sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Homem Universal

Aniversário de Alexander von Humboldt, desde Leonardo e mais que Franklin ou Rubens, um multifacetado filão de talentos. Goethe dizia-o a cornucópia de onde brotavam todas as riquezas das Ciências Naturais e que se aprendia mais com ele numa hora do que numa semana recorrendo aos livros. E não leu poucos, como a imagem do seu gabinete de trabalho sugere. Mas todos o davam como grande conversador, atentando nos aspectos mais pequenos do Homem e do Planeta, sempre na mira de achar a Unidade Essencial da Natureza, que também o fez viajante de excepção. Magnífico a desenhar, serviu o seu Soberano como diplomata junto de Luís Filipe, mantendo um bom relacionamento com ele, o que era difícil, que o diga Liszt, o qual perdeu uma condecoração desejada por, respondendo à provocação do Orleães acerca de quanto as coisas tinham mudado desde a última vez que se tinham visto, antes da chegada dele ao Trono, ter deixado escapar que essa modificação não tinha sido para melhor.
Humboldt conseguiu ainda ser homem de família, dedicadíssimo ao irmão ministro e, coisa difícil num sábio, nem ser desinteressado como Kant, nem puritano como outros, em matéria de Saias.
Pouca gente não gostava dele. Se fosse mais lembrado, poucos não gostaríamos de ser como ele.

5 comentários:

Xantipa disse...

Caro Réprobo,
Hoje vim ao seu blogue pôr a leitura em dia.
Que bom!
Que lufada fresca!
Gostei bastante de ler sobre o Humboldt, de quem pouco sabia (estive uma vez, em 1989, à frente da universidade com o seu nome, em Berlim).
E sobre Aristides! Talvez eu seja mais optimista, mas acho que ainda há Homens destes.
E diverti-me a praticar bibliomancia!
:)
Um grande abraço

O Réprobo disse...

Querida Xantipa,
Humboldt era uma figura impar. E gosto muito deste retrato, rodeado pela livralhada. Pena os animais empalhados, mas num investigador do ramo seria demais pedir uma sensibilidade forte respeitante ao tema.
Ainda há Homens como Aquele?! Longe de mim contradizê-La. Mas andarão tão à paisana que os não consigo reconhecer.
Então e os resultados das aberturas de páginas reveladoras? Não os partilha com os amigos?
Beijinho

Je maintiendrai disse...

Justiça! Haja alguém na blogosfera a recordar uma das mais fascinantes personagens do sec. XIX. Mais Humboldt para breve; daí ou daqui?

Je maintiendrai disse...

Empalhados? Gatos, espero.

O Réprobo disse...

Olha Quem chegou! Vou tentar postar recepção capaz.

Vamos a isso. Por que não uma desgarrada?

E vem propvocador! Não, Caríssimo Je Maintiendrai, o ramo era mais o das aves. Os Passarões que se acautelem...
Abraço amigo