quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Do Espiritual Na Arte

Um achado que é notícia por más razões, pelo que se não pode considerar uma notícia que é um achado. Tudo o que tem voz na imprensa das Belas Artes - e em cantinhos da generalista - fala no "quadro que foi encontrado num monte de lixo e custa um milhão de dollars", sem que alguém medite em como essa redução de e ao valor pecuniário poderia desgostar o Pintor Rufino Tamayo, que a fez. De origem índia, sempre insistiu, contra as tentativas de engajamento nos movimentos políticos revolucionários materialistas, em veicular na sua Arte uma visão da Tradição, legitimada pela sua extracção étnica; e da espiritualidade pessoal e familiar, solidificada pela sensibilidade que exercitou.
Ladrão ou receptador que o tenha deitado fora, possivelmente por tê-lo como dificilmente vendável, a viúva do proprietário a quem o tinham roubado, insensível até ao facto de haver sido presente conjugal, de imediato o alianando, vieram afinal conluiar-se com os adversários da teorização estética do Fazedor da obra, na medida em que tenham considerado tão-só a sua avaliação patrimonial. Que deixa um travo de melancolia em quem goste de pintura. Para além do investimento, digo.

7 comentários:

Anónimo disse...

S. Qualquer pintura merece destino diferente do lixo.

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

As pinturas de Chagall serviam de tapete do chão à família...hahaha.
Como eram mais pobres...semrpe lhe davam um uso...

E rudolfo...qualquer pintura, também não!

Há montes delas que só devem ter esse destino! Olhe que minhas já lá foram parar muitas...! :)

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

E mais ou menos a propósito vejo que continuo com o ''quadro'' que Google me deu para ''foto''! :)

O Réprobo disse...

Meu Caro Rudolfo Moreira,
sem dúvida, pelo respeito que o labor com objectivos elevados merece. Embora alguns resultados...
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Terpsichore,
e eu que a princípio temera ser uma escolha...
Essa de capachizar o Chagall é demais, ehehehehehe. Mas aposto que terás dado muitas alegrias a amadores da Arte, como desgostos a nós: "por que não estava lá eu". Isto apenas pelas garantias que o contacto com a Autora dá.
Beijinho

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

Hahah, pois enganaste-te Paulo... :) : Google não gostou pelos vistos da minha ''Terpsichore'' e eu ando sem tempo para mudar... agora vai ficando assim até haver ''férias''!
Lamento o choque estético!
Mas pronto, vai contra outros choques estéticos que eu sofro! :)

Quanto ao Chagall era uma forma de arte incorporada mesmo no dia a dia...:)

Beijinho!

O Réprobo disse...

Paciência, Querida Terpsichore, o Que não participa da Beleza tem ao menos a compensação de riqueza cromática. Parece um televisor com a sintonização avariada...
Beijinho