terça-feira, 9 de outubro de 2007

Quentes e Boas!

Lembra a Omnipresente Blogadora a tradicional venda das castanhas citadina. Atractiva como é, não deixa de ser a habitual palidez urbana da contrapartida ao que se conhece na Província, onde a síntese festiva pagã e Cristã, com a substituição do Patrono Baco por São Martinho, faz acabar os melhores magustos com as batalhas de enfarruscadelas, mais divertidas que qualquer luta de travesseiros. E na vertente citadina o que sobrou cinge-se a um pitoresco comercial, ainda que espartilhado pelas disposições camarárias com décadas, que proibiram a circulação das assadeiras popularmente chamadas Máquinas de Comboio, com formato a fazer lembrar o vulcão Etna, a cuja beira sobrevivia, não há muitos anos, o mais velho castanheiro do Mundo, dado pelo exagero da lenda com a provecta idade de 4.000 anos.
Só não digo que me pelo por elas por ser ao delicioso fruto que está reservado esse cometimento, em nossa intenção. Embora a tradição da terra da minha Avó Materna obrigasse à água-pé como companhia, por cá enviesamos sempre para o Jeropiga. E dizem-me que no Minho o Vinho Verde também é pau para essa obra. Rumor para a Cristina Ribeiro confirmar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Curioso este seu post,Paulo.
Ontem,ao ler o da T,pensei escrever sobre os magustos,as brincadeiras à volta da fogueira,a água-pé,que por aqui também é tradição,o vinho verde ainda doce,o S.Martinho,padroeiro da freguesia onde nasceram os meus pais,e onde fiz a Escola Primária...;mas,entretanto,um qualquer outro assunto urgente impediu-me de o fazer.
Esta é uma época que sempre me disse muito!
Beijos aos dois.

T disse...

A omnipresente já lhe diz. Para já dediquei uma esfolhada minhota à Cristina, beijinhos aos dois

Anónimo disse...

ALAMEDA DIGITAL

LEIA

ASSINE

DIVULGUE

http://www.alamedadigital.com.pt/n9/

O Réprobo disse...

Querida Crstina,
anda bem que a vida interferiu na bloguice, assim "roubei-A" à T. Fabuloso o pormenor do estado em que o vinho é bebido. Ainda tenciono dar um toque em S. Martinho, no dia Dele, não já sob a óptica da castanha.
Beijo

O Réprobo disse...

Não quero eu outra coisa, ó Omnisciente.
Bjinho.

O Réprobo disse...

É uma grande publicação on line, sem dúvida. O que me lembra que ainda não coloquei o link dela aqui. Hoje resolverei o assunto.

João Távora disse...

Caro Paulo: Mandei-lhe um mail, para o qual peço o favor da sua atenção.
Abraço,

O Réprobo disse...

Vou já lá, João.
Abraço