quarta-feira, 20 de junho de 2007

A Proverbial Ignorância dos Políticos

Marte Vencendo a Ignorância de Anton Claeissens

Não se tire a conclusão de que ando especialmente desocupado, porém ontem ainda caí na esparrela de ver o debate televisivo sobre as eleições municipais de Lisboa. Pura cusquice e amor à Capital, uma vez que não sou lá munícipe. E se a curiosidade matou o gato, nesta modalidade acabou por anestesiar o telespectador. Muitas boas intenções apelando ao consenso perante a "situação dificílima", incapacidade total de descer de um certo nível de generalidade à terra. Para cúmulo, uma vez mais se comprova que, tal como as metáforas, provérbios em boca de políticos são desastre certo. Foram pelo menos dois os que, com grande solenidade, recorreram ao «vão-se os anéis, ficam os dedos». Simplesmente, onde o adágio significa a desejabilidade da permanência do essencial, nas mentes daquelas alminhas parece ter-se transmutado em indesejablidade da continuação da alienação de recursos. Perante tal afastamento da sabedoria popular, o contacto com o Povo fica reduzido ao que para eles conta, a captação do voto, em troca da simpatia e afectividade artificiais. Há que travar um combate sem esmorecer contra os vícios partidocráticos travestidos em debitadores de brocardos, ou, depois de termos perdido o conforto de um Poder em que confiar, veremos evaporar-se a certeza linguística a que recorrer.

4 comentários:

Anónimo disse...

Por que será que só nos sai disto na rifa?
Beijo

O Réprobo disse...

São as flores culturais, Crstina, ainda que de cultura popular se trate. Vejo-as como desesperada tentativa de não se mostrarem isolados da População.
Beijo

Bic Laranja disse...

Não vi. São piores que casamentos gay na C.M.L..
Alguém disse 'eu fico'?
Cumpts.

O Réprobo disse...

Ehehehehehehe. Num dos casos até coincidiu com a autoria do projecto desse melhoramento de monta. E pela temática aduzida pelo Caríssimo Bic, imagine o que seria o escândalo, ou o disparo eleitoral tentado, se outro verbo de movimento fosse conjugado com o auxiliar da forma reflexa na primeira pessoa...