segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Um Dia Intrincado

Não sendo Fascista nem Democrata, gozo que nem um perdido que sou com o facto de o Presidente Chávez, um socialista autoritário-populista, chamar fascista a um liberal, que de camisas partidárias só conhece as azuis que herdou na Família.
Isto quando a vestimenta identificativa do movimento Bolivarista do Coronel Venezuelano é de um tom quase igual ao da milícia Garibaldina, que integrou a coligação em que Mussolini se estribou para chegar ao poder...

A Amazon, por seu turno, apresentou uma engenhoca para transferir os textos literários para suporte audio. Não que na História a leitura em voz alta não haja tido papel de relevo, em família, grupos exegéticos, perante doentes ou Pessoas de Qualidade. Ainda pode ser importante para invisuais, lembremos Borges e Kodama. Mas para o vulgo vai é contrariar os hábitos de concentração e estudo que a leitura estimula, o que é lá com eles. E fomentar a abstracção do que os rodeia, encerrados a sete chaves nos seus headphones, o que pode ser com todos nós.

Nunca a Sérvia me foi país simpático, por recordar ter sido a sua agitação nacionalista que fez eclodir a Primeira Guerra Mundial, bem como pelas baixas vinganças, comparativamente pouco faladas, e pelo domínio da artificialidade Jugoslava que precederam a Segunda e lhe sucederam. Mas assinei um papel contra a intervenção da NATO anti-Milosevic, porque não gosto de ver bombardeiros americanos a despejar na Europa. De bom grado lhes concedo Iraques, Irões e outras Coreias, desde que deixem o Velho Continente em paz. A vitória dos indepedentistas do Kosovo, entretanto, não me alegra um nico. Que tradição é que aquela terra tem a sós? As razões separatistas apontariam para um irredentismo albanês, se a Albânia estivesse para digerir aquele torrão difícil e ficar um tanto mal vista na corrida para o desiderato dos milhões da UE. É, portanto, uma humilhação adicional para Belgrado, a última possível, tendo por base um território onde ocorreu batalha que é o próprio emblema da sua identidade. É aí que está o busílis, mais do que nos "maus exemplos" que possa dar a autonomias mais a Oeste. Tomem lá o Taci, mas não exultem, nem se venham queixar...

25 comentários:

T disse...

Viajar de comboio à noite com os phones ligados a ouvir histórias parece-me bem. O pior é que adormeceria logo, porque o efeito das vozes para mim é tranquilizante.
Bj

O Réprobo disse...

A mim já faz um pouco de confusão o ensimesmamento com a música nas orelhas, mas essa não afastará da leitura, nem fará perder a endurance que devorar ficção. Isto é demais.
Bj.

T disse...

Eu tb prefiro ler, mas imagine-se numa viagem longa à noite com luz insuficiente : eu tenho destinados uns cds com o Ulysses para o efeito.
Há sempre vantagens a colher com o PROGRESSO. risos
osc,

O Réprobo disse...

Ehehehehehe. Também se falou, há tempos, num aparelhómetro que transferia para o cérebro humano os textos, durante o sono. Lembra-Se do capacete?
Bj.

T disse...

O capacete dispenso. Agora a si um chapelinho ficava-lhe muito bem.
Bjs

O Réprobo disse...

Ai, ai, ai, voltamos ao mesmo?
Bj.

T disse...

Vira o disco e..
Bj

O Réprobo disse...

Então foi enganada? Não comptou um com músicas diferentes nas duas faces?
Vê-se bem que sou geração vinil, ehehehehehehe.
Bj.

Anónimo disse...

¿Fría recepción del Presidente Sarkozy al Gorila Rojo?

Capitão-Mor disse...

Felizmente, e depois do episódio com o Rei Juan Carlos, a ascensão de Chavéz poderá ter ficado estagnada...
Abraço

O Réprobo disse...

Meu Caro Filomeno,
o Sarko deve gostar tanto dele como eu de bacalhau cozido com batatas...
Ab.

O Réprobo disse...

Meu Caro Capitão-Mor,
o que me custa é ver Pessoas de Quem sou amigo e que admiro porem no mesmo plano o Rei e um caciquezeco malcriado. Considero-o quase tão grave como as aspas nos Mártires sacrificados pelos Vermelhos, que critiquei na imprensa portuguesa.
Abraço

T disse...

Qual geração vinil...ainda é um menino, bj

O Réprobo disse...

Gugu, dadá.
Jinho

T disse...

Corrijo: bebézinho.
Bj

O Réprobo disse...

Isso dá mais miminho?
Bj.

T disse...

Não sei. Terei que avaliar com o pediatra!
Bj

O Réprobo disse...

Vamos brincar aos médicos?
Yuuuupiiii!
Bj.

T disse...

Precisa de ser sedado antes!
:)
Bj

O Réprobo disse...

Essa digitação... não saiu o hífen e o pronome "se" ficou colado à conjugação do verbo dar.
Bj.

T disse...

Eu digitei muito exactamente:) O menino é que está a tresler.
Percebeu?
Belc

O Réprobo disse...

Eeeeeeeeu?! Isso é que é limitar a liberdade do intérprete.
Chuuuif.

T disse...

É assim, nada como uma ditadurazinha:)

O Réprobo disse...

«A Linda Ditadora», um clássico de Hollywood...
Bj.

Anónimo disse...

Sensatísimas y valientes declaraciones sobre Kósovo del Major- General Raúl CUNHA.........