In Vino Veritas
Não continues a beber apenas água, bebe um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes indisposições.
São Paulo, 1ª Epístola a Timóteo, 5, 23
Em dia de lagarada, uma notícia me deu que pensar. A da aptidão do vinho para localizar filões metalúrgicos não quererá dizer que a ambição alquímica de aperfeiçoar a Alma e a Saúde, começando pelo domínio dos metais, teria como segredo um alimento havia muito descoberto? Património que é da Civilização Judaico-Cristã que nos gerou, com a Terra Prometida dada como vinha e o produto consagrado transmutado em Sangue do Salvador, oposto ao proibicionismo islâmico que protela para o Paraíso a corrente vinícola que teria de suportar a concorrência das 72 virgens, não encerrará, nos nossos dias, a potencialidade de nos unir contra o radicalismo maometano e o eurocrata que querem enfraquecer ou erradicar este néctar?São Paulo, 1ª Epístola a Timóteo, 5, 23
Das quadras da nossa Tradição:
Hei-de morrer numa adega,
O tonel é o meu caixão;
O vinho é a minha mortalha
«Prá» estar de copo na mão.
Rapazes, quando eu morrer,
Lavai-me devagarinho;
Por baixo com aguardente,
Por cima, botai-me vinho.
As Bodas de Canã, de Paolo Veronese
16 comentários:
Boa Tarde Paulo,
a leitura do excerto da epístola de São Paulo lembrou-me o costume da minha avó de,quando na Escola Primária,e na hora do recreio,ia a sua casa,vizinha,pedir um copo de água ela me dizer,sempre,"a água faz-te mal,bebe antes um pouco de vinho".
Claro que em casa já tinham alertado para os perigos deste em tão tenra idade,e quando lhe dizia dessas razões,ela murmurava,invariavelmente:"Modernices!":)
Beijo
Ora a Avó da Cristina é que sabia. Também na minha Família há Primas de idade avançada que protestam serem os problemas de saúde da Minha Mãe resultado, em grande parte, de se não ter habituado a um copito por dia.
Beijo
Em minha casa sempre houve vinho e água à mesa. Gosto dos dois.
Mas que o vinho dá alegria, ai isso dá.
Beijinho
¡Messageiro de Bragança! ¡Qué recuerdos! Estuve suscrito durante dos años al mismo, en la época que era dirigido por Don Inocencio........Ab.
Eu gosto muito de água, T, bebo imensa fora das refeições. A estas, no entanto, tem de ser outra coisa, vinho, preferencialmente, ou cerveja.
Beijinho
Meu Caro Çamorano,
E no Sul da Província transmontana que tanto Te agrada, o Douro é região de pinga bem merecedora...
Abraço
Sim eu tb prefiro água fora das refeições e fresquinha.
Preparei o saco para o vidrão e lá vão 8 Planaltos, despejadas no jantar com amigos de ontem cá em casa. Este tempo pede vinho branco:)
Beijinho
Amigo Réprobo: hablando de Tras-os- Montes, nunca entendí la división administrativa que considera a Castro Laboreiro y Chaves como localidades trasmontanas, cuando más parecen minhotas, aunque la primera sería minhota de altura o montaña. Por cierto, en la zona de Rodeiro, Castro Laboreiro, recuerdo haber bebido al estilo perrito(no llevaba vaso) de un mini- arroyo de aguas cristalinas en el mes de Agosto de 1982, en excursión improvisada que partió que la cercana aldea orensana de Jacebanes.......Ab.
e vinhos sercial e bual
Eu sou muito tintista, porém os Planaltos são uma magnífica excepção. Próximo jantarzinho é favor colocar mais um talher, Dona T.
Bjinho
Meu Caro Çamorano,
grandes andanças transmontanas! Também lá tenho uma costela, também lá tenho uma.
Abraço.
Caro Anónimo,
é um mundo.
não concordo nada com o que diz Çamorano. Tenho raizes em Chaves, que para mim é o coração de Trás-os-Montes.
Minho não tem nada a ver com Chaves. Nem as gentes, nem o vinho, nada...
Bem, "Que venha lá aquela pinga de Valpaços - para saber se a gente é gente/ou para gente nos sentirmos" diz um poeta transmontano meu amigo
Mas eu prefiro embriagar-me de poesia,à maneira de Baudelaire.
beijinho
Querida Júlia,
se bem recordo, "para não sermos os escravos martirizados do Tempo" o autor das «Flores...» deixava à nossa escolha a embriaguez com vinho, ou virtude, além da Poesia...
Bom, isto está cheio de transmontanos!
Beijinho
Com certeza Senhor Réprobo. Quer lugar com vista para a janela? Risos.
Beijinho
Como Queira, Queridíssima Amiga, sendo certo que vista alguma conseguirá distrair a minha atenção da Anfitriã...
Beijinho
Enviar um comentário