segunda-feira, 14 de maio de 2007

Moi-Même

Auto-retrato do Artista Com Halo de Guido Brink

A Zazie, além de Erudita, é uma Querida, pelo que me chama... "enigmático", o que me deixa inchadíssimo, já que tão esfíngico estatuto me faz impar de vaidade, quer por, num breve instante, me imaginar dono da importância característica dos mitos, quer por me entrever com o tamanho do nariz diminuído, o que, igualmente não é de desprezar. E lança-me um desafio em forma de corrente, o de escarrapachar aqui um meme e de passar a pasta a outros tantos Blogadores. Como não fujo de correntes desde que vi «Sei para Onde Vou», de Michael Powell e E. Pressburger, das que lá constam ou destas, desde que tenham espírito, deitei-me ao trabalho. E que coisa é um meme, afinal? Segundo a definição Dos que lançaram o desafio, «é um ”gene cultural” que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma».
Pensei, pensei e a Eureka a que tive direito deu-me:
O homem deseja mais vivamente o poder sobre os outros, à medida que o tem menos sobre si mesmo.
Louis de Bonald
E quem trazer à conversa? São mútiplos os Notáveis Bloguistas que me tentam a que Os atente. Deixei-me pois boiar nas citações do Autor eleito e penso ter encontrado cinco, capazes de seduzir ou espicaçar Outros Tantos Vultos da Blogosfera que prezo. Assim,

Um deísta é um homem que ainda não teve tempo de tornar-se ateu parece-me adequado a fazer o Caro Jansenista dizer das Suas.
*
O homem nasce perfectível, o animal nasce perfeito levou-me de imediato a pensar em alguns afectos da Charlotte.
*
As parvoíces feitas por pessoas hábeis, as extravagâncias ditas por pessoas de espírito, os crimes cometidos por pessoas honestas... eis as revoluções parece-me poder corresponder ao pensamento do F.Santos.
*
Pode-se ser moderado com opiniões extremas talvez diga alguma coisa que evite "condenações" amigáveis do Miguel Castelo-Branco.
*
A revolução começou pela declaração dos direitos do Homem, ela não findará senão pela declaração dos direitos de Deus é verdade que creio capaz de trazer à jogatana o Rafael Castela Santos.
*
Se tiverem pachorra, além de responder, vinguem-se em inocentes.

8 comentários:

Anónimo disse...

'Cocanha' é um Blogue do mais alto nível.
E a Sua 'Proprietária' uma intelectual de grande valor.
É de visita diária.

Flávio Santos disse...

Vê-se que já me conheces bastante bem. Obrigado pela dedicatória.
Um abraço amigo.

O Réprobo disse...

Já houve ocasião de dizê-lo a quem se parecia julgar o Papa da blogosfera, Palestina.

O Réprobo disse...

Meu Caro F.Santos,
caso para dizer "está na cara!". Ah, gostei muito das escolhas que divisei no Horizonte...
Abraço

zazie disse...

És um amor de enigma, é o que tu és.
Toma lá uma grande beijoca
“;O*


V.s são uns exagerados. Logo eu, que já fui proscrita de uma série de blogues~.

Excelente post

O Réprobo disse...

Uaaaaau! Já valeu a pena ter criado este braseiro para ouvir uma Destas! mas Zaz, já se sabe que o martírio - e até apedrejamentos semelhantes, blogosfericamente falando - é uma resposta sempre previsível às manifestações de Alguém Que Conta.
Bjoca

Rafael Castela Santos disse...

Gracias por citarme.
Efectivamente, la cita es apropiada. O el mundo vuelve a Dios o, simplemente, dejamos de exitir. Tal es la tesitura.

O Réprobo disse...

Ainda bem que agradou, Caro Rafael. Esperemos que o regresso esteja para breve.
Abraço