De Perder o Sono
O Sonhador de Paul Kerr

Entretanto, para os meios populares - que não têm a bolsa ou a inclinação remetentes para consultórios, dão-se chaves para todos os gostos. O meu aeroplano seria, segundo Herbert Hespro, indício de estar prestes a ser chamado a feitos honoráveis que me cobrirão de glória. Será para tão breve o sucesso da minha tentativa de restaurar a Monarquia?
Sigo para a complexificação aventada por Soliatán Sun, a instaurar moderação: Se sonharmos com um aviador no seu avião, isto refere-se a algo muito complexo que temos em marcha, de que dependem muitas pessoas. Que se passa com o avião ou com o aviador dos nossos sonhos? Atravessa uma zona de tempestade? Sobe para um nível mais seguro? Está descendo em voo picado? Pressente-se uma catástrofe? As vicissitudes do avião dos nossos sonhos indicar-nos-ão se essa coisa complexa na qual navegamos na vida real, criada pela força de pensamentos interligados, corre bem ou corre mal. Bem, lembro uma aterragem perfeita na pista desejada. Quid Juris?
E Sybil Leek oferece perspectivas de satisfação mais personalizadas: Boa sorte inesperada, com alguns acontecimentos invulgares. À cautela vou meter dois euritos no Euromilhões...
Todas estas buscas de sentido me fazem voltar a uma indecisa hermenêutica da frase de Píndaro, segundo a qual o Homem é o sonho de uma sombra. Alusão à nossa lamentável inconsistência? Ou, pelo contrário, a exaltação de uma qualidade, a solidez, que o pobre vulto destituído dela desejasse? Ou ainda antecipação de Berkeley, imaginando a marcha da Humanidae como o sonho de um Ser Espiritual?
Qualquer resposta vai dar ao que me parece inegável - a concepção do sonho como meio de aumentar a importância do que, abstraindo de nos pensarmos à sua luz, seríamos.

8 comentários:
Eu sonho muito com avionetes. Em vôo planado. E com o vale de Santarém. sei lá porquê.
Na próxima vez anoto os pormenores e remeto ao Dr Fraude:)
Beijinho
Com estas afinidades ainda nos vão acusar de lobismo de localização aeroportuária...
Bjinho
Eu prefiro na Ota.
Beijinho
eu nunca sonho a dormir, só sonho acordada.Garanto-vos que são os melhores sonhos!
Gostei muito deste post.Beijinho aos dois
Já se adivinhava, Querida T. Um dos maiores reivindicadores dessa situação é o Presidente da Edilidade em cujo vale o Seu sobrevoo onírico acontece, ao que se vê... Há realmente algumas ligações do sonho à exterioridade.
Bjinho
Querida Júlia,
uma experiência tristemente célebre conduziu um gato à beira da loucura, através da interrupção dos períodos de sono em que sonhava. Tenho a certeza que o mesmo aconteceria se nos coarctassem os momentos em que, despertos, o fazemos.
Beijinho e, como costuma, B.Q.
Será que sonhou que me vinha fazer uma visita para uma perseguição às belezas tropicais!? Ah,ah,ah!
Meu Caro Capitão-Mor,
esse sonho entra na categoria do sonhar acordado, de que falava a Júlia
Abraço
Enviar um comentário