segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Protesto

Das mais horríveis entre as muitas imagens horrendas com que a televisão me brindou, nunca esquecerei a de há vinte anos, duma ilha japonesa habitada por pequena comunidade piscatória, em que a turba se juntou para matar à paulada dois golfinhos que tinham dado à costa. As câmaras gulosas apontaram para as crianças que aquela gente má obrigou a presenciar o espectáculo e para os animais em agonia. Choravam uns e pareciam chorar os outros.
Quando se anuncia a retoma da caça à baleia, sob a forma da carnificina industrializada de uma frota que é exemplo da massificação da morte que a técnica facilita, apetece dizer que da dureza plebeia à indiferença capitalista pelo sofrimento e pela progressiva raridade pouca ou nenhuma diferença faz; e que se tornaram lugubremente traços assimilados de uma Nação que, se cultora da Força, nos habituou também a sê-lo do requinte e da sensibilidade. Só o que é bom se vai.
Fica uma mensagem de proveniência musical que não estimo, mas de humanidade que me faz apetecer abraçá-la: «As Baleias», por Roberto Carlos

16 comentários:

T disse...

Eu não consigo ver essas chacinas.
Fico repugnada por completo com os seres humanos, bj

O Réprobo disse...

E passos atrás no banimento destas atrocidades lucrativas mostram a falta de qualidade de muitos seres que se dizem humanos, T.
Bj.

Capitão-Mor disse...

Repugnante, de facto. Apesar de não ser grande apreciador deste senhor, não consigo ficar indiferente ao escutar este tema.
Abraço!

O Réprobo disse...

Totalmente coincidente com a Sua, a minha opinião, Meu Caro Capitão-Mor. Tudo o que contribua para denunciar o pior que há no homem deve ser posto em realce. E o abuso dos meios tecnológicos para desbaratar vida inocente que ainda teime em subsistir está à cabeça desse lado desgraçado.
Abraço

Anónimo disse...

Fico doida com essas coisas... Baleias, golfinhos, focas... Quem lhes desse uma paulada a eles!!!
Realmente o Homem é mesmo o Maior Predador de todos!

O Réprobo disse...

Querida Luar,
e sem a desculpa das necessidades primárias, com as toneladas de comida que se desperdiça...
Para não falar nas focas, viva a BB.
Inteiramente de acordo, mas com força, das valentes.
Beijinho

T disse...

Engraçado falar nela.
http://diasquevoam.blogspot.com/2005/12/brigitte-bardot.html
Bj:)

Anónimo disse...

Bem... A BB por muito que eu goste dela não anda lá muito bem da cabeça. Defende os animais mas depois apoia quem não deve (digo eu) e não gosta de pretos, etc, etc... Assim também não!

O Réprobo disse...

Querida T,
preocupações comuns?
Bjinho

O Réprobo disse...

Quem não deve? Mas agora há deveres de apoio, Querida Luar?
Beijinho

T disse...

Ou admirações comuns?
Bj

O Réprobo disse...

Pois, as afinidades efectivas...
Bj.

T disse...

É isso mesmo e tanbém gosto muito de jeriquinhos, risos
bjs

O Réprobo disse...

Têm unas orelhas lindas, embora o pelo, por vezes, não deixe vê-las...
Bj.

T disse...

Nada que uma tesoura não resolva:)

O Réprobo disse...

Isso é para fazer lugação ao post de alteração do penteado no «Dias...»? Nada tão radical, basta de quando em vez apanhar o cabelo...
Bjinho