sábado, 19 de maio de 2007

Inscrito Nos Genes

A Justiça Desportiva é, cá no burgo, muito mais célere do que a dos restantes domínios, mas, ainda assim, só ontem foi decidida a questão do protesto sportinguista do jogo com o clube de Leiria. E dá para desconfiar de que terá havido alguma aceleração por a Liga estar por decidir à última jornada e dois anos seguidos com questões a resolver após terminar a competção cheirariam demasiado mal.
No entanto, havia pior. Os egípcios diferiam à sua deusa da justiça, Maat, as atribuições do julgamento para o momento da morte, ao contrário do mundo greco-romano, o qual ia dando à sua algo que fazer enquanto ainda se anda por cá. Previdente foi o artista que concebeu a imagem da primeira associada a um relógio...
Mas não se caia na tentação de acreditar que a sistemática demora que nega a grande regulação é coisa do nosso tempo. Já o Abade de Jazente escrevia, no Século XVIII:

JUSTIÇA HUMANA

Citado o reo, a acção distribuida,
off´rece-se o libello na audiencia;
entra logo uma cota, uma incidência,
apenas em dez annos discutida.

Contraria-se tarde; ou recebida
uma excepção, faz nova dependencia;
crescem as dilações, e a paciencia
uma das partes perde, ou perde a vida.

Habilita-se um filho, outro demora;
e de novos artigos na disputa,
mais se dilata a causa, ou se empeora.

Com tudo, põe-se em prova, ou circunduta;
em casa do escrivão bom tempo mora;
e se ha sentença emfim... não se executa.

10 comentários:

JSM disse...

Caro Réprobo
Ah grande abade, disseste tudo com rimas! Mas o que também está no genes é a mania de recorrer á justiça por tudo e por nada! Ou será que a coisa é já feita assim para garantir emprego á justiça?! Ou então, esta justiça foi a fórmula encontrada para refrear os impulsos de uma outra mais directa.
De todas as dúvidas, uma certeza - não há justiça neste mundo...enquanto o Belenenses não for campeão!
Um abraço.

cristina ribeiro disse...

Caríssimo,
cumprida com êxito a operação do levantar da âncora,vem falar-nos da justiça,que ,ao contrário do que se diz,por vezes não se fica pelo tardar,antes falha,sem apelo nem agravo.
Diz-nos que em assuntos do desporto é,apesar dos pesares,mais célere:é pena,quanto a mim,que seja esse o campo onde ela mais depressa anda,sendo mais que um os casos em que se verificam tais delongas,fazendo lembrar o tal costume egípcio.
Beijo

Flávio Santos disse...

E também foi esta semana considerado improcedente um (mais um) recurso do Gil Vicente que, fosse outra a resolução do caso, ainda podia impedir a subida do Vitória de Guimarães em favor do contumaz e prevaricador vendedor de peúgas!

cristina ribeiro disse...

O que diz,F.Santos?De futebol só quase sei os resultados,pelo que não sabia dessa possibilidade,mas pelos ânimos que por cá vão,certamente que haveria um levantamento geral da população;é que somos vizinhos da Maria da Fonte,e os tais genes ainda cá estão... :)

Flávio Santos disse...

Não duvido, Cristina. O que o Fiúza pretendia era recuperar os 9 pontos de penalização pelas três faltas de comparência e, por outro lado, repetir eses mesmos três jogos. Se isso acontecesse e os ganhasse ficaria com mais 18 pontos (9+9) e ainda dentro da corrida pela promoção...

O Réprobo disse...

Meu Caro JSM,
diz, como de costume, muitíssimo bem. Quiçá esse doloso recurso seja forma de protelar obrigações, contando já com a lentidão dos processos...
Mas, vamos com calma, quanto ao Belém: este ano têm à mão a salaeira. Boa sorte para esse engrandecimento da baixela.

O Réprobo disse...

Critina,
olhe que é um campo em que a própria tardança a pode transformar em injustiça, porque obter ganho de caus fora de tempo útil deixará muito pouco ou nada.
Quanto à celeridade relativa no mundo desportivo, que admira, se é um meio em que se corre, enquanto na vida civil se anda?
Beijo

O Réprobo disse...

Meu Caro F.Santos,
não se pode pôr o sujeito na prisa?
Abraço

O Réprobo disse...

Queria dizer CriStina, claro.
Beijo implorativo de perdão

cristina ribeiro disse...

Claro que está perdoado.
Eu sei que quando se está ansioso pelo que pode acontecer no tal campo onde se corre,se fica a modos que...assim.
Beijo
(e calma!,que não há-de ser nada :) )