quinta-feira, 24 de maio de 2007

De Boca Aberta

A Mordaça Social de Bonnie E Rodgers

Enquanto não há versão indisputada do que o professor alvo de punição por socráticos gracejos possa ter dito, quero deixar duas ou três posições sobre o tema.
Considero que a oposição política não dá o direito a ninguém de ofender a família dos actores do Poder e, desse ponto de vista, a ser verdadeira a qualificação que uma das histórias alternativas fornece, sentiria alguma compreensão pelo correctivo possível, nyma triste época em que se exige aos políticos um comportamento certinho, que lhes não permite lavar afrontas pessoais pelas próprias mãos.
No caso de ser a mera anedota sobre a saga académica do Sr. Sócrates a base factual da repressão o caso fia mais fino, pois é uma intromissão na privacidade do humor de cada um, desde que se não consubstancie em actos de serviço, não colhendo a justificação oficial que tornaria os espaços públicos - e do funcionalismo em particular - "assépticos à força".
Devo dizer que não parece poder ser assacada responsabilidade ao ex-engenheiro, o qual terá reagido como devia, apesar de o fazer de forma inferior ao lendário desportivismo de Salazar, que gostava de se fazer contar as piadas que o visavam. Mas Esse, para além de Universitário era um Político à séria. O que se pode cobrar ao actual ocupante da cadeira é a falta de qualidade que resulta do provimento no cargo da carrasca que se revelou.
A maior lição disto tudo é que haverá sempre burocratas desejosos de mostrar serviço e o quanto, para tanto, zelam pelo nome dos poderosos, enquanto estes subsistam. E também, com menos culpa, oferecendo-se a vítimas deles, funcionários que querem alguma liberdade, como a de desprezar os superiores hierárquicos e os que neles mandam, mas que não estão dispostos a sair da carreirazita segura para serem verdadeiramete livres. O resultado é a tensão entre o silenciamento e as delações, mesmo num grau mais risível do que trágico
Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é enfado!

1 comentário:

O Réprobo disse...

Caro Tó,
já Lá fui e prezei o afecto pelo Glorioso. Prometo voltar e deixar rasto. Grato por Se dar a conhecer a este ignorante da net que vou sendo.