quarta-feira, 18 de abril de 2007

A Partida dos Partidos

Sim, escolho este título ciente da multiplicidade dos sentidos que encerra: a brincadeira de mau gosto continuamente infligida ao Todo Português pelos rótulos partidários e a retirada de tais núcleos de cumplicidades, que se deseja célere e irrevogável.
Na sequência deste importantíssimo postal do Corcunda ocorreu-me ilustrar duas breves notas sobre o tema através dum esgotado protesto panfletário de 1808, pelas semelhanças que apresenta com a situação que atravessamos. Sem a intolerável monomania sanguinária da Primeira República, esta, de Segunda ou de Terceira, que suportamos ostenta pontos de contacto evidentíssimos com o cansaço que no fim do Constitucionalismo Monárquico se oferecia na pele de forçada ementa do País. O progresso material estava lá e, apesar da ascensão dos agitadores Republicanos, o Poder não participava da violência conflituosa conhecida da Guerra Civil, ou do jacobinismo costista que viria a seguir-se. Mas o seguidismo parlamentar, a ficção da representatividade, traída pelas listas eleitorais e pelo uso dos mandatos, o descrédito de uma classe política preocupada sobretudo com a auto-promoção e os favorecimentos, numa destravada ânsia de subir que, impune, contagiava também, aos olhos do Observador, pouco a pouco, a Justiça e as Armas obrigavam à necessidade de reagir, em nome do Patriotismo e contra a fragmentação.
O momento estritamente institucional diferia do que presentemente vivemos num dado essencial: estava-se perante a obra demoníaca da multiplicação dos partidos políticos, ou por cisões dos titulares do Rotativismo, ou por reacção a este. Não é o que se verifica hoje, se exceptuarmos a contudo relevante singularidade do Bloco de Esquerda. Mas se a proliferação não obra, verifica-se uma generalização do sentimento de indiferenciação dos disputadores do Poder. Eles são todos iguais deixou de ser "conversa de taxista", uma Classe por dever de ofício com a sensibilidade sempre à flor da pele. Quando esta percepção alastrar aos estratos sociais com influência mas sem participação na gamela da Administração estarão criadas as condições para se concluir que a solução reside no derrube do regime e não nas pretensas escolhas que ele oferece, como isco escondendo o anzol.
Uma chamada de atenção final: o Autor do panfleto com capa reproduzida, embora escrevendo como se de fora do movimento estivesse, mostra simpatia pela reacção nacional e moderadamente anti-parlamentar dos Nacionalistas de Jacinto Cândido. Não pode ser essa a via. O monopólio partidário não se combate sentando mais um jogador à mesa, mesmo que este proteste não vir a entrar na batota generalizada. Só proibindo a sala de jogo que arruína o País se poderá chegar lá.
Copio os versos dum Costa Lima no folheto citados, sobre a trindade que regeria o Portugal de então, a Propina (subvenção), o Empenho (cunha) e o Voto (o totoloto que nunca premeia):
Não vês aquela dama, em trajes insolentes,
seguida, logo atraz, de imensos pretendentes,
a bôlsa sempre aberta, a mão sempre estendida;
portuguêza a valêr, frêsca. bela, garrida,
com lábios côr de rosa e a voz pura, argentina,
sonora do metal... vês? Chama-se Propina!
Propina, a bela dama, a fada seductôra,
rainha da belêza, a deusa ecantadôra,
quando meiga e sorrindo, em alguem põe a vista,
adeus justiça e lei! Não há quem lhe resista!
*
Agora mais alem... Vês um homem sisudo
vestido com decência, um tanto barrigudo,
de fita a tiracol, comendas a brilhar,
direito como um fuso, ou taco de bilhar,
falar pausadamente á súcia, que o rodeia,
mexendo no berloque, apenso na cadeia,
com ar aristocrata e pose de empreitada,
sorrindo por disfarce, ao som de uma pitada?
Chama-se Dom Empenho, o tipo verdadeiro
de quem já foi ministro e agora é conselheiro
.............................................
Propina mais Empenho egual a coisa feita:
Não há nêste torrão ninguem que o não respeite;
do luso maquinismo Êle é mola, Ela azeite.
*
Passemos ao terceiro, aquêle outro burguêz
de um tôdo espertalhão, que junto dêle vês.
Oh! êsse... é mais! é tudo! é grande potentado,
que faz de um badameco um par, um deputado;
e quando está de veia agarra um boticário,
e fal-o sem c´remónia um alto funcionário.
Amigo do vadio e protectôr da pândega
faz do Estado uma creche e um asilo da alfândega;
faz tudo quanto quer, quer tudo quanto faz:
na fúria do querêr, crê tu que êle é capaz,
sem licença da carta, ou permissão de alguem,
da pasta dar da guerra ao Jaime de Belem.
Pois êsse... meu amigo, êsse... chama-se o Voto,
que tem sido e será peor que um terramoto;
por onde quer que passa arraza, e faz caliça...
de casas? Não... da lei, da honra e da justiça.

Mas onde é que nós já vimos este filme?!

4 comentários:

cristina ribeiro disse...

Tem toda a razão:a semelhança é por demais evidente;e penso que já naquela altura se terá chegado à conclusão de que "são todos iguais".
Está certo quando diz que para eliminar este ramerrão infestado,não basta uma volta de 180 graus,passando,antes,pelo derrube do regime;não obstante,teimo na convicção de que essa mudança a que alude,e com cuja urgência estou de acordo,não obsta à existência de uma Democracia ,autêntica;ou será que o Povo português é mesmo ingovernável no seu seio?



Partindo,porém,do princípio de que ela pressupõe o exercício da autoridade,como dizia Saint-Léger.

Não sou,pois,adepta da partida dos partidos,mas da sua recauchutagem,tendo como ponto de partida a sua tomada de consciência de que têm de ter como único ponto de mira o Interesse Nacional.
Sei que a História não é abonatória desta expectativa,mas estará ela condenada a não passar de utopia? Temo que sim,pelo menos durante as gerações que nos estão próximas...
Que fazer então?
Beijo

O Réprobo disse...

Moderada Cristina,
eu tendo a ver os malefícios partidocráticos em todo o lado que não seja o Reino Unido, com a especial ligação Coroa e às classes tradicionais que o temperam. Porém é difícil transpôr para um País latino e católico essa conciliação. Remédio? Extinção dos partidos, Restauração Real, descentralização radical das decisões técnico-sociais até ao nível concelhio, com eleição de pessoas, independentemente de rótulos partidários, nomeação livre para a governação nas "pastas soberanistas" pelo Poder Régio, arbitragem fiscal e financeira por magistratura independente da Administração.
Doutra forma, não vamos lá.
Beijo

cristina ribeiro disse...

Caríssimo:
Uma noite de insónia leva-me a fazer o que me propusera fazer amanhã;repensar a sua resposta ao meu comentário,que,logo que a li,me pareceu merecedora de uma maior atenção.

Como já lhe tinha dito sou a favor de uma mudança de regime(e o que começou por ser uma mera"não oposição,tem-se vindo a cimentar com algumas leituras aqui na blogosfera).
Continuava,porém,renitente em abandonar a minha crença nos partidos,como,aliás,reiterei no referido comentário;mas agora,e face à desilusão de que lhe dei conta,tendo a concordar consigo:o que foi (é?)possível numa sociedade tão diferente da nossa,como a britânica,só muito dificilmente poderá ser transplantado para o nosso País.

Estou,no entanto,ciente,e para tal basta fazer uma ronda pela blogosfera,de que os portugueses não estão prontos para a mudança.Penso mesmo que o não estarão durante as nossas vidas,
Acha que estou a ser pessimista?
Beijo

O Réprobo disse...

Optimista Observadora,
gostaria de poder acreditar que a pujança da rejeição blogosférica constitui uma amostragem real do conjunto comunitário. Temo, porém, que em campos maiores e menos interventivos o desencanto leve apenas a desligar.
Bj.