terça-feira, 28 de agosto de 2007

A Cabra Expiatória

Anda meio mundo a cair em cima da pobre Miss U S Teenager 2007. A coisa tem antecedentes, porquanto os naturais da Carolina do Sul são tidos como os parolos da Federação, um pouco como os franceses fazem os belgas. E, no entanto, a resposta da rapariga encerra virtudes: a da diplomacia, em vez de dizer o óbvio, isto é, que para muitos americanos os Estados Unidos SÃO O mundo, canalizou a falha para a desculpabilizante desmunição, um pouco como todos os fracassados que se desculpam com as dificuldades económicas do meio em que nasceram. Com uma diferença, ela estava a desculpar os OUTROS.
O resto não lhe deve ser imputado. É uma variante da clássica pena pela fome, guerra e analfabetismo no Mundo. Sede de consensualismo que só peca pelo vago que tem, neste, como noutros casos. Disseram-lhe para manifestar preocupação com a situação do Iraque, da Ásia, da África do Sul (o ponto dela devia ter pouca noção do desenvolvimento do país homónimo) e que expressasse o desejo de ver os States ajudarem as nações com sistemas educacionais mais insuficientes. Foi o que a gaiata fez.
E, que diabo, Colombo nunca poderia apontar o território da União no mapa, justamente por não ter um, embora haja ficado com os louros da descoberta do continente, ao arribar a umas ilhas...
A jovem é uma Boa Americana.

2 comentários:

Luísa A. disse...

Caro Réprobo, chama-lhe «gaiata» e toda a sua defesa das virtudes da Miss U S Teenager se desmorona… :-D

O Réprobo disse...

Ehehehehehehehe, Querida Luar. Não era uma defesa muito empenhada, convenhamos. Mas pretendia denunciar a tentativa de tapar com peneira(s) a evidência meridianamente clara de que nos EUA, salvo em meios académicos ou sociais restritos, se afere o globo pelos 50 estados. Nunca esqueço na abertura dos jogos Olímpicos de Los Angeles a apresentação dos países comparando-os aos membros da Federação. Desculpe mas não consigo perdoar que alguém apresente a França como uma percentagem do Alaska. E escolhi, propositadamente,uma Nação com longa História pela qual não tenho simpatia.
Como também quis sublinhar a acefalia da consensualidade à custa de qualquer noção concreta que procuram infundir aos discursos das candidatas em concursos de Misses. Esta não fez pior do que as outras, só foi mais apressada em vomitar o que as fazem decorar.
Que outra coisa poderia chamar a uma teenager?
Beijinho