terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pega de Caras

Espicaçaram sem disso se darem conta os Confrades Bic Laranja e Jansenista a minha vontade de ver na net uma imagem condigna da antiga Praça de Touros do Campo de Santana, predecessora da que hoje ocupa o Campo Pequeno. Após abrir muito livro suspeito da a poder facultar, encontrei esta fotografia de um modelo de madeira da dita, integrando a Colecção de Vulgarização ARTE do Diário de Notícias, «A Velha Lisboa», com texto de A. Vieira da Silva, Lisboa, 1927.
Vai aqui como contributo olissipográfico, que eu de Touros... nada. Sempre me regalei com a indiscutível Santidade do Papa Pio V, que em Bula de 1567 prescreveu a excomunhão para quem participasse em corridas taurinas. Só lamento que o motivo haja sido a protecção do homem, em vez da do bovino, que, afinal, era o que não tinha manifestado vontade de entrar nesse espectáculo. Que façam combates de gladiadores com voluntários, ou com condenados criminais, muito certo. Mas deixem em paz seres sem culpas no cartório. E não compro a desculpa de "estar na natureza do touro investir", em combates desse jaez. Também acho da natureza de uns quantos indivíduos de que não gosto oferecer os costados ao chicote e nem por isso passo da conjectura ao facto.
Ainda sobre a proibição eclesial citada, a moderação que se lhe seguiu, de proibir apenas os touros corridos em pontas já me aproxima dos meus amigos aficionados. Se não conseguem eliminar esta carnificina, ao menos que dêem ao bicho uma chancezinha de espetar o bípede que lhe faz outro tanto. E é tempo de emendar a fama de um Rei que não aprecio muito, D. Pedro II, o qual terá apenas transposto para o ordenamento português essa directiva comunitária, como mais tarde se viria a dizer de outras, doutra fonte...

19 comentários:

T disse...

Subscrevo. Odeio touradas, bjo

Bic Laranja disse...

Ora!...
Cumpts.

Anónimo disse...

Há lugar para mim, nesse clube?
Beijos aos dois.

O Réprobo disse...

Ainda bem, Querida T. E tive de lutar contra os gostos familiares que com um anito e tal já melevava a testemunhar corridas. Consta que o petiz só se alegrou quando as chocas vieram buscar o touro, arreganhando a dentuça e gritando "Muuuuntas!". Depois de absorvidas pelo curro, terá franzido o sobrolho e interrogativamente exclamado "Muuuuuuntas?". Até na sonoridade do comentário se irmanava ao animal...
Beijinho

O Réprobo disse...

Meu Caro Bic,
mas a imagem é interessante, não?
Abraço

O Réprobo disse...

Querida Cristina,
a presidência da mesa de honra, se a quiser.
Beijo

T disse...

Também em pequenina fui levada a touradas e odiei.
Cristina à presidência:)
Bjo aos dois e vénias ao Dom Bic

O Réprobo disse...

Amen.
Bj.

Bic Laranja disse...

Ora!... Mas será a maqueta do Club Tauromáquico fotografada pelo sr. J. A. Leitão Bárcia?! Que formidável acahado caro amigo!
Obrigado pelo trabalho a que se deu para no-la mostrar. E dá uma óptima ideia de como era.
Quanto à aficción... Bom! Concordo consigo que mais vale um um touro que muitos humanos.
O ora lá mais atrás era para dizer isto, mas não tive tempo.
Cumpts.

Bic Laranja disse...

:)

O Réprobo disse...

Meu Caro Bic Laranja,
o fotógrafo corresponde, mas não há indicação do poiso do modelo. No entanto, com essa precisão identificativa, dificilmente poderia se outro.
Ainda bem que agradou.
Abraço

Je maintiendrai disse...

Bela foto, belo ferro! Brilhante contributo para a lide; sai em ombros com direito a um rabo (a escolher entre o piquename da casa) e duas orelhas (cortadas a um dos burros da cocheira de S.Bento).
E seguir? 3 anafadas piquenas 3, para uma pega de cernelha? Forcados amadores por esta praça não lhe faltam...
P.S.
Não me esqueci do desafio e da correspondente promessa pictórica, mas resposta condigna ao Réprobo exige tempo e merece ponderação...

Bic Laranja disse...

Eh! Eh! Eh!
Que barrigada de riso!
Eh! Eh! Eh!

O Réprobo disse...

Meu Caro Je Maintiendrai,
e depois do generoso comentário que teve a bondade de lavrar, a faena prossegue com música, determinada pelo Excelso Director da Corrida que o Meu Prezado Amigo é.

Espero com o apetite avivado por esta notícia da preparação do texto, pois que a Preparação do Autor é tudo menos notícia.
Fore abraço

O Réprobo disse...

Rio com o Caríssimo Bic.
Ab.

Je maintiendrai disse...

Música, sem dúvida! Mas o papel de "Inteligente" deixo-o a si ou vários que por aqui o assistem... Eu fico-me (pela idade e pelo tamanho) pelo papel de "Neto"!

O Réprobo disse...

Ehehehehehehehe. Mas a transmissão das ordens é essencial. Venham elas, pois. A Aficcion sublinhará com aplausos.
Abraço, Caro JM.

Jansenista disse...

O melhor garimpeiro da tertúlia descobriu mais uma pepita: Bravo! Quanto a touradas, não preciso de chover no molhado; no entanto, acho irresistível imaginar umas cortesias encabeçadas pelo "neto" Je Maintiendrai...

O Réprobo disse...

Obrigadíssimo pela nobilitação prospectora, Meu Caro Jans, não esqueçamos a promessa da foto do interior da praça...
Pois é, o recinto é muito mais apropriado a pepineiras inofensivas como uns «Jogos Sem Fronteiras» que fui ver ao vivo à Monumental de Cascais. Para isso valia a pena ter preservado a construção.
Abraço
PS: Subscrevo tudo o que respeita à fantasia com JM...