terça-feira, 7 de agosto de 2007

Avatares da Mobilidade

Muitos bons Amigos meus encontram no Verão um outro flagelo, o da proliferação do livro de bolso, que consideram atentatório da dignidade do volume. Devo dizer que, neste caso, tamanho não ser documento parece máxima de duvidosa aplicabilidade para quem, antes do mais, dirige a sua veneração para o recheio. O pior desse difundido auxiliar das férias é ser muita vez exemplo de edição pouco cuidada, quer dizer, a não seguir. Mas julgo que nem esses Bibliófilos exarcebados da minha roda íntima deixariam de se comover perante uma quinhentista edição de Petrarca, quase uma miniatura, de que Vasco Graça Moura falou certa vez, numa entrevista que me concedeu, classificando-o como um pioneiro da edições de algibeira hoje em voga e dizendo o quanto o deliciava imaginar que Camões tivesse andado pela Índia com um igual, na roupa guardado.

Claro que no Século XVI, havendo os volumes adequados, poderia era faltar a cavidade onde os colocar. Nas calças, pelo menos, tem-se o esse grande costureiro que era Miguel Ângelo como génio incomparável também por ter desenhado para a papal Guarda Suíça um modelo de calções tufados que permitisse, no futuro, guardar nos respectivos bolsos armas de fogo; mas a introdução desses receptáculos parece ter sido diferida para bastante mais tarde. O que tinha havido entre os séculos XIII e XV era a moda dos livros de cintura.
Esta engenhoca, com uma cauda que permitia prender a encadernação ao cinto e transportar o volume através de extensas caminhadas teria até o condão de assemelhar o inqualificável réprobo a este Santo Homem de Bosch. E fantasio uma nova significação alusiva para a expressão jogo de cintura, a qual passasse a designar o proveito que cada leitor retirasse do que, no momento, estivesse lendo.
Eis como me vejo irmanado aos cultores da forma, que prezam talvez excessivamente a obra escrita na vertente estrita de objecto. Com efeito, adoraria ter um destes. Mas espero bem que tal amor à antiguidade jamais venha a determinar um embaraço como o que segue representado:

Sem comentários: