segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Filha de Peixe

15 de Outubro em que passa mais um ano sobre o fuzilamento de Mata-Hari. A sua herança real, longe do romanceado fílmico, está na pungência do grito com que reclamou a inocência: pega sim, espia não! Nisso e na filha que terá deixado, Banda MacLeod, abaixo, a qual viveu o drama inverso no ofício de família: agente informadora muito mais competente do que a mãe, viu-se e desejou-se, nem sempre o conseguindo, para fazer os seus empregadores acreditarem no que lhes transmitia. Durante a ocupação japonesa do que é hoje a Indonésia obteve informações valiosas sobre os movimentos militares nipónicos em Guadalcanal a que ninguém ligou meia. Enviada à China e à Coreia, deu, com antecedência, conta das operações Maoísta e Norte-Coreana, relatórios igualmente desprezados. Num ponto se igualou à que lhe deu vida - em 1950, foi fuzilada por espionagem, na Península Coreana.
Há biógrafos da famosa dançarina exótica que duvidam de que a ex-professora Banda fosse o rebento dela, dando os dois frutos da celebridade como mortos em crianças. Nenhum porém contesta que ela assim se julgasse e que foi através da ameaça de revelar tal condição que os serviços de informações Norte-Americanos a conseguiram recrutar.

6 comentários:

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

não sabia que ela tinha uma filha.

coitada, com tal frase dita pela mãe, esta não pôde nunca negar ser filha da.............
tsic!

T disse...

Tenho duas biografias da senhora holandesa. Não bate a tina com a tineta.
Mas acho-a apaixonante, talvez por causa da Greta.
Bjs

O Réprobo disse...

Ehehehehehehehe, Querida Júlia,
talvezpor isso tenha posto tanto empenho em esconer a filiação da... espia...
Beijinho

O Réprobo disse...

Querida T,
devia muito da respectiva saída à moda do exotismo, creio eu. Como se vê, o tipo físico nada tinha a ver com garbo. E, por esta foto - a única que conheço - a filha tinha uma pinta para mim mais apelativa. Mas enfim...
Bj.

T disse...

Sei, a Mata era muito gordita. Vou ver se vejo fotos da filha.
Bjo

O Réprobo disse...

Fico à espera. Então calou-S com os calos?
Bj.