontrava todinha no Modelo...
Quem quereria interpretar o papel de uma pintura?, interrogou-se auto-biograficamente a Estrela. A resposta é: a Própria, pois sendo o fundamental do retrato um apport seu, sujeitar-se a dar uma vida que encaixasse nessa sugestão foi o regresso a Si que todos nos deliciamos a imaginar.
Os vestidos que usou foram desenhados para a sua especifidade pelo Marido. A incrível música de Raksin, concebida num Domingo à noite, à beira do termo do prazo, tendo-a em mente. A espalhada noção de que Gene Tierney era Laura alimentou-se muito do facto de Laura ser Gene Tierney. E que é um filme de culto? Não será aquele em que a ordem dos factores deste género é arbitrária?

23 comentários:

T disse...

Não sei se é um filme de culto, mas é um dos filmes que posso ver centenas de vezes.
Bj

O Réprobo disse...

Essa é outra boa definição de filme de culto.
Bj.

Anónimo disse...

E eu que nunca o vi. Tenho de procurar o DVD(já há FNAC em Braga :) )
Beijos aos dois

T disse...

Vai gostar Cristina:) Beijinho

O Réprobo disse...

Pronto, a Europa irrompeu no Minho. Qual TGV, qual carapuça, o que interessa já lá está.
É um dos filmes que mais prendem, Cris.
A recuperação, vai indo?
Beijo

Anónimo disse...

Obrigada,Paulo. Penso que será uma questão de mais uma semanita e espero estar pronta para novos voos.
A brincar que o diga, mas agora temos acesso aos mesmos filmes e música que vocês, seus Capitalistas(e vizinhos) :)De livros já estávamos bem servidos...
A julgar pela amostra, acho que vocês têm razão.E a actriz é muito bonita.
Beijo

O Réprobo disse...

Vai ver, Cristina. Quanto ao resto, é A Beleza.
Beijo. Levante voo depressa.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Querido Paulo,

Claudel disse que "não há acasos/todas as coincidências são significativas" .
Dai, ter sido com dupla emoção que hoje revi o rosto de Gene, pois a minha mãe se fosse viva faria hoje anos.

Tenho tb uma novidade: boa para lhe dar. A carteira apareceu num cx do lixo de um shopping.

beijo e b.q meu

O Réprobo disse...

Querida Júlia,
com um dia de atraso, um beijinho especial pela Lembrança do Dia.
Vários Amigos Meus enveredaram por vias mais ou menos exotéricas da abolição do acaso. Não tenho certezas sobre o tema, mas penso-nos com o dever de prescrutar todo o significado que possamos interpretativamente achar nas ocorrências que rimam.
O Melhor dos quereres, deste lado

O Réprobo disse...

E fico contentíssimo com a nova. Os documentos...?
Beijinho

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Já os tenho, Paulo! :-)

Obrigada pela sua forcinha para que eles aparecessem!
+ 1 beijinho

O Réprobo disse...

Fico muito contente, Querida Júlia. Se o pensamento positivo tem força, tentei ser halterofilista.
Beijinho

T disse...

O halterofilista conforme aquela foto em calçonitos de banho:)
Risos
Bjs aos dois

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Querida T^^,

esse haltero não tinha a força psicológica do nosso amigo.

Atreva-se a perder alguma coisa e depois verá quem lhe levantará o astral :-)

mais e + beijo

O Réprobo disse...

Uaaaau, querida Júlia,
já estou, mentalmente, a fazer músculo! Quase digo bem do ladrão, não só por não ter sumido com os documentos, como por ter dado ocasião a este tonificante elogio...
Beijinho

O Réprobo disse...

Sr.ª D. T,
sobre a matéria, tenha a fineza de Se entender com a minha Advogada, a Dr.ª Júlia ML.
Sem mais, subscrevo-me
Atentamente

T disse...

Está bem, eu amuo, risos
Bj

O Réprobo disse...

Por conferenciar com a Júlia? Não acredito, é sempre hinra ao alcance de Poucos.
Bj.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

hummm

Vai ter que me passar uma procuração com plenos poderes, caso contrário não aceito a continuação da defesa.

bjinho para ambos

O Réprobo disse...

Credo, nestes casos seria "poderes especiais para transigir". E lá iria por água abaixo o despique com a Outra Parte.
Beijinho, Querida Júlia

T disse...

Por mim tudo bem, beijinhos a ambos

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

ficariamos todos muito tristes se isso acontecesse.

Ai! Não seria para transigir!
eu explico: é que eu viro bicho para defender os amigos- teria, pois, de se responsabilizar.

A Tê, por exemplo nem precisa de procuração.

beijo

O Réprobo disse...

Ui! Querida Júlia, obrigasíssimo pela Generosidade lutadora. Este traste não A mereceria.
Beijinho