segunda-feira, 3 de setembro de 2007

O Volume No Máximo


A Tebaida de Paolo Ucello
Desdramatizou o Santo Padre em boa hora a confissão de Madre Teresa em que se queixava da distância que sentia de Deus. Nem todos os crentes podem ser místicos e só perspectivas enviesadas e divisionistas pretenderão tirar ausência de Fé do que, afinal, são os solavancos mais fortemente comprovativos dela. Quem não se revoltou perante os horrores do Mundo, e teve a tentação de sentir um adormecimento divino diante da não-intervenção sobrenatural que os evitasse?
É sintoma da nossa impotência. Bento XVI terá mesmo sucumbido brevemente à forma mais rebatível dela, perante a maldade do Homem, que só a este pode ser imputada. Mais difícieis de compreender, mas de natureza similar, são as misérias sem culpas determináveis, como a que Madre Teresa toda a vida minorou. E um patamar ainda mais árduo de superar é o das causas naturais conducentes à monstruosidade, a que afinal está no espírito do observador que também sou, incapaz de convenientemente amar o que o choca. Quantas vezes não berrei já pela ausência de Socorro ou Conforto Divinos, perante deformidades com que deparei?
O facto sobejamente consabido de o Reino de Deus não ser deste Mundo é em nós inconscientemente combatido pela repercussão que a nossa acção nele virá a ter no Outro, ao ponto de crermos, em contrapartida, poder reivindicar o Milagre, se não como regra, ao menos em jeito de satisfação das excepções por nós seleccionadas...
É que não é só o vício que ensurdece. Servir o Outro, dar-se continuamente na senda do Bem, conduzirá decerto à Bem-Aventurança, mas, ruído imenso que é, poderá endurecer o ouvido para a Cristalina Voz das Alturas, ao colocar a Dor à frente da Serenidade. Contra isso se criou a tradição monacal, digna herdeira dos Anacoretas Antigos, incompreendida até por um São Francisco, que amava demasiado a Vida para prezar uma regra de isolamento.
A extinção da Revolta é o primeiro passo para sermos melhores. Mas a compaixão perante os que a sentem, sem a ela cedermos, está um degrau acima.

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem!

T disse...

Aproveito e mando um beijinho alde�o!

Anónimo disse...

Vinha aqui dizer que a T deu notícias(respondeu a uma treta minha lá no blogue).Mas vejo que já cá tinha chegado
Beijo

O Réprobo disse...

Obrigado, Pl

O Réprobo disse...

E retribuído em dobro, da periferia metropolitana, Querida T.

O Réprobo disse...

Obrigado, Cristina, a isto se chama "O Braço Longo da Bloguista".
Beijo