sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Verduras da Pós-Juventude

Se entendo estar o Prémio Nobel da Paz muito mais vocacionado para galardoar decisores que põem termo a estados ou ameaças de guerra, percebo perfeitamente a atribuição a lutas mais consensuais. Não interessa aqui entrar nas polémicas da conexão de emissões de gases vários ao aquecimento global. Eliminando-os ou diminuindo-os, mal nenhum viria e poderia vir algum bem. Do que resulta a simpatia com que vejo a distinção com que foi contemplado Al Gore, político com muito mais envergadura do que o Clinton de que foi segundo. É incrível como alguém que poderia desfrutar de um capital de simpatia como ele, filho de um antigo e popular Senador, ex-candidato à Vice-Presidência, atingido pela infelicidade do acidente do filho, não conseguiu despertar afectos entre os seus compatriotas, ao ponto de, em plena campanha, a própria Mulher dizer que para votarem no Marido não era preciso apaixonarem-se por ele, isso tinha ela feito décadas atrás.
Talvez algo dessa incapacidade de suscitar adesões venha dos contributos de campanha que aceitou de interesses em oposição às preocupações que expressava - petrolíferas, indústria química, madeireiras, construtoras polémicas, gigantes agro-alimentares... e ao duro juízo da Mãe, que o dava como um conformista nato. Nos últimos anos tem vindo, por múltiplos empenhamentos agora reconhecidos, a tentar resgatar-se de uma e outra dessas famas. Muito bem, desde que saiba resistir aos cantos de sereia do regresso à Política, através da entrada na corrida presidencial, o que abalaria a sinceridade e desinteresse do combate. Se não... não!

2 comentários:

Anónimo disse...

S. Uma mãe e uma mulher assim fazem suspirar por ser orfão e solitário.

O Réprobo disse...

Viva, Meu Caro Rudolfo Moreira,
aliás a incapacidade de gerar afectos de A.G. não se fica por esses ditos. Nem conseguiu vencer no Estado de que era Senador, coisa relativamente rara nas presidenciais americanas. Mas tenho respeito pelo intelecto dele e, até ver, por algumas das suas aplicações.
Abraço