quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O X do Tesouro

Dia complicadote e absorvente, porém redimido por uma safra alfarrabística como há muito não me acontecia. Entre as aquisições, esta colectânea de depoimentos biográficos sobre Reinaldo Ferreira, o Reporter X, que me fez lembrar a T, por Ela lhe estar a visitar o legado jornalístico; e o RAA, porque um dos textos foi escrito por Ferreira de Castro. O achado é hoje uma raridade e, como o exemplar é dedicado pela Filha a um dos colaboradores, fico a interrogar-me se o Museu votado ao Autor de «A Selva» terá entre os seus haveres o correspondente.
Atirei-me logo à parte subscrita por Rocha Martins. Tinha lido no artigo que publicou à morte do Biografado, que entrara na posse de uma carta a si dirigida, cheia de confissões reveladoras:
Foi exactamente há três semanas que recebemos a sua última carta. Quando um dia a publicarmos - neste momento é impossível fazê-lo - ver-se-á um documento escrito com a queixa de um desespero sem par.
Pensei, por conseguinte, que tivesse a missiva integrado a obra colectiva que comprei. Mas o que lá vem é:
A carta dolorosa, aquele brado torturante, vou guardá-la para quando na minha vida topar alguma grande dor, mostrar aos que a sofreram outra muito maior: a de um homem de talento padecendo pelo seu sonho ante a realidade cruel do nosso tempo.
Mais um prejuízo causado pela velha superstição de que o mal dos outros consola. Saberá algum dos meus Eruditos Leitores informar sobre se esta mudança de intenção foi definitiva, ou se o famigerado objecto epistolográfico saiu em letra de forma nalgum sítio?



Nota às 21.00: por esclarecimento da T "Irmã" que saíra no texto original, de acordo com a informação recebida na compra, foi substituída por "Filha".

34 comentários:

T disse...

Sempre gostei muito do Reinaldo Ferreira, pai e filho.
O pai teve uma vida apaixonante. Vou ver, tenho várias coisas dele.
Bj

T disse...

Bolas, o blogger tá instável nesta caixinha.
Repito:
Eduardo Sucena escreve o seguinte na sua biografia sobre o RX: Este livro podis ter sido publicado há 20 anos. Não o foi porque a filha de RF, D Yolanda Ferreira da Cruz (...) nos pediu então que omitíssemos o motivo que arrastara o pai para a morfinomania".
O texto do Ferreira de Castro conheço e é excelente e tenho-o noutro livro que não consigo encontrar.
Bj

O Réprobo disse...

Querida t,
também gosto muito da poesia do Filho. Como personagem o Pai era sensacional e este livro traz fotografias de que deve gostar. À medida que se proporcione irei postando.
Beijinho

O Réprobo disse...

Yolanda, Querida T, corresponde à assinatura. Seria então a Filha, ao contrário do que informou o livreiro.
Vou corrigir.
Bj.

T disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
T disse...

Pelo que sei, era a filha mais velha, nascida em 1919, irmã do Reynaldo grande poeta e muito esquecido,que morreu precocemente em Moçambique.
Este livro que tenho aqui cita muito o que comprou.

Bj

O Réprobo disse...

E ainda haveria outro rebento, Edgar, que vem fotografado em criança.
Bjinho

T disse...

Ele teve duas mulheres pelo menos. Ainda há um Osvaldo.
O Livreiro deve ter interpretado mal em nome dos irmãos que a D. Yolanda invoca.
Bj

O Réprobo disse...

Querida T,
sim, julgo que foi isso.
Tem as «Memórias de um Morfinómano...»? Ainda se lê bem.
Bj.

T disse...

Tenho sim. E o Táxi nº 9297E as memórias.
Reinaldo Edgar de Azevedo e Silva Ferreira= o nosso amigo poeta-filho.
Bj

O Réprobo disse...

Ah, era Esse o Edgar da foto? Boa.
Bj.

Capitão-Mor disse...

Que bela caçada alfarrabística meu caro!

T disse...

Era sim, bj

Ricardo António Alves disse...

Obrigado pelo lembrete, meu caro. A carta, que eu saiba, não foi publicada. Mas deve ser mais um testemunho da triste penúria e miséria moral que foi o fim da vida do Reinaldo Ferreira, coitado, que voltou à morfina depois de ter esvrito as «Memórias de um Ex-Morfinómano»... (Deve estar no espólio do Rocha Martins, que está depositado,creio eu, lá para A Voz do Operário).
Nesta fase surgem duas mulheres a agradecer as colaborações e a ajuda dos amigos: Iolanda (filha) e Amélia (mãe). A mulher deixara-o, o que terá levado à recidiva do X. Aliás no livro que tem a T, que penso ser a mesma edição que eu tenho, da década de 70, da Arcádia, quando a Natália Correia era directora literária da casa, (no livro) reproduz-se uma carta (carta esplêndida, T...)do Ferreira de Castro à Natália em que esse drama passional do seu grande e velho e malogrado amigo é aludido.
Já agora: o texto do Castro é excepcional; e o do Mário Domingues, o organizador d'«O Livro do Repórter X», é também muito bom e informativo.
Abraços.

T disse...

Exactamente caro RAA: "E Reinaldo que tanto desejara esquecer, ficou esquecido ainda em vida".
Um abraço

O Réprobo disse...

Obrigado, Meu Caro Capitão-Mor,
fiquei todo contentinho...
Abraço

O Réprobo disse...

Obrigadíssimo, Caro RAA,
a ver se arranjo tempo para lá ir cuscuvilhar, a publicação seria de grande interesse.
Claro que o exemplar oferecido ao Castro está onde deve?
Abraço

O Réprobo disse...

Querida T,
caso para dizer que foi uma overdose...
Bj.

O Réprobo disse...

Meu Caro RAA,
"coscuvilhar" saiu "cuscuvilhar" na resposta que Te dei. Já nem sei se é dos "os", "is" e "us" do teclado estarem apagados, ou se tenho o inconsciente a suspirar por cuscuz...
Abraço

T disse...

Com borrego, courgette e beringela é excelente.
Bj

Ricardo António Alves disse...

Claro, claro, Irmão em Cristo, com ded. da filha Iolanda.

T: formidável não é?

Eu gosto de cuscuz, mas não suspiro por eles.
Obrigado a ambos. Vou jantar.

T disse...

É Formidável sim:)
Eu suspiro quando os cozinho. Bom jantar!
Bj

O Réprobo disse...

Querida T,
então a tal jantarada é para...
Bj.

O Réprobo disse...

Meu Caro RAA,
óptimo, menos um. Ando a ver se descubro a quem teria sido dedicado este. Assim, exclui-se um concorrente.

Olha, comi um em Marrocos que me deixou em estado de climax!
Ab.

T disse...

É para...suspense!
Gosto destas pausas narrativas, risos.
Bj

O Réprobo disse...

Ehehehehehehehe!
E temos de ver o próximo capítulo...
Bj.

T disse...

Temos que alinhavar isso...
Bj

O Réprobo disse...

Leio com o estômago!
Bj.

T disse...

E para que usa a visão?
Bj

O Réprobo disse...

Para Te Ver Melhor (fala do Lobo ao Capuchinho Vermelho).
Bj.

T disse...

Quem tem medo do lobo mau?
Risos
Bj

O Réprobo disse...

Essa não se aplica, é dos três porquinhos...
...e pensava que tinha o lupino personagem dos Grimm na conta de bom...
Bj.

T disse...

O senhor Réprobo é muito lembradeiro. No casoem questão é um mau bom E acho que o lobo devia ter comido aquela vara toda:)
Bj

O Réprobo disse...

Pois sou, é a minha costela elefantina.
Está claro, eles cantavam pior do que nós!
Bjinho