sábado, 29 de setembro de 2007

Nuit et Brouillard

Foi frutuosa em movimentações a noite que muitos adeptos do PSD querem ver transformadora do partido em Fenix. O líder derrubado pouco conta. Da incapacidade pura de ganhar debates parlamentares ao Primeiro-Ministro, mesmo no período das mediocridades académico-persecutórias em que era mais fácil, à indesculpável demissão na questão do aborto, nada conseguiu pôr na mesa que lhe aumentasse um pouco a estatura política. O único caso em que tinha um ponto de princípio a que se agarrar, o da CML, deixou que se arrastasse, com o descalabro da imagem de uma máquina partidária desejosa de devorar independências a preceder a hecatombe eleitoral.
Já toda a gente tinha percebido que ele era completamente incapaz de gerar empatias, o que o Dr. Menezes não é, embora se possa pôr em dúvida a extensão territorial que as mesmas consigam atingir. Todos os nasal-empinados donos e senhores do gosto que apunhalaram Santana Lopes, vingando a demarcação histórica deste, no fim do consulado Cavaquista, mal passe o choque, tentarão fazer outro tanto com a nova liderança. Só que o Presidente da Câmara de Gaia já está avisado...
Entre essas arrogâncias sobressai Pacheco Pereira, que já começou a destilar o veneno no blogue em que tenta disfarçar a sua decadência política. Interpreta Passado, Presente e Futuro com o à vontade que não se importa de esmagar quaisquer vestígios de Realidade: tenta colar a imagem de falhado a Santana Lopes, falsamente afirmando que o partido o acolhera com unanimidade e aplauso. É mentira, desde o primeiro dia adversários de sempre, como ele próprio, com amigos fingidos, se prepararam para corroer as fundações. Quanto ao tempo actual, chega ao delírio de querer colar o aparelho a Menezes e a promessas que esse lhe tivesse endereçado. Como se alguém tivesse carreira mais aparelhística que o Dr. Mendes, agora liquefeito! E como o atrevimento é proporcional à incapacidade, com a competência eleitoral que isolada e amnesicamente se atribui, vai predizendo aos laranjinhas um longo período na oposição ao Sr. Sócrates. Pode ser que sim, pode ser que não. Com a direcção e a Direcção anteriores é que não haveria dúvidas de que tal sucederia. Ao contrário do que diz, não se tratou de impaciência do PSD em sair da oposição; tratou-se de mero instinto de sobrevivência num partido dado como morto várias vezes, mas sempre ressurgido. E que até tem conseguido resistir a um Pacheco...
Que a vida pública seja preenchida de tristezas e alegrias destas é o mau olhado que todos temos de suportar. Por quanto tempo mais?

12 comentários:

T disse...

A madame, ainda outro dia escrevi sobre ela:
"O seu nome era bem mais prosaico: Vírginia Rosa Teixeira, natural de Vila Real de Trás-os-Montes. Dizem que era de facto fluente em todas as línguas tal como era publicitado e predizia o futuro "com rapidez e veracidade".
Deixou uma fortuna aos pobres da sua terra"
Quanto ao Psd...nem comento porque é uma desgraceira total.
Beijinho

LEÃO DA ESTRELA disse...

Nas eleições para a liderança do PSD, o Sporting (Luís Filipe Menezes) derrotou o Benfica (Luís Marques Mendes) contra as previsões de muito boa gente, após um longo jogo com muitos protestos e lances duvidosos que nos últimos dias atiraram o clube da Rua de S. Caetano para o grau zero da política. É o que dá abrir um partido do arco governativo ao voto popular dos militantes. Com Santana Lopes (também do Sporting), prontinho para avançar para a primeira fila do Parlamento, ele que agora foi elevado à condição de herói nacional, e Luís Filipe Menezes, cá fora, a dar a táctica, José Sócrates, que é do Benfica, que se cuide...

Anónimo disse...

Tem muita razão no que afirma e concordo consigo em absoluto. Mas para além do mais e sem o desmerecer como pessoa, que não é o que está em causa, L.M.M. não tem uma pitada de carisma, que, concomitantemente com a capacidade profissional para o desempenho dos cargos, é uma particularidade ou 'virtude' absolutamente necessária a qualquer secretário geral de um partido, primeiro ministro, presidente da república, o que seja, por muito que se diga o contrário. Além de lhe faltarem outras qualidades políticas para o cargo que desempenhou até ontem. É evidente que tem sido enaltecido ao máximo, como lhes convém, pelos partidos à esquerda do seu e isto tem vindo a ser feito desde muito antes de ter chegado a secretário geral do PSD... os motivos imaginam-se e mais do que se imaginam. L.F.M. também não terá um carisma por aí além mas tem certamente mais do que M.M., o que não é difícil diga-se de passagem e tem certamente maior capacidade para liderar o partido e fazer oposição consentânea, pelo menos é o que se deseja. Os barões 'cá de baixo' andam há anos a denegrir-lhe a imagem e a credibilidade política (contra tudo o que dizem os habitantes do seu conselho e munícipes), seria interessante aprofundar os reais motivos que estão (aparentemente) escondidos por detrás dos evidentes.

Não gostei NADA de ver essa personagem algo estranha e muito contraditória, Moita Flores, perto dele e sempre bem chegado fìsicamente para aparecer nas filmagens, acrescente-se, a dar-lhe abraços e palmadinhas nas costas no momento da vitória. Ou seria um sósia e eu confundi a pessoa? Seria bom que assim fosse para bem de L.F.M., mas não me pareceu.

Cumprimentos Paulo (e não se zangue comigo, 'tá bem? E, claro, já sabe porque lhe pergunto isto).
Nota: perdi aqui um comentário sobre a Galiza um dia destes, quando Çamorano mencionou esta província espanhola. Nele falava do facto curioso do Dr. Julio Iglesias ter nascido na Galiza e creio que também o seu famoso filho com o mesmo nome. E um dos filhos mais velhos de Júlio Iglésias nasceu em Portugal (a filha, creio), eis porque ele tem um especialíssimo carinho pelo nosso País, como afirma frequentemente. Tem imenso orgulho em, tanto ele como seu pai, serem ambos oriundos da Galiza. E orgulho igual tem em falar português correctamente, dadas as afinidades óbvias. Um beijinho para este excelente ser humano e bom pai de família que é Júlio Iglésias e o óptimo cantor que também é.
E sim, Çamorano, Madalena Iglésias se não estou em erro também nasceu na Galiza. O apelido recebeu-o do pai, ou padrasto (galego) que a criou como filha, segundo ela revelou numa entrevista há muitos anos.
Maria

Anónimo disse...

Por mayores conocimientos informáticos Çamorano pasa a ser Filomeno 2006. No puedo entrar a comentar el post del Sr. Réprobo, al no conocer a ninguna de las figuras políticas mencionadas en el texto. Unicamente deseo añadir que me agradaría la aparición de un "Sarkozy Luso". En la relativo a lo comentado por Doña María, en efecto, Julio Iglesias, el cantante internacional, es hijo del Dr. Don Julio Iglesias Puga, natural de Orense, Galicia. Al comienzo de su carrera, Julio se presentaba como "Julio Iglesias, el Cantante Gallego", auque en esa época también destacaba el gallego Juan Pardo. Uno de los primeros éxitos de Julio fue "Un canto a Galiza", que le dió gran popularidad entre los emigrantes gallegos en Iberoamérica. Julio estuvo presente en el Concierto en Memoria de Miguel Angel Blanco, concejal del PP asesinado en Ermua (Vizcaya) y que era hijo de orensanos y no me cabe duda que tiene gran simpatía por Portugal, en cuya capital actuó el mes de mayo pasado.Doña María, si le quiere escribir su correo electrónico en alejandro@julioiglesias.com. Con respecto a Madalena Iglesias es una cantora de valía y belleza muy estimables y de gran simpatía, por lo que me alegro de que tenga raíces orensanas. Un abrazo al amigo Réprobo y un respetuoso saludo a Doña María.

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Qeurido Paulo,

por mim, tudo bem, desde que Menezes desistisse de Gaia, o que não parece viável!

Parece-me que é a primeira vez que não concordo consigo, pelo menos em parte...

também não gosto de Marques Mendes e acrescento que o PSD dificilmente voltará a ter um lider como Durão Barroso. Aconteece qe os Pachecos desta vida, merecem os lideres que têm

beijinho

O Réprobo disse...

Querida T, claro que a reencarnação não podia ser literal. Mas, descontando os nomes, JPP, a actividade descreve bem...
Vamos lá a ver o que deixa este à Marmeleira.
Bjinho

O Réprobo disse...

Caro Leão,
não sabia o Dr. Menezes lagarto, pensava-o do FCP. E o ex-emgenheiro deve ser benfiquista muito platónico, também lhe desconhecia essa conotação.
Quanto a surpresas, daqui a pouco espero que o SLB dê 5-0.
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Maria,
claro que não tenho qualquer dado para desmerecer as pessoas, é a capacidade poítica que conta. E LMM mostrou-se absolutamente desprovido dela, sem faciliar a vida aos que o queriam como alterativa. Nada tenho que ver com partidos, mas sempre me irritou a sobraceria dos instalados que desconhecem por completo as adesões emocionais do País e são completamente desprovidos de sentido de sobrevivência, por pouco terem a perder.
Beijinho

O Réprobo disse...

Fica então saudado e recebido de braços abertos o bimilenário Filomeno.
Não sei se dará para tanto. Ignoro o pensamento do Dr. Menezes, apesar de no Concelho que gere lhe ser reconhecida alguma capacidade aglutinadora.
Abraço

O Réprobo disse...

Onde está a discordância, Querida Júlia? Não me faça admirador de qualquer deles... Não gostei um bocadinho só foi das crucifxões despeitadas de influentes com um ego do tamanho do mundo...
Beijinho

Anónimo disse...

Paulo, eu não me fiz compreender. Estou totalmente d'acordo com o que escreveu. E quando falei em 'não o desmerecer como pessoa' referia-me ao que eu própria estava a escrever sobre LMM e não ao que o Paulo escreveu sobre ele.

Çamorano, agradeço-lhe o comentário na parte que me diz respeito. Foi muito gentil.
O facto de Júlio actuar no concerto em memória do jovem e infeliz Miguel Anjel Blanco, diz muito do ser humano maravilhoso que ele de facto é.
Quanto ao e-mail de Júlio, é curioso e engraçado que ele o tenha criado juntando o nome de um dos filhos mais pequenos ao seu próprio nome.
Cumprimentos duplos, ao Paulo e ao Çamorano.

Maria

O Réprobo disse...

Querida Maria,
fez-Se compreender perfeitamente, apenas quis sublinhar que eu me propunha seguir uma linha idêntica.
Beijinho