domingo, 25 de novembro de 2007

O Aço Também Se Forja

25 de Novembro, o de 1970, foi também o dia em que apareceu pela última vez Yukio Mishima. Se a desolação de ver desdenhados os valores de Honra, Seviço e Sacrifício são estimáveis, lamento o caminho que encontrou para lhes fugir. Ao predomónio dos partidos e das empresas não há que opor o de seitas, milícias, ou sexualidades menos ortodoxas, mas o do estudo e da frequentação dos espíritos admiráveis, um e outra capazes de propiciar crescimento. Como também o aperfeiçoamento do corpo não deve ultrapassar o domínio da progressão desportiva, para cair na estética reduzida à auto-contemplação, seja pessoal, seja de género. O culto da beleza só dignifica quando incidindo sobre a alheia.
Um sacrifício pelo desvirtuamento de uma Tradição pode encontrar dignidade na Morte, mas apenas conseguirá ser profícuo na vida. E não é um testamento que torna um legado mais admirável, é a transmissão familiar e consagrada dele.
Só assim ganharia sentido universalmente acessível o que escreveu:
Combinar acção e arte é combinar a flor que fenece e a flor que dura para sempre

7 comentários:

Anónimo disse...

Referencia bibliográfica: "Forja tu acero" de José H. Calcerrada, 1959.

T disse...

O Templo Dourado...
Bj,

O Réprobo disse...

A todos os Leitores, leia-se "é estimável" onde ficou "são estimáveis".

O Réprobo disse...

Meu Caro Filomeno, obrigado pela indicação. O título é bem voluntarista...
Abraço

O Réprobo disse...

Querida T,
li esse, as «Confissões de Uma Máscara» e «O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar», como introdução à tetralogia e aos escritos não-ficcionais. Foram eles que me conduziram à atenção a uma figura difícil para adesões, mas não para admirações.
Beijinho

T disse...

Li esses três, Presumo que estejam aqui em casa, bj:)

O Réprobo disse...

Hoje já as penso obras comparativamente menores. Mas tiveram a virtude de me fazer descobrir o Autor, com o grande quarteto e essa maravilha que é «Depois do Banquete».
Bj.