quarta-feira, 20 de junho de 2007

Eu Sabia Que Isto Estava Retratado em Qualquer Sítio...

Viaturas da Família Real Queimadas na Praça do Palais-Royal (24 Fevereiro 1848)

A classe média da Grande Paris geme hoje pelos seus veículos, diariamente incendiados, esquecendo que pôs termo ao regime de Luís Filipe com esse mesmíssimo expediente. Caso para notar que "cá se fazendo, por vezes, cá se pagam", pese o facto de o regime classista do Rei-Burguês, o contrário da universalidade monárquica, não haver sido flor que se cheirasse; e de a sua monarquia sem coroa não merecer uma lágrima. Claro que, do ponto de vista do puro julgamento, uma tal sentenciação pode aparecer muito no tom lupino Se não foram vocês, foram os vossos pais, mas de uma perspectiva... hã... historicista, trata-se de uma marca e de dois marcos de dinâmica civilizacional...

4 comentários:

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

Caro Réprobo
Deixei-lhe uma mensagem no post sobre Ulysses e Joyce.

Cumprimentos

O Réprobo disse...

Querida Terpsichore,
VOO já para lá.
Beijinho

Anónimo disse...

Caríssimo Réprobo:

Os esoteristas chamariam a uma tal harmónica do tempo um «Karma social». Os fatalistas europeus, um arremedo do mito do «eterno retorno».

Coincidências? Talvez. Mas por vezes são demais. A História não se repete, mas auto-imita-se, como um fractal.

Um grande abraço.

O Réprobo disse...

E, Meu Caro Carlos Portugal, quando os herdeiros dos agressores passam a vítimas, emana uma certa ironia, talvez deasiado gravosa para os inocenes de hoje, porém reafirmação de "quem com ferros mata..." para os revolucionários seus avós, caso possam vê-lo.
Abraço