sábado, 17 de novembro de 2007

Pu...ritanismo Que os Pariu

Por falar em ódios e vinganças, sempre detestei os puritanos, pelo instinto vingativo que os inflama. Fosse o malfadado Savonarola, proibindo a dança, os Imperadores Iconoclastas de Bizâncio e Henrique VIII, destruindo imagens sacras ou os Wahhabitas Islâmicos, interditando a Poesia. Cromwell também não era flor que se cheirasse, pois baniu o Desporto ao fim-de-semana, o que, a ser seguido ainda hoje, impediria a Nossa Amiga Luar 2 de poder aplicar sinceridade ao voto que é o Seu cartão de visita e desvirtuaria a imagem típica e invejável do Inglês. Mas teve duas atenuantes de peso: salvou desenhos de Rafael e de Mantegna da sanha do Parlamento e acabou por o dissolver, medida que veio com uma boa década e tal de atraso... Este livro, que recomendo, conta bem da maldade daquela gente, dando razão a uma frase de Walpole lá citada, segundo a qual foi de todas as idades a canalização do ódio da populaça contra os seus governantes para a respectiva pompa. Mas vem desenganar quem ache que o Representativismo partidário é remédio contra esse mal a ideia fixa dos Cabeças Redondas parlamentares em destruir as colecções do Martirizado Rei Carlos I e da Alta Nobreza que o servira. Identificar Arte com pompa, eis uma ignomínia suplementar.
Assim, todas as imagens pintadas ou esculpidas que figurassem A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade e a Virgem Maria foram condenadas ao fogo. E as que não tivessem Tais Conteúdos, pela mesma ordem da assembleia política, vieram a ser vendidas no que foi chamado o Leilão do Século, dando cabo do esforço do decapitado Monarca, perseverantemente dispendido durante seis meses de estadia nessa Espanha onde havia muitos dos melhores Mestres do tempo e o grosso dos mercadores de Arte de importância.
Assim, muitas obras, grande parte delas com retratos de Filipe IV, regressaram à base. Consta que as compras de Don Alonso de Cardenas carregaram dezoito mulas. Mas Evrard Jabach, agindo por conta de Mazarino, como Richelieu coleccionador voraz, as de Cristina da Suécia e do Arquiduque Leopoldo Guilherme, bem como as arrematações de certos banqueiros Holandeses e Alemães acabaram por salvar o resto.
Afinal, os coleccionadores têm qualquer coisa se aproveitável. Mas é preciso estar sujeito aos facínoras da Revolução para o notar.

11 comentários:

zazie disse...

Este bloguinho está cada vez mais precioso. Que espanto de informação e de livrinho. Tu recomendas por sadismo ou é mesmo possível encontrá-lo?

beijoca

O Réprobo disse...

Querida Zaz,
aaaaaam, pois, não sei É uma mina de informação, 691 páginas em hardcover cheinhas dela, penso que ainda tirarei umas coisas de lá.
Agora, a obsceidade: custou-me um euro numa feira, porque o vendedor dizia que "ninguém quer estas porcarias estrangeiras".
Bjoka

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

Muito contas!... e quem eram os Wahhabitas? Alguma espécie de odientos dos dervishes e sufis?
A propósito, já respondi.. . Aquelas pequeníssimas doses tuas que deixam uma pessoa cheia de água na boca e totalmente insatisfeita, são parte do tal ''sadismo''! Tá provado. :)))

Beijinhos!
(que título Paulo! e ultimamente é só raivas, vinganças, ódios - O que para aí vai) :))))

O Réprobo disse...

Então, Querida Terp, é, mas com o enquadramento crítico, como agora se chama à demarcação. Quanto à pergunta, não sei dizer do grau de misticismo, mas foi a via islâmica que, algo temperada, veio a ser consagrada no ordenamento Saudita.
E nããããão, sadismo nenhum, tento é não fazer dos comentários postais e nestes procuro preservar um registo que lhes não faça perder a leveza do bloguismo
Beijinho

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

Caro Paulo

Fico grata pelos comentários que faças, tão curtinhos quanto muito bem te apetecer. E é isso: longos ou curtos - em que os longos, não seriam considerados NADA longos: haveria, para além da honra, apenas grande interesse no que tens a dizer de determinados assuntos, e prazer na leitura e diálogo.

Quanto ao resto, havia muito brincar.

Beijinho

zazie disse...

Já encontrei. Està à venda na Amazon por um preço irrisório.

beijinhos

O Réprobo disse...

Querida Terp,
estragas-me com mimos, a concisão é apenas vontade de dizer o essencial sem afugentar os Leitores, ou a Anfitriã, claro.
Beijinho

O Réprobo disse...

Querida Zaz,
Hossanas! Vais ver que não Te arrependes, tem informação difícil de achar noutras paragens.
Bjk.

Luísa A. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luísa A. disse...

Meu Caro Réprobo, a noção que tenho de um bom fim-de-semana, está, confesso-o, pouco associada à «agitação» de uma conscienciosa prática desportiva. Mas o meu voto é para todos.
PS.: partilho da sua aversão, tão bem expressa no título… E subscrevo o comentário da Zazie.

O Réprobo disse...

Querida Amiga,
que Bem! Quando Uma Luar dá a Iluminante Luísa...
É que eu, amador do Desporto e das Artes, não conseguiria conceber qualquer voto positivo num mundo desprovido de ambos, como da Poesia.
Espero que a concordância verse só a gentileza do elogio, ou ficarei atormentado por me presentear prazenteiramente com o sofrimento alheio...
Os últimos três postais do b.f.s. ainda são mais imprescindíveis do que os outros. Um prodígio!
Beijinho