Vidas Em Letras
Na sequência do que ontem ficou dito sobre a Santa de Ávila, correspondendo às místicas uniões e às pungências dos desejos passados ao papel que a Júlia frisou, à exclusividade da entrega a Deus da citação do Filomeno, à virtude de Fortaleza do nome, uma visão quase moderna da relação biógrafo-Biografada, sob o manto diáfano da Religiosidade. A Invocação precede a «Vida da Seraphica Madre Santa Therefa de Jefus», de 1716.
12 comentários:
Amigo Réprobo: La Santa de Avila es la Patrona de la Corporación de los Abogados de Salamanca.......El día 18 de Octubre, Dios mediante, se celebrará Misa solemne en la Iglesia Parroquial de San Pablo de la capital charra, en honor a la patrona.............Ab.
"eu amo com palavras" escreveu ela...
É pena que muitos dos seus escritos tenham desaparecido, ...Adivinha-se que a censura eclesiástica e presumo a sua própria auto-censura ;-)tenham feito esse pecado à humanidade.
Digamos que ela virtualizou o amor sem objecto, que necessitava humanamente de realizar-se, na figura e no corpo de Cristo.
Apaixonou-me isto nela!
Mais adiante descobri facetas menos perfeitas na Santa que pelos vistos de santa tinha, realmente muito pouco -era apenas uma mulher interessante, sonhadora e culta, que amavacom palavras!
beijos, querido Paulo
Saudações ao simpático filomeno
ps- vou colocar um poema que gosto dela lá no meu canto
Infelizmente não entendo bem o que quer dizer: Duas Vidas tivestes minha Gloriosa Santa, huma foy a que vivestes et a que escrevestes foy a segunda; aquella a acabou o amor,...
O que acabou o que ?
Procurei tambem a corporacion dos abogados, peço ajuda.
Sou curioso descobrir por que Teresa é patrona dos abogados !
:)
Ralf
Caro Ralf Wokan,
Felizmente todos ficámos a entender que gosta de brincar, mesmo quando se está a falar a sério! :-)
saludos
Não sabia, Caro Filomeno. Bom, com Salamanca tem Ela um historial de proximidade, pois um dos conventos que dirigiu situava-se na região, se não me falha a memória. O Patrono dos advogados portugueses é S. Ivo.
Abraço
Querida Júlia,
as vias para a Santidade não passam necessariamente por se ser um santinho... Ela tinha uma construção mitificante interior da penitência que, para além da natureza dos célebres transes deleitados, A impeliam para as mais duras imagens de Martírio. Até que ouviu dentro de si dizer que a Imagem de um Cristo particularmente Sofredor se devia a ligeirezas suas...
Até por isso pode ter destruído escritos. Mas, de fora, não creio que tenha havido eliminações de monta, tal o estatuto que Ela atingiu, com protecção Real; e, depois da separação de Carmelitas Descalços e Calçados, praticamente independente da Direcção italiana da Ordem.
Beijinho
Meu Caro Ralf Wokan,
O Amor a Deus a que a Santa Se dedicou não só Lhe terá consumido os dias, como, na ânsia de a Ele se unir o mais depressa possível, levado a abreviá-los neste mundo. Escreveu uma Autobiografia célebre e é a perpetuação redigida por um devoto que se programa para exaltar o que o pudor da Biógravfa de Si tera contido que sobressai.
Por que razão será Patrona de advogados? Talvez pela eloquência e paixão com que defendeu a sua Reforma do Carmelo, contra a vontade expressa da parte transalpina da Ordem e a do Núncio.
Mas, considerando alguns comportamentos por mim testemunhados em membros dessa corporação, a cujo ramo português, embora com inscrição suspensa, pertenço, talvez a razão residisse no voto que dirigiu a um advogado da parte oposta que A insultava, num processo relativo a uma disputa de herança familiar:
"Que Deus trate no Futuro V. Senhoria com a cortesia com que hoje se dirige a mim".
Abraço
A brincar e a sério são dois caminhos aproveitáveis pela a Verdade, Querida Júlia.
Beijinho
E para San Juan de La Cruz, seu discípulo e amigo :" Vivo sin vivir en mí
y de tal manera espero
que muero porque no muero."
Beijinho
É muito cá de casa, como mostrarei.
Bj.
Maravillosa canción cantada por Julio Iglesias /Plácido Domingo, "Soñadores de España": " La Fe de Teresa, la de tanto Quijote.........."
Vou já procurar, Amigo Filomeno.
Ab.
Enviar um comentário