sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Filantropia e Vampirismo

Quem leia a necrologia em que se insere a morte do Drácula a que tínhamos direito ficará ciente da diferença entre um rebento da autêntica linhagem e um adoptado: este recolhia sangue alheio para dar vida a outros, os verdadeiros para satisfazerem necessidades próprias. Assim como uma Vamp que se dedicasse a sugar as forças vitais de um homem para distribuir o dinheiro que dele recebesse pelos pobres e para lhe esgotar as energias doutra forma aplicadas em acções criminosas.
Valha a verdade que a descendência legítima de Vlad podia orgulhar-se do carácter sanguinário do seu avoengo, mas não propriamente da ingestão da seiva alheia. O ofício dele era empalar, como fez aleatoriamente a um décimo do seu exército para demonstrar aos restantes o que lhes sucederia se não lutassem bem. Um doping imagético, portanto, ou a invenção do retrovisor, num sentido diverso do que ficou. A sua lenda cruzou-se com a da Condessa Bathory, a qual, ao castigar uma criada de forma mais cruel do que o benévolo João Villalobos costuma, viu umas gotas do sangue dela espirrarem para o pulso que apresentava um ar mais jovem do que o resto, no dia imediato. A partir daí multiplicaram-se as virgens sangradas até à morte, para obter um cosmético que não lembraria à Júlia ML. Castigada foi com o emparedamento em vida.
Voltando ao falecido, já nem os vampiros são como antigamente: enquanto os de antanho aplicavam as dentuças em pescoços apetitosos, este ofereceu o seu aos insaciáveis credores que o deixaram na miséria. E o facto de ter sido candidato pelo Partido Liberal alemão é muito elucidativo das causas do declínio eleitoral deste. O exemplo colorido dos Radicais italianos não colhe em terras mais sisudas.

29 comentários:

Anónimo disse...

Vlad o "Empalador" tinha mais fama que proveito como vampiro está claro... Quanto a ela já não se tem tanta certeza se se terá ou não banhado no sangue de umas quantas. Mas eu que até gosto de contos de Vampiros, acho-lhes uma certa sexualidade.
Quando a minha mãe ia a Roménia fazer uns trtamentos de rejenuvestimento (lol) passava sempre pela Transilvania e nunca conseguio ir ao Castelo do Vlad depois das 16h já ningém ia nem excurssões, nem particulares! Curioso não é isto foi entre 1969 e 1976.

T disse...

Desde a caçadora de vampiros Buffy ter começado a exercer a sua actividade, tudo mudou:)
Eu gosto de histórias com vampiros e filmes. o recente Dracula, o Nosferatu, enfim tudo o que arrepie. Posso incluir o pérfido boneco Chucky?
Beijos a ambos

Capitão-Mor disse...

Ora aqui estão duas figuras que sempre fizeram parte do meu imaginário. Tanto é, que em 1998, cheguei a fazer uma viagem à Roménia para conhecer a lenda de Vlad Dracul bem de perto. Sem dúvida, que a Transilvânia é um dos recantos mais belos da Europa. Uma espécie de Alpes a leste.
Também gostei muito de lêr a história da Condessa, publicada na colecção Beltenebros da Assírio e Alvim.

O Réprobo disse...

Querida Luar,
tratamentos de rejuvenescimento!!!!!???? Ai, ai, ai! Já o encerramento às quatro da tarde parece-me medida muito prudente. Mesmo que as estrelas da companhia não gostassem de tanta testemunha, as crises nervosas de visitantes sugestionados dariam para encher hospitais!
Beijinho

O Réprobo disse...

Auenção, T, eu sou um incondicional da Buffy. Mas a personagem está cada vez mais ambígua, com aquele relacionamento com o Spyke...
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro Capitão-Mor,
uma terra que nem é carne nem peixe, quer dizer romena ou húngara...
Mas um veterano liberal como o Meu Querido Amigo, não achou estranho que um partido que se queixa da vampirização dos particulares pelo Estado, através dos impostos, aceitasse um vampirinho como candidato?
Abraço

T disse...

Eu acho o loirinho simpático. E o outro o que agora é do FBI no Ossos também.
bj

O Réprobo disse...

Mania dos cabelos platinados, heim?
Bj.

T disse...

Pode pintar, apre:)
bj

O Réprobo disse...

Já me resta pouco para isso, irra! Ainda não casámos e já me quer mudar? Safa!
Bjinho

T disse...

Mas se todo o mundo é composto de mudança!
Que teimoso que é este homem.
Arre!
Bjs

O Réprobo disse...

Já falámos da teimosia. Vá, olhe para cima com olhos de olhar, clicando onde aumente.
Bj.

T disse...

Olhos de olhar? hum!
Cliquei e apareceu-me o seu Perfil
Bj

Anónimo disse...

A Cara Luar deve estar a referir-se ao castelo de Bran, no qual Vlad Tepes só terá passado duas ou três noites. É um castelo engraçado, mas pouco tenebroso, porventura por o terem pintado de branco.

Muito mais evocativo é o grande castelo de Hunedoara, onde Vlad esteve preso. Sinistro até mais não.

Contudo, o verdadeiro castelo de Vlad «Drakkul» era o de Poenari, do qual restam apenas troços de muralhas e estruturas de torres, sobre um maciço rochoso impressionante, no meio de um vale estreito e fundo. São 1700 degraus para se cheagr a esse monte de ruínas, ao que consta incendiado pela população em fúria. Alguns historiadores têm uma versão menos romanesca, aceitando que o castelo tenha sido destruído pelos turcos... Mas não deverá ter sido a este que a Senhora sua Mãe quereria ir.

Mas não desanimemos: vampiros agora há-os por todo o lado, principalmente os governantes, que nos sugam de toda a forma e feitio. Quem sabe se não seria boa ideia mandá-los a todos para as masmorras de Hunedoara?

Beijo.

O Réprobo disse...

Uf, temi que o Caríssimo Carlos Portugal quisesse pôr a Buffy a correr atrás deles. Era a única maneira de eu querer ir para o governo. E de me deixar apanhar.
Abraço

O Réprobo disse...

Querida T,
ui, ainda se fosse no postal dos vampiros, estaria prevenida. Assim...
Bj.

T disse...

Levo o colar de alhos e pronto.
Bj

O Réprobo disse...

Ora, a Si tudo fica bem.
bj.

T disse...

E sobretudo o cheiro seria encantador!
Bj

O Réprobo disse...

Mas afugentaria o bruxedo. É curioso, acho que o odor do alho incomoda mais a Mulher do que o Homem. Dizem que deixa de persistir se se retirar a parte do meio. Mas, se calhar, também perderia os poderes...
Bj.

João Villalobos disse...

Digamos que o meu nome surge aqui um bocado a martelo :)

T disse...

É a sua fixação pelo avental:)

O Réprobo disse...

Meu Caro João,
a T já explicou, mas de uma forma que pode fazer suspeitar de uma associação incompatível com a benevolência que sublinhei...
Abraço

T disse...

Eu deixei uma imagem de benevolência no Dias:)
Risos
E bjs

O Réprobo disse...

Veremos.
Bj.

T disse...

Veja.

O Réprobo disse...

Vi.
Bj.

Anónimo disse...

Carlos Portugal não sei qual o castelo pois foi a minha mãe que lá foi. E amigo Répróbo era tratamentos de reje.. essa coisa sim mas os que depois ela trazia para portugal não eram sangue (eu conferi partindo uma ampola e levando uma palmada) era um líquido claro. Aquilo resultava mesmo a "senhora" manteve-se novinha em folha até muito tarde só o cancro é que a deitou abaixo.

O Réprobo disse...

Ah, Querida Luar, começo a ver a razão da travessura auto-proclamada...
Essa de quebrar a ampola em tão tenra idade faz-me lembrar a ingestão de um elixir da juventude por um dos patos da Disney, que o leva a retroceder aos tempos em que era... um ovo.
Beijinho