domingo, 23 de setembro de 2007

In Vino Veritas

Não continues a beber apenas água, bebe um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes indisposições.
São Paulo, 1ª Epístola a Timóteo, 5, 23

Em dia de lagarada, uma notícia me deu que pensar. A da aptidão do vinho para localizar filões metalúrgicos não quererá dizer que a ambição alquímica de aperfeiçoar a Alma e a Saúde, começando pelo domínio dos metais, teria como segredo um alimento havia muito descoberto? Património que é da Civilização Judaico-Cristã que nos gerou, com a Terra Prometida dada como vinha e o produto consagrado transmutado em Sangue do Salvador, oposto ao proibicionismo islâmico que protela para o Paraíso a corrente vinícola que teria de suportar a concorrência das 72 virgens, não encerrará, nos nossos dias, a potencialidade de nos unir contra o radicalismo maometano e o eurocrata que querem enfraquecer ou erradicar este néctar?
Das quadras da nossa Tradição:

Hei-de morrer numa adega,
O tonel é o meu caixão;
O vinho é a minha mortalha
«Prá» estar de copo na mão.

Rapazes, quando eu morrer,
Lavai-me devagarinho;
Por baixo com aguardente,
Por cima, botai-me vinho.

As Bodas de Canã, de Paolo Veronese

16 comentários:

Anónimo disse...

Boa Tarde Paulo,
a leitura do excerto da epístola de São Paulo lembrou-me o costume da minha avó de,quando na Escola Primária,e na hora do recreio,ia a sua casa,vizinha,pedir um copo de água ela me dizer,sempre,"a água faz-te mal,bebe antes um pouco de vinho".
Claro que em casa já tinham alertado para os perigos deste em tão tenra idade,e quando lhe dizia dessas razões,ela murmurava,invariavelmente:"Modernices!":)
Beijo

O Réprobo disse...

Ora a Avó da Cristina é que sabia. Também na minha Família há Primas de idade avançada que protestam serem os problemas de saúde da Minha Mãe resultado, em grande parte, de se não ter habituado a um copito por dia.
Beijo

T disse...

Em minha casa sempre houve vinho e água à mesa. Gosto dos dois.
Mas que o vinho dá alegria, ai isso dá.
Beijinho

Anónimo disse...

¡Messageiro de Bragança! ¡Qué recuerdos! Estuve suscrito durante dos años al mismo, en la época que era dirigido por Don Inocencio........Ab.

O Réprobo disse...

Eu gosto muito de água, T, bebo imensa fora das refeições. A estas, no entanto, tem de ser outra coisa, vinho, preferencialmente, ou cerveja.
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro Çamorano,
E no Sul da Província transmontana que tanto Te agrada, o Douro é região de pinga bem merecedora...
Abraço

T disse...

Sim eu tb prefiro água fora das refeições e fresquinha.
Preparei o saco para o vidrão e lá vão 8 Planaltos, despejadas no jantar com amigos de ontem cá em casa. Este tempo pede vinho branco:)
Beijinho

Anónimo disse...

Amigo Réprobo: hablando de Tras-os- Montes, nunca entendí la división administrativa que considera a Castro Laboreiro y Chaves como localidades trasmontanas, cuando más parecen minhotas, aunque la primera sería minhota de altura o montaña. Por cierto, en la zona de Rodeiro, Castro Laboreiro, recuerdo haber bebido al estilo perrito(no llevaba vaso) de un mini- arroyo de aguas cristalinas en el mes de Agosto de 1982, en excursión improvisada que partió que la cercana aldea orensana de Jacebanes.......Ab.

Anónimo disse...

e vinhos sercial e bual

O Réprobo disse...

Eu sou muito tintista, porém os Planaltos são uma magnífica excepção. Próximo jantarzinho é favor colocar mais um talher, Dona T.
Bjinho

O Réprobo disse...

Meu Caro Çamorano,
grandes andanças transmontanas! Também lá tenho uma costela, também lá tenho uma.
Abraço.

O Réprobo disse...

Caro Anónimo,
é um mundo.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

não concordo nada com o que diz Çamorano. Tenho raizes em Chaves, que para mim é o coração de Trás-os-Montes.
Minho não tem nada a ver com Chaves. Nem as gentes, nem o vinho, nada...

Bem, "Que venha lá aquela pinga de Valpaços - para saber se a gente é gente/ou para gente nos sentirmos" diz um poeta transmontano meu amigo

Mas eu prefiro embriagar-me de poesia,à maneira de Baudelaire.

beijinho

O Réprobo disse...

Querida Júlia,
se bem recordo, "para não sermos os escravos martirizados do Tempo" o autor das «Flores...» deixava à nossa escolha a embriaguez com vinho, ou virtude, além da Poesia...
Bom, isto está cheio de transmontanos!
Beijinho

T disse...

Com certeza Senhor Réprobo. Quer lugar com vista para a janela? Risos.
Beijinho

O Réprobo disse...

Como Queira, Queridíssima Amiga, sendo certo que vista alguma conseguirá distrair a minha atenção da Anfitriã...
Beijinho