sábado, 15 de setembro de 2007

Paulo à la P(l)age

Ora aqui está o que eu chamo um belo dia de praia! Excelente Companhia e igualmente refrescante bebida numa esplanada sobre o mar, sem vento contra o qual ter de estar de prevenção e, cúmulo da felicidade, encontrando uma feira do livro no regresso.
Os preços? Tão apetecíveis que só não os descrevo como negócio da China por o episódio que põe esse Grande País na ordem do dia, a opressão esterilizadora do Povo Tibetano, ser transacção que custou demasiado caro à Humanidade - a Honra das chancelarias das Nações.
Resultado: vinte volumes a mais, dos quais Vos dou um cheirinho de cinco.
Vida de um político que me tem valido mais como fonte da História, sobre esse Século XVII que com a Grécia Antiga e a Inglaterra Victoriana forma a tríade epocal que mais me atrai. O Homem, aliás, era melhor vidente do que Nostradamus e escreveu escolher um ministro é fazer vinte invejosos e um ingrato. Pensei muito nele, no conhecido episódio do Dr. Santana e do ministerial Chaves que acabou por o apear.
*
É provavelmente o que lerei primeiro. Não por prioridade de gostos, mas pela mui prática razão de tentar saber se o devo colocar na prateleira da História das Religiões, ou na da Ficção.
*
Henry Adams ergueu a célebre Abadia (pen)insular aos píncaros de emblema da Cultura, mais, da Espiritualidade Europeia de séculos. Espero aqui uma biografia menos simbólica, por um singularíssimo e sempre aconselhável Preservador da Tradição.
*
Para que nem me acusem de exclusivista nem de ignorar o que a Genealogia oferece. É cá um bloco... se tamanho for documento do Saber, estou servido.
*
Vem como atestado que me garanta imparcial. Só espero que não seja areia demasiada para a minha camioneta...
Prontos, como se diz. Tenho ou não por onde esbracejar?

21 comentários:

Anónimo disse...

Colheita para ninguém botar defeito.Foi um belo dia de praia,sim senhor!
Acontece é que o Paulo fala em cinco volumes,e no meu visor só aparecem quatro:um sobre o Cardeal de Retz,o segundo sobre(mais um?)segredo dos Templários,uma monografia da bela Saint-Michel,e um outro sobre a África.Onde perdeu o quinto?

(Há tempos,já não sei porquê,fui pesquisar no google sobre a figura do Cardeal,e tomei nota de uma frase sua que é digna de figurar no "cantinho":)-"Quando os que mandam perdem a vergonha,os que obedecem perdem o respeito"
Beijo

Anónimo disse...

Pronto, acabou de aparecer o quinto.Foi falso alarme;não perdeu nenhum pelo caminho :)

T disse...

Um carrinho de rodas para carregar os livros dava jeito, não? Risos.
Beijinho
Cristina tem um TPC para si no meu blogue, página 161 de seu nome, um beijinho para si:)

Anónimo disse...

Boa Noite,T.
Obrigada por se ter lembrado de mim.Vou tratar já do assunto,partindo do livro que estou a ler neste preciso momento.
Beijinho

Jansenista disse...

Bela selecção!

Anónimo disse...

Sarkozy 5- Gordon Brown 0

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

iremos todos lucrar, pois vamos lê-los com os olhos do Paulo, espero.

O Réprobo disse...

Querida Cristina,
certamente custou a aparecer por a vetustez do tempo a que refere implicar o apagamento de muitos indícios da época...
O Cardeal é um escritor de mão cheia. Pena que politicamente não haja evidenciado a mesma clarividência, deixando-se atolar nas rivalidades da Fronda.
Beijo

O Réprobo disse...

Querida T,
Onde é que eu já ouvi isto? Se me visse, com as duas sacadas, parecia um halterofilista. Oooops, esta também não me é estranha.
Beijinho

O Réprobo disse...

Obrigadíssimo, Caro Jans. Ainda há mais, como as «Memórias» de Lord Moran, ou «A Igreja no Século VI», de Duchesne. Traduções minhas dos títulos.
Abraço

O Réprobo disse...

Meu Caro Çamorano,
eram de uma biblioteca de francófono, se não francófilo. Não vi lá um livro em inglês. E até as memórias que referi antes eram em tradução para a língua de Molière.
O Sarko está in...
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Júlia,
essa é que me deixou completamente enlarachado! Olhos deformadores, receio sempre.
Então, viu a imortalização do militar?
Beijinho

Xantipa disse...

Caríssimo Réprobo,
Sabe que o invejo? A inveja é muito feia, eu sei, mas é o que sinto: como sou uma proscrastinadora nata e uma entusiasta (já viu a mistura?), sofro por não ter tempo (mentira! Tempo há... é uma questão de opção... mas... procrastino...)para saber tudo o que gostaria. Então venho aqui, como uma masoquista, sofrer com a minha ignorância e invejar a sua ordenação do tempo para fazer tanta coisa...
Depois desta confissão, só me resta continuar a vir aqui espreitar os outros 15 livros...
Um beijinho

Anónimo disse...

Doble juego de palabras: Pauline a la plage, Paulo a la páge.........

O Réprobo disse...

Querida Xantipa,
Quando a "inveja" é uma forma de expressão de sentimentos amigos e de indulgência para com as insuficiências daqueles com quem se fala é das coisas mais belas que existem. Por esta Lhe fico grato.
Se julga que consigo lidar bem com o tempo... é um caos, a minha vida. Estas aquisições, por exemplo, nada programadas, nem sabia da existência da feira, aqui no paredão, à porta de casa. Anda uma pessoa durante a semana em buscas desenfreadas pelos alfarrabistas da Capital e o tesouro aqui tão perto.
Mas se a imaginadíssima ideia que deu de mim é o segredo para A ter cá, amiúde, renuncio a desmenti-La.
Beijinho grato

O Réprobo disse...

Meu Caro Çamorano,
eu sabia que um Cinéfilo como Tu não falharia a... paráfrase fácil remetendo para Rohmer.
Abraço

Anónimo disse...

Amigo Réprobo: gracias por tu generosidad, soy cinéfilo de serie B, de cine de barrio.......Respecto a "Pauline", recuerdo haberla visto en su momento(en versión original con subtítulos) en los Cines Alphaville de la Calle Martín de los Heros de Madrid, poco antes de una septoplastia; la siguienta película, en la misma Sala: La mujer flambeada, con la bellisima Gudrun Landgrebe). Ab.

O Réprobo disse...

Ah sim, essa fita de director tão desigual. Mas é como dizes, a Actriz era um pitéu, logo não admira que a levassem a lumes que permitissem cozinhados...
Abraço

T disse...

Hmmmmmmmm:) Halterofilista!!! Risos.
Foi o fato que usou na esplanada?
Beijinho

T disse...

Eu já lhe escolhi uns modelitos, risos. Gosto muito do que tem boné e o que me parece um cifrão.
Beijinhos

O Réprobo disse...

Já vou ver isso. Nem um homem pode apanhar sol!
Beijinho