domingo, 19 de agosto de 2007

Imagens da Leitura 1

94 Graus à Sombra
Ora então que proponho, para manter a ligação nestes dias de repouso? Em cada dia uma imagem de Leitura que me haja seduzido, retomando com Setembro o padrão habitual.
Assim, começo por pensar na debandada para o campo, com a consequente alteração da própria pele, depressa coberta por aquele pó que inexiste na cidade, maneira extrema de nos sentirmos outros e de escaparmos às rotinas que oprimem, como, em certa medida, ao horror da ausência delas, expresso na condenação a permanecer numa metrópole abandonada por aqueles com que habitualmente convivemos e a tornam passável.
Como a imersão num livro, fuga às caras anónimas que somos forçados a contemplar em cada dia útil, essa condição incompatível com o Belo. E, adicionado a ele, o Bucolismo acentuado pela Literatura, transportando duplamente a nossa personalidade a metamorfoses e ambientes extraordinários, os quais, como o sonho, contribuem para o equilíbrio mental - que não prescinde de se visitar numa forma de si diversíssima da que, nos outros meses do ano, nos cansa.
Por isso gosto tanto deste quadro de Alma-Tadema: a sombra não se aplica apenas à do Astro-Rei; é também a da Amizade a que acabo de me acolher, como dela se poderia dizer ao calor, de resto.

11 comentários:

Anónimo disse...

Tumbado......¿Mala postura para la lectura?

O Réprobo disse...

Neste caso, Caro Çamorano, desde que não exageradamente, talvez contribuísse para corrigir o pendor natural de curvar-se para a frente.
Abraço

Mário Casa Nova Martins disse...

Ontem voltou a ser mau de mais!
Ao menos que Don Çamorano tenha mais sorte com o Real.

Abraço

O Réprobo disse...

Caríssimo Mário,
eu já nem posso ouvir o Fernando Santos com a cassette da "entrega dos jogadores": a entrega que se impõe é a do lugar dele, irra!
O Mourinho já dizia "vantagem mínima a menos de cinco minutos do fim? Bola num cantinho E NÃO SAI DE LÁ".
Subscrevo o voto referente ao Real.
Abraço

Anónimo disse...

Amigos Portalegrense y Réprobo: el Madrid (Real) dejó escapar a Cristiano Ronaldo y a Reyes.......El Madrid (Atlético)ha hecho mejores fichajes: Cuaresma y Sabrosa.......Ab. a ambos.

Mário Casa Nova Martins disse...

Amigo Don Çamorano, o Quaresma continua no Futebol Clube do Porto, não foi para o Atlético de Madrid.

Abraço

Anónimo disse...

Entonces.....¿Cuál es el otro portugués del Atlético de Madrid? Ab.

Anónimo disse...

Amigo Réprobo: "Solitario porque Réprobo".......¿No fue detenido en Lusitania Feliz O "El Solitario"?

O Réprobo disse...

Meu Caro Çamorano,
há vários: o Maniche, o Costinha e o jovem defesa central José Castro, que bem gostava de ver no Glorioso.
Outras solidões, bem malditas, decerto. Mas sabes, Çamorano, mesmo nesse plano já há uma cópia, um "solitário" português, que permanece em liberdade.
Por outro lado, na blogosfera, o anseio deste réprobo, solipsista na soltura opinativa, é estar preso à companhia de todos Vós.
Abraço

Anónimo disse...

Amigo Réprobo: veo los buenos oficios y consejos del gran Paulo Futre en los fichajes lusos del equipo del Manzanares (que será dentro de poco de La Peineta). Esperemos que obtenga éxitos y deje de ser "El Pupas". Un abrazo.

O Réprobo disse...

A ver vamos, Caro Çamorano. O Simão é meia equipa, digo, meio caminho andado(a).
Abraço