terça-feira, 22 de maio de 2007

O Esquecido

Convida-me o Sr. Oliveira da Figueira a uma menção a Hergé, que já pensada estava. Para além de nos ter dado a imortalização do nosso desafiante Compatriota e... Confrade, bem como dos outros portugueses que entram na saga, o Professor de Coimbra de "A Estrela Misteriosa" e o jornalista de um diário lisboeta, creio que do "Tintim na América", devemos-lhe o inesquecível capitão. Apesar do muito que prezo o "reporter da poupa", prefiro-lhe ainda Haddock e Milu, por esta ordem. O protagonista é um ideal muito escutista, na rectidão e no desenvencilhar-se. Mas a espessura psicológica só chegou com o amigo barbado. E não deixa de ser curioso que o criador de ambos tenha tido, numa entrevista, de reafirmar que o seu herói era Tintim e não o consumidor de álcoool...
Já agora, uma pergunta Quizz aos meus Leitores: o que é que Haddock tem em comum com Cary Grant?

7 comentários:

Mário Casa Nova Martins disse...

Caro e Misterioso Réprobo

Também tenha em mente essa prancha do jornalista do Diário de Lisboa(???), mas não a consigo encontrar.

Abraço.
M

cristina ribeiro disse...

O que é,o que é?(Parece que já o estou a ouvir,caríssimo:"curiosidade feminina,tinha de ser...);mas diga lá o que tinham de comum(não temos cá o caro"Je Maintiendrai,para responder a adivinhas...).
Beijo

O Réprobo disse...

Creio, Caro Soprador da Voz, que não me enganei no álbum. É um cavalheiro muito formal que enche o Tininesco Personagem de Excelências...
Abraço

O Réprobo disse...

Curiosa Cristina,
o nome próprio. Grant era Archibald Leach na vida real, o que deu uma private joke célebre, num filme. Num quadradinho obscuro revela-se que a graça do lobo do mar era a mesma.
Beijo

Ricardo António Alves disse...

Li não sei onde que o Haddock mais histriónico era uma auto-referência.Daí, provavelmente,o impoluto repórter aparecer como modelo.
Um abraço em Haddock.

O Réprobo disse...

Oh, as correspondências! Já li, também, que seria inspirado no padre que fora o inspirador polítco de Hergé, com as fúrias que soltava contra adversários e a fidelidade aos seus protegidos. Como que teria sido um condiscípulo de G. R. o inspirador. E até um dos seus braços direitos, depois augustamente emancipado. Adivinhas qual, prodigioso RAA?
Abraço

Ricardo António Alves disse...

Augustamente emancipado? O Jacques Martin?