terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Propriedade de Si

Abençoado dia este que tem mais do que um aniversariante ilustre. Também Paul Valéry, o mais diferente que do anterior se podia imaginar. Outro de que é de bom tom prezar mais a prosa do que a realização poética, embora nos seus dias a celebridade, seguida de vinte anos aparentemente sabáticos, lhe tenha advindo de versos célebres. Na heterogénia produção que se seguiu teve êxito em conseguir passar a aspiração a encontrar a liberdade nos cumes temáticos mais elevados que o intelecto pode abordar, sem aprisionar na racionalidade dos filósofos o sistema criativo que não o encerre em servilismos de programas ou cumplicidades. De tanto exibir a sua encarnação da lucidez necessária acabamos por acreditar que poderia, se quisesse, ser um grande da Filósofia, só não acontecendo assim por os desprezar um tanto. Não se percebe tanto é como seria compatível tanta elevação libertadora com as obrigações da rotina académica, das solidariedades implícitas numa obediência maçónica, ou até do cigarrinho alcandorado a imprescindível bordão e traindo o papel submisso de prazer.
Remetendo-nos sempre para os grandes arquétipos de espiritualidade universalizantes do Passado, de Leonardo a Pitágoras, somos candidamente induzidos a acredtar que só Valery os pode emular, hoje. Há que dar o desconto, no grande Paul há sempre a descontar a auto-suficiência, até na intervenção política, como na defesa que fez de Salazar, coincidente com a imagem sublinhada pelo Regime, do Homem obrigado a exercer o poder contra a sua vontade. Mas sem inocência ou adesão, transpira sempre a nota de superioridade auto-reconhecida do prefaciador célebre, condescendente para com essa contingência de um político, um degrau abaixo da sublime condição do Pensador, por uma vez concordante em descer até ele o olhar...
Valéry foi muito grande, mas não pela mitologia que construiu de si, a da exacta dimensão da capacidade especulativa concretizada, ícone vivo da alforria da alma pela assinatura de um discurso sem jargão ou masmorras conceptuais. Foi-o pela magistral esgrima da língua, enfim um aspecto formal, mesmo se menos construído por escola, aparentável com os princípios do Simbolismo que na maturidade fez gala de ter ultrapassado.

Sem comentários: