sábado, 22 de dezembro de 2007

Pela Chaminé Abaixo

Apesar de a minha prenda natalícia à T ter dado bota, vou reincidir, deixando lembranças a Alguns Confrades que, agora ou em ocasião não muito distante, me contemplaram com ofertas imerecidas e a Umas Senhoras que me dão a Honra da Amizade respectiva. Assim, ao Grande Expatriado de Combustões pensei deixar aquela dedicatória da Hermínia, adaptada ao Nosso Miguel, que anda lá fora a lutar pela vida. Acho porém mais proveitosa a leitura desta História dos antigos guardas do tesouro do Rei de Sião...
*
Ao Amigo Exactor, não poderia faltar esta obra de Olissipografia a partir de fora, com reproduções de belas gravuras e de azulejaria da Capital...
*
Ao Fraternal Jansenista, que sei ter-Se debruçado sobre os escritos de Kant sobre o terramoto, uma compilação das reacções havidas por essa Europa fora, com parte especializada noutro heterodoxo da Seita, Rondet, o qual defendeu peregrinamente ter sido a catástrofe um castigo Divino pela protecção dada em Portugal aos Jesuítas. À atenção do Jagoz, caso me leia aqui.
*
Ao Caríssimo Je Maintiendrai, uma perspectiva dos intercâmbios culturais das elites em época recuada. O Filomeno nada perderia em lê-lo, já que fala na importância dos Livreiros Galegos na atmosfera cultural da época...
*
À Mais inteligente das Bombas, esta consagração de Quem faz chats como Ninguém, contrariando o fim de outros explosivos. E olhem que não me refiro ao Gato Varandas...
*
À Inês Ramos, Que, haja o que houver, tem sempre um gato em carteira...
*
À Júlia ML, Autoridade Absoluta no terreno da Beleza feminina, esta sugestão de penteado, muito prática no Inverno...
*
À Luar, com as caixas de novo a barrar o acesso, um cavalheiro que procura agradar à Lua e à Tata, em simultâneo...
*
À Miss Pearls, esta teatral recriação Dela, palidérrima imitação do Original...
*
e à Xantipa, não querendo oferecer uma biografia de Sócrates, para não ensinar o Padre Nosso à Papisa.

.

14 comentários:

Anónimo disse...

Muchas Gracias, Amigo Réprobo por la indicación del libro de la sra. Piwnik, aunque me queda la duda cuando hablas de "gallegos" si le das el sentido que los argentinos le dan a la palabra ( gallego = español).
Mis recomendaciones correspondientes son, el libro mencionado Franco Salgado- Araujo, Editorial Planeta, 1976 y otro, de muy reciente actualidad, de "cultura pop" que te he enviado por correo electrónico.Un abrazo y los mejores deseos para estas Fiestas, que me consta, tiene este año un significado especial al recordar a los seres queridos que nos han precedido en conocer al Señor y que dese allá arriba Nos Bendicen.

Je maintiendrai disse...

Já com o pé no estribo, um abraço grato pela lembrança! O título dá pano para mangas. Santo Natal!

-JÚLIA MOURA LOPES- disse...

Querido Paulo, obrigada pelo carinho, pelo epíteto que não mereço e pela sugestão tão original! Bela alternativa ao cachecol que eu tanto desdenho :-)

Sei que este Natal não será um Feliz Natal para si, mas mesmo assim, desejo-lhe que o Menino inunde o seu coração de Paz.

abraço

O Réprobo disse...

Meu Caro Filomeno,
ora, não por tão pouco!
Mas penso que p sentido em que usei o termo é mais rigoroso, pois alguns dos Livreiros em questão provinham de facto da Galiza.
Cala-me muito fundo este Teu público voto. Bem hajas!

O Réprobo disse...

Também para o Sucessor no título de Barão Voador, que obrigou o às da Aviação a adoptar o Vermelho.
Bon Voyage e Todas as Felicidades que deseje, Caro Je Maintiendrai

O Réprobo disse...

Querida Júlia,
muito, muito, obrigado pelo voto com tão Profunda Alusão. Sabe que rodo o muito bem que sempre tem a Bondade de me desejar é muito mais do que retribuído a Quem merece o que foi dito e muitússimo para além.
Beijinho

Inês Ramos disse...

Muito obrigada, caro amigo. Um Feliz Natal para si também e para a Bappée!
Beijinhos (para si) e festinhas (para ela),
Inês

O Réprobo disse...

Obrigadíssimo, também para a Inês, o Félix & C.ª
Beijinho

Jansenista disse...

Demorei um bocadinho a agradecer, não tanto por razões telúricas como pelo abalo emocional causado pela campanha da PETA: que impacto! Muito obrigado, desconhecia a obra e vou encomendá-la. Feliz Natal!

O Réprobo disse...

Meu Caro Jans,
nem outra coisa esperava de Alguém Tão Sensível às coisas conexas com o bem-estar animal, ehehehehehehe.
O livro vale a pena. Apesar de cada caso ser abordado com alguma rapidez para o meu gosto, tem as reacções académicas, diplomáticas, turísticas e, avant la lettre, analíticas do Tempo todas elencadinhas. Essencial como referência.
Abraço amigo, ainda passarei no Ashram para desejar um Feliz Natal

Charlotte disse...

Obrigada, caro Réprobo! Merry Christmas!

O Réprobo disse...

You are Very Wellcome, Dear Charlotte.
Também para Si e Todos Aqueles a Quem queira.
Beijinho

Xantipa disse...

Obrigada! E nem tenho!
Beijinho!

O Réprobo disse...

Querida Xantipa,
é muito interessante, um verdadeiro roteiro histórico dos locais de culto Helénicos.
Beijinho e Bom Natal!