segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A Mística do Dia

A Comunhão de Santa Teresa de Cláudio Coelho

Sempre tive um fraco pelos grandes líderes que moderam com humor a avassaladora adesão sem nichos de descanso, por parte dos seus discípulos. Freud com o charuto, Lueger dizendo que escolhia quem era judeu, mal-comparada porque superior a esses e muitos outros, a Santa de Ávila de que passa o dia. Certa vez, uma freira mais nova veio confessar-lhe tentações vulgares que promovia a pecados hediondos. Consta que a Grande Superiora lhe terá respondido com uma pragmática tão grande como os seus enlaces célebres de êxtases espirituais somatizados: minha Filha, nenhum de nós é perfeito. É preciso é tomar cuidado para que essas imperfeições não se transformem em maus hábitos.
A Todas as minhas Leitoras que tenham o nome Teresa, à maneira dos Ortodoxos, que celebram a festa pessoal na data do Santo do nome.

17 comentários:

T disse...

Por acaso o Filomeno já me tinha desejado um bom dia. Sempre gostei da Teresa de Ávila por ser uma força da natureza.
Bjo

Anónimo disse...

«Sou judeu. Eu e a minha família estamos muito gratos a Portugal e a Salazar pelo asilo que recebemos durante os anos terríveis da II Guerra Mundial.
Por isso não posso deixar de protestar contra o infame programa da SIC querendo denegrir esse grande Homem. Um figurão com orelhas de burro e sem um mínimo de dignidade, atreveu-se a dizer que "... Salazar não era português". Simplesmente fantástico! Soube depois que esse figurão era "advogado" (?) é uma figura grada do governo actual. Se Salazar "não era português", quem são para o tal figurão os portugueses? Serão os traidores, os espiões, os agentes do estrangeiro, os cretinos, os canalhas!
Tenha juízo! Respeite os portugueses. É lamentável que outros políticos não se tenham manifestado contra a asneira e a infâmia. Como Portugal se degradou, meu Deus!
Escreveu alguém, creio que Guerra Junqueiro, que "o povo português era um povo de escravos, tão infelizes, que se julgavam livres, e aplaudiam os seus senhores, os seus capatazes e até os seus carrascos". Os políticos actuais julgam-se muito espertos, e afinal não passam de escravos promovidos a capatazes.
Desde 1974 que o povo português é submetido a uma lavagem ao cérebro e serve de cobaia aos sociólogos da propaganda americana. É por isso que os anões não gostam de Salazar. Salazar era demasiado grande para a sua pequenez. Daí a causa da sua raiva paranóica"
Pela amostra desta infâmia da SIC e do silêncio de tantos, sou obrigado a concluir que todo o auxílio recebido de Portugal é unicamente devido ao grande Estadista e grande Português que foi o doutor Oliveira Salazar. Os "portugueses" de agora ter-nos-iam vendido aos nazis!
Deus acuda a Portugal, são votos de um judeu amigo de Portugal.»

- David Baumgarten

O Réprobo disse...

E a obra literária dela, toda impregnada de Expectativa na dimensão humana que aspira, também não é de desprezae, Querida T.
Beijinho

O Réprobo disse...

Quanto ao texto do Sr. David Baumgarten, houvesse um bocadinho mais de razão para Lhe dar e eu ia a correr buscá-la. Mas não Se indigne demasiado: as palavras não custam nada; e que se poderia esperar de políticos de partidos, para mais, partidos que pertencem a internacionais. Mais não posso dizer porque não vi esse entretenimento televisivo. E, pelos vistos, nada perdi.

Anónimo disse...

A minha sobrinha,Maria Teresa,só porque é muito pequenina é que não lê o "Afinidades":)
É um nome lindo.
Beijinhos à T e ao Paulo.

T disse...

Beijinhos à querida Teresa :) Tenho pena de não ter uma sobrinha com esse nome.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

eu gosto de Santa Teresa d'Ávila, é uma figura interessantíssima e pelo que tenho lido dela,mas de freira tinha muito pouco :-))
Tem também poesia belíssima.

Os sonhos dela !! hummm nem precisam ser analisados por nenhum Freud.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Caro Senhor
As sua palavras encheram-me de júbilo.
Assim houvesse mais portugueses como o Senhor!
Cumprimentos
David Baumgarten

O Réprobo disse...

Obrigado, Querida Cristina, fica então também incluída na lembrança essa Leitora do Futuro.
Beijo a Ela e um, maior, à Tia

O Réprobo disse...

Meu Caro Filomeno,
grandes palavras, Grande Exemplo.
Abraço amigo

O Réprobo disse...

Meu Caro David Baumgarten,
assim houvesse mais a não terem pudor em exprimir um pensamento similar, concordo. Mas, no resto, conheço demasiaamente os meus defeitos.
Abraço

Anónimo disse...

hi,hi,hi, o 'desgraçado' do pl nunca é bem tratado e este é só salamaleques...

Anónimo disse...

http://dragoscopio.blogspot.com/2007/10/sem-direito-nem-avesso.html

hi,hi,hi... caiu quem nem um...

O Réprobo disse...

Como viu, nem por isso.

Anónimo disse...

Di Toledo non trovo nulla da dire in particolare; sono stata piú colpita, invece, de AVILA, con la sua cattedrale, certo, ma soprattutto con la reminiscenze di SANTA TERESA. Mi ha suggestionato in particolare la capacitá de Avila di rappresentari in modi disparati la forza di questa donna(Isabella Bossi Fedrigotti)

O Réprobo disse...

Meu Caro Filomeno,
Tem muitíssima razão a signatária Isabella. Só conheço outro exemplo de uma Terra tão bem sucedida em transmitir a pujança da Santidade de um dos Seus: Siena, com Santa Catarina. Por sinal, duas das quatro únicas Doutoras da Igreja.
Grande abraço