segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Vento Que Vira

Este cartoon expressava bem os sentimentos de muita gente culpando a Administração Federal Norte-Americana das proporções e incompetência no auxílio que maximizaram o número de vitimados pelo Katrina, em Nova Orleães. Tive, na altura, ocasião de alertar para que os indícios das responsabilidades apontavam mais para falhas ao nível municipal e sobretudo estadual, com a depois conhecida negligência na reparação de diques.
Os efeitos colaterais no plano eleitoral surgiram agora, com a Governadora Blanco não se apresentando a uma reeleição tornada bastante improvável pelo criticismo que enfrentou. Num estado muito difícil para os Republicanos, que só teve em Washington um senador daquele partido, desde a ressaca da Guerra Civil, em 2004, foi eleito um congressista católico, filho de imigrantes indianos, com ligações ao revivalismo religioso que germina na Luisiana. Mas não foi tudo. Em outras corridas, sem candidato do GOP tão forte, para Attorney-General e Comissário de Agricultura, dois Democratas muito influentes viram a vida andar para trás - o ex-xerife da maior cidade foi eliminado da possibilidade de continuar no cargo que ocupava; e um dos fazedores de reis locais parte em posição pouco confortável para uma finalíssima. O primeiro foi vitimado por deficentes acusações contra infractores do zelo mínimo ou das normas na assistência às vítimas. O outro, por suspeitas de corrupção, também nas prestações aos proprietários afectados.
Tivesse o Presidente Bush outra disputa a protagonizar e estaria rezando por mudança de sentido parecida no vendaval do Iraque...

Sem comentários: