quarta-feira, 16 de maio de 2007

Deus e as Audiências

Nada admira que uma Mente Ilustre, respondendo a desafio destas profundezas infernais, tivesse querido ver o espírito do Visconde de Bonald e o corpo do pobre condenado que escreve prestando cego tributo ao Autor das «Críticas». Lançou-nos uma citação que dá que pensar, distinguindo duas formas de Fé. Meu Caro Jansenista, a distinção oferece pano para mangas. Não seria então o Deísta um mero crente na "Consciência Cósmica", esse impreciso acquis que Ruyer encontrou nos "Gnósticos" de Princeton? E, por outro lado, não correria o risco o Teísta, se investido do prefixo "pan" de um sofrimento exarcebado em cada escolha, aquele que é próprio da parte excluente das opções, na medida em que estaria a ser agredida uma manifestação da presença da Divindade? Mas a frase é importante, mil graças.

Agora a imagem... Só pode ser uma... montagem. Uma conferência de Kant para OFICIAIS RUSSOS???!!! O pobre sábio de Koenigsberg, como tema ou orador, fora dos santuários especializados, só encontra reacções deste tipo!

E o que torna a coisa ainda mais inverosímil é a nacionalidade do pretendido auditório. Decerto que os ex-boiardos disciplinados e militarmente burocratizados volveriam os seus olhares antes para algo similar ao que ocupa o pensamento dos seus descendentes: Dana Borisova, apresentadora de TV, unanimemente tida como o Sex Symbol do Exército Russo por excelência...

Sem comentários: