segunda-feira, 28 de maio de 2007

O Avesso Entronizado

Sabe-se como é costume a ligeireza analítica falar do regime norte-coreano como uma "monarquia vermelha". Já antevejo a catadupa de adjectivações do género, no momento em que se diz estar Kim Jong Il gravemente enfermo e colocar-se o problema da sucessão na ordem do dia. Admitindo que não é uma informação falsa, posta perante os olhos da espionagem estrangeira para ganhar tempo que permita melhorar as posições no poker balístico-nuclear em que Pyongyang está enterrada até ao cocuruto, há que fazer um desmentido do carácter certeiro da qualificação.
Numa Monarquia como as tradicionais do Ocidente a regra sucessória está perfeitamente definida e não passa pelo arbítrio daquele cuja morte deixaria o Cargo vago. Este, como factor relevante, embora muitas vezes superado, é, isso sim, preponderante no Cesarismo, que bem conhecemos do Império Romano. Até na luta entre familiares pela chefia máxima, inclusivamente nas tentativas de assassínio, este remanescente marxista se parece com os epígonos de Octávio, descontada a ausência de grandeza. Mas é coerente com o espírito de partido que não pára nas origens imperiais, antes se prolonga, com as suas lutas e intrigas, pelos tempos fora, mais visível na altura de um óbito, quantas vezes apressado...
É, portanto, uma consequência mais da dialéctica histórica, circunscrita à pessoalidade do poder e não já, forçosamente, aos princípios estruturantes. Contra a agitação emergente deste sorvedouro de forças, que está tão longe de ser o regime correspondente à relativa perfeição final, só o princípio da Estabilidade da Coroa, transmitida por regras sobrepostas às vontades individuais, pode trazer Paz; interna e externa, apenas compatíveis com o Direito no Trono.
É que crer num rebento "mais moderado" não é grarantia de fiar. Este Kim também era tido como "um amante da boa vida que, possivelmente, ocidentalizaria o regime". Viu-se!

8 comentários:

Flávio Santos disse...

Excelente esclarecimento. Na nossa época em que se usam caracterizações sem qualquer fundamento (monarquia vermelha, fascismo, conservador, etc.) ainda há quem não tenha desisitido de pensar e de defender a verdade das coisas e da história.

cristina ribeiro disse...

Bem.
Beijo

Anónimo disse...

Porque que é que os monárquicos miguelistas não "exportam" um dos manos para a coreia do norte?

O Réprobo disse...

Meu Caro F.Santos,
essa do "fascismo conservador" é linda e cativa da bondade natural que os progressistas gostam de atribuir ao movimento. Quando se vêem ultrapassados não aguentam e negam a mobilidade como os iludidos de óptica dos dois comboios paralelos...

O Réprobo disse...

Outro.
Grato, Cristina

O Réprobo disse...

Se o anónimo lesse com atenção o que escrevi, perceberia que quem escolhe lá o novo manda-chuva é o Camarada Kim, pelo que deve ter muito mais hipóteses. Um óbice: parece que por lá a INTERNET não é essas coisas... toca a mudar, para poder continuar a frequentar a escrita desta casa.

Anónimo disse...

Então acha que os seus escritos não são bem lidos? Claro que são!
Mas isso não tem nada a ver com a ida de um dos manos para a Coreia do Norte.
E já agora, até li e respondi ao comentário do Anónimo sobre o cabeçadas.
Boa Noite

O Réprobo disse...

Percebo, era a única maneira de salvar o pobre País...
Boas