quinta-feira, 7 de junho de 2007

A Sucessora

Num dia em que se soube andar a burocracia que em nós manda tão desorientada que obriga uma professora a viver a agonia no local de trabalho, gostaria de lembrar uma grande vítima da mesma doença, o extraordinário pianista romeno Dinu Lipatti, desaparecido com a idade de Cristo, em 1950. Devo dizer que foi preciso viver até hoje para encontrar uma executante que lhe honrasse devidamente a mestria. Sério, conto-me entre os que engrossam a falange dos que pensam ter sido ele o maior de sempre, no seu instrumento musical. E, mais ligeiramente, não pude deixar de me enternecer com o que aqui vi.

8 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito de piano,mas nunca tinha ouvido falar neste romeno.Talvez seja boa ideia procurar as suas gravações(uma pesquisa no google já permitiu ver que gravou para a EMI Bach,Mozart,Schubert...),e,de caminho,procurar um professor para o bichano:sempre era uma garantia de ter recitais sempre que quisesse(e se ele estiver pelos ajustes,porque estes nossos amiguinhos são muito dados a variações,mas de humor :) )

O Réprobo disse...

Melómana Cristina,
Ele gravou a melhor versão que conheço do Concerto nº 21 para Piano e Orquestra, de Mozart. E o melhor disco de sempre(?, só as duas maiores das Variações Goldberg por Gould concorrem) com as valsas do Chopin. Se eu soubesse como punha aqui a nº3 como fundo musical e já não passava por mentiroso.
Beijo

Anónimo disse...

Glenn Gould é muito bom!

Anónimo disse...

Ah!Lembrei-me agora que adquiri há pouco tempo"Os Melhores Pianistas do Séc.XX".Deve constar da selecção.Tenho de ver.
Beijo

O Réprobo disse...

Depois diga qualquer coisa. Também estou curioso.
Beijo

Anónimo disse...

Caríssimo,
Encontrei-o.No CD que lhe é dedicado,toca Bach,Brahms,Chopin,Grieg,Mozart,Ravel,Schubert e Schumann.
Vou ouvir.
Beijo

Anónimo disse...

Já ouvi(é um CD duplo).
Tem razão-é um virtuoso!

O Réprobo disse...

Querida Cristina,
é muito feio, eu sei, cair no "eu não dizia?". Mas em se tratando de Lipatti dou um pontapé nas conveniências. Fica dito.
Beijo